Está construindo ou reformando a sua casa? Então, provavelmente,em breve chegará o momento de escolher as janelas para o imóvel. Pode parecer uma tarefa simples, mas há uma grande variedade de tipos de janela existentes no mercado. 

Além do modelo, você também deve se atentar ao tamanho, o material e a manutenção do item. Afinal, a janela vai determinar o estilo da decoração, mas também o quanto de luz natural e de ventilação vão entrar em cada cômodo. Por isso, escolher o tipo certo é fundamental para aliar beleza e funcionalidade. 

Navegue pelo conteúdo:

Janela de correr

Esse tipo de janela é o mais comum nas casas e permite uma abertura rápida e fácil, além de não ocupar muito espaço. Normalmente, ela possui pelo menos duas folhas e permite uma entrada regular de ventilação já que pode ser facilmente aberta. Para locais em que se deseja uma melhor iluminação, é recomendado o modelo que possui vidro em sua composição.

Janela Veneziana

A janela Veneziana normalmente é composta por quatro ou seis folhas, sendo apenas as duas internas de vidro. Ela é mais indicada para ambientes que recebem maior incidência de raios solares ou quando se busca uma maior privacidade. No entanto, esse tipo de janela não oferece muita ventilação, pois o vento passa apenas pelas aberturas nas folhas externas. Dessa forma, é uma ótima alternativa para quem mora em regiões quentes e abafadas.

Leia também: 6 dicas de como limpar janela de alumínio

Janela Basculante

Outro tipo de janela é o modelo Basculante, bastante utiliza em banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Sua abertura é bem simples e é feita por meio de uma alavanca horizontal. E as folhas, que são chamadas de básculas, abrem tanto na parte superior quanto na inferior.

Além disso, permite uma regulagem de abertura, já que não necessitam estar totalmente abertas para proporcionar ventilação e iluminação ao ambiente. Além disso, costuma ser uma alternativa com um custo-benefício excelente quando se trata de cômodos menores.

Janela Pivotante

A janela Pivotante é um modelo bastante versátil, funcional e pode ser utilizada da sala de estar até o banheiro. Para abrir, esse tipo de janela é fixo no centro superior e inferior, fazendo com que a janela gire em torno do seu próprio eixo. Além disso, é uma ótima opção para quem tem poucos espaço e desejar otimizar, sem falar que a limpeza também é simples e prática. Porém, se você precisa de muita ventilação e iluminação no cômodo, talvez esse não seja o modelo ideal, já que a fresta que se forma com a sua abertura ainda é pequena.

Janela Guilhotina 

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de janela tem a parte de cima fixa, enquanto a parte inferior corre verticalmente – lembrando uma guilhotina. Ela é uma janela mais tradicional e também um modelo antigo, sem muita tecnologia ou diferencias.

No entanto, é possível encontrar alguns modelos que foram adaptados para casas mais modernas e contemporâneas. Além disso, como a sua abertura é só para fora ou para dentro, é uma boa opção se você não tem muito espaço. Outra vantagem é que proporciona também uma boa iluminação e ventilação do cômodo.

Janela Tombar

Outra opção para quem tem pouco espaço é modelo de janela Tombar. No entanto, ela oferece uma ventilação mais sutil, já que a fresca que se forma com a sua abertura é menor. No entanto, nos modelos de vidro a iluminação é ótima!

Sua fixação é na parte de baixo e, para abrir, é levemente tombada na vertical (por isso o seu nome). Ela é bastante comum em banheiros, corredores e até mesmo na cozinha (nos tamanhos maiores).

Janela Bay Window 

A Bay Window se destaca por ser muito mais um item de arquitetura e decoração do que, de fato, apenas uma janela. Com certeza você já deve ter visto em séries ou filmes, pois ela é bastante comum em casas inglesas ou americanas. 

Normalmente, é formada por três janelas que são montadas em uma espécie de extensão da parede – é como se o cômodo ganhasse uma pequena área extra, que é cercada de janelas. Além de ajudar na iluminação, ela proporciona um espaço a mais ao ambiente que pode ser usado, por exemplo, como um sofá ou poltrona e decorar com almofadas. 

Leia também: Almofadas para sofá: dicas para decorar sua sala

Janela fixa 

A janela fixa é usada, exclusivamente, pela iluminação ou mesmo para a decoração do ambiente. Isso porque não possui nenhuma abertura e, por isso, não vai ajudar na ventilação do espaço. Ela é indicada para utilizar em corredores ou para lugares em que, por conta da segurança ou alguma questão técnica, a janela não deve ser aberta, como hospitais ou escritórios .Além disso, por também se tornar um item decorativo há diversos modelos e formatos para você escolher.

Janela Sanfonada

Esse tipo de janela lembra um pouco o funcionamento da porta sanfonada, que ao ser aberta dobra suas folhas como se fosse uma sanfona. Ela é ideal para ambientes espaçosos e proporciona uma maior iluminação. Além disso, também é ótima para dar um toque de elegância e sofisticação para a casa. Como nem tudo são flores, uma desvantagem pode ser a dificuldade para limpá-la.

Leia também: Conheça 9 tipos de portas para instalar na sua casa 

Janela Projetante 

Como o nome sugere, esse tipo de janela é conhecida por se projetar para fora do cômodo, podendo ser fixa tanto na parte superior quanto inferior. Além disso, ela pode ficar meio aberta, permitindo a circulação de ar, mas sem comprometer a privacidade ou a iluminação interna. Outro ponto, se você quer otimizar espaço, ela pode ser uma ótima alternativa já que a abertura é para fora, não ocupando espaço interno.

Faça uma linda combinação de janelas em seu novo lar

Agora que você já conhece os principais tipos de janela, que tal colocar as nossas dicas em prática e escolher o modelo que se adequa às suas necessidades? E se quiser saber mais dicas de organização ou de limpeza, continue navegando no MeuLugar – o portal de conteúdo do QuintoAndar!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

E caso esteja pensando em se mudar, você já sabe, né? Pode contar com a gente! Nosso site e app tem mais de 70 filtros para você encontrar seu lar ideal. Além disso, você confere fotos tiradas por fotógrafos profissionais e ainda pode fazer um tour virtual antes de agendar a sua visita.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.