Seja para uma janela, varanda ou apenas para dar um toque a mais na decoração, os vidros fazem muita diferença no ambiente. É possível encontrar diversos modelos no mercado e você precisa saber quais são os tipos de vidro ideais para utilizar na sua casa, bem como suas diferenças e usabilidades. 

Para te ajudar nessa tarefa, neste post, selecionamos os principais modelos e suas características para que você saiba o que considerar antes de comprar os  vidros para o seu lar. Separe o bloco de notas e escreva todas as nossas dicas. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo: 

Vidro comum

Também conhecido como FLOAT, o vidro comum é a matéria-prima base para a produção de outros tipos de vidro. Ele é bastante uniforme, tem um bom custo-benefício e evita distorções ópticas. O vidro comum pode ser utilizado em esquadrias, tampos de mesa, janelas e portas de vidro, prateleiras, acabamento de móveis entre outros.

Vidro temperado

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente que o vidro comum, garantindo mais segurança e durabilidade. Em caso de quebras ou acidentes, ele vai se romper em vários fragmentos pequenos, o que minimiza o impacto e diminui o riscos de ferimentos graves. Ele é utilizado principalmente em box de banheiro, vitrines, portas, fogões, portas e divisórias.

Leia também: Dicas de como limpar fogão de vidro em casa 

Vidro laminado

Assim coo vidro temperatura, o vidro laminado também é considerado um vidro de maior segurança e durabilidade. Além disso, ele possui uma película plástica que filtra quase 100% dos raios ultravioleta — que são responsáveis por descolorir móveis, tecidos e objetos decorativos. Em casos de quebra, as partículas do vidro ficam presas nessa película, diminuindo o risco de alguém sair ferido. O vidro laminado é indicado para coberturas e fachadas de casas e apartamentos, portas, janelas e qualquer outro ambiente que necessite de mais segurança.

Vidro aramado

Ainda falando das opções de vidros mais seguros, outra opção é o modelo aramado. Ele possui uma malha de aço quadriculada em seu interior, o que aumenta a resistência a impactos e diminui o risco de ferimentos em caso de acidentes. Além disso, também oferece mas privacidade para quem está do outro lado. O vidro aramado pode ser usado em guarda-corpos, fachadas e coberturas , tampos de balcões e até mesmo como divisórias de ambiente.

Vidro canelado

O vidro canelado voltou a ser uma tendência quando falamos de design de interiores. Ele é produzido por meio do processo de estiragem do vidro comum e possui ondulações na sua superfície que garantem mais privacidade, sem reduzir o nível de claridade (tanto natural como artificial). Eles podem ser usados como uma divisória de ambiente entre a sala de estar e jantar e pode ser encontrado nas cores bronze, fumê ou transparente.

Leia também: Como limpar vidros em 4 dicas

Vidro refletivo

O vidro refletivo tem como função controlar a luz solar para reduzir a entrada de calor e dos raios UV no ambiente. Dessa forma, assim como o vidro laminado, consegue proteger os móveis, tapetes e itens decorativos do desgaste do sol, além de manter a temperatura do espaço mais agradável em dias de muito sol. O vidro refletivo possui um aspecto espelhado de forma que impede a visão de fora para dentro durante o dia, dando uma sensação de maior privacidade. Ele é uma ótima opção para utilizar em fechamento de varandas, sacadas, coberturas, fachadas, portas e janelas etc.

Leia também: Fechamento de varanda com vidro: tudo o que você precisa fazer

Vidro autolimpante

O vidro autolimpante é uma das principais opções de vidros sustentáveis. Ele possui uma camada de dióxido de titânio translúcida que, em contato com os raios UV, repele a poeira e resíduos que tendem a se acumular na superfície. Sua instalação deve ser na vertical ou inclinado e é recomendado para fachadas de casas e prédios.

Vidro acidato 

Se você busca um tipo de vidro que transmita elegância e, ao mesmo tempo, privacidade o vidro acidado é o modelo ideal. Ele é fosco e translúcido e pode ser usado em portas, janelas e divisórias de ambientes. A principal característica é que apesar de dificultar a visão através dele, não impede a passagem de luz. Dessa forma, o ambiente continua recebendo normalmente luminosidade.

Escolha o tipo de vidro ideal para a sua casa

Agora que você já conhece os principais tipos de vidro, fica mais fácil escolher aquele que combina com o estilo da sua casa e que vai proporcionar a funcionalidade e praticidade que deseja. Porém, se em algum momento você perceber que o seu imóvel alugado pelo QuintoAndar precisa de reparos – seja nas janelas, portas ou qualquer outro item – não hesite em nos contatar, ok? 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Para isso, basta acessar sua conta no QuintoAndar e abrir um chat para conversar diretamente com o proprietário e resolver pendências como essas sem precisar sair de casa. Quer saber mais dicas de organização ou de limpeza e descobrir como limpar piso laminado, por exemplo? Continue navegando aqui no MeuLugar!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.