As salas são o lugar de maior destaque da casa, sendo, inclusive, o cômodo favorito de 26% dos brasileiros, segundo o Censo QuintoAndar. É ali que recebemos os amigos e família, que fazemos as principais refeições e passamos os momentos de lazer e descanso.

Sala de estar, de jantar, de TV: são diferentes tipos de sala existentes, e cada um deles cumpre um propósito diferente na casa. Na hora de decorar, é possível usar do mesmo estilo em todos, ou fazer decorações diferentes. 

Entenda, a seguir, os principais tipos de sala e quais os itens básicos para montar a decoração de cada uma! 

Quais são os tipos de sala?

Sala de jantar, sala de estar e sala de TV. O primeiro nome pode ser o mesmo, mas cada tipo de sala tem características completamente diferentes umas das outras e por isso cada ambientação precisa ser única. 

Sala de jantar

Sala de jantar

A sala de jantar é onde as principais refeições são feitas: café da manhã, almoço e jantar. Por conta da grande circulação, ela pede praticidade e deve ser funcional. 

Durante a pandemia, a sala de jantar também assumiu a função de home office em diversas casas, por necessidade de um lugar um pouco mais amplo e com boa iluminação para trabalhar.

Sala de estar

Sala de estar

A sala de estar costuma ser um dos pontos de entrada na maioria das casas e apartamentos. É o ambiente perfeito para receber os amigos, tomar um café e ler um livro.

Pode ser integrada à sala de jantar ou de TV, ou ter um espaço próprio.

Sala de TV

Sala de TV

A sala de TV, como o próprio nome diz, é o local onde a televisão fica. Ou seja, ela visa, principalmente, o conforto e o lazer. 

Como dito, ela pode ser integrada à sala de estar ou ficar em ambiente separado, para dar maior privacidade aos moradores.

A seguir, veremos detalhadamente dicas de decoração para cada um desses tipos de sala!

Como decorar a sala de jantar?

Como decorar a sala de jantar?

Um dos primeiros pontos a se considerar é o espaço do ambiente e a integração com outras partes da casa. Muitas vezes, a sala de jantar estará integrada à cozinha, formando uma cozinha americana. Nesses casos, é comum que um balcão ou uma ilha separe os ambientes.

Ela também pode estar integrada à sala de TV, com a televisão posicionada de forma que os moradores consigam assistir sentados à mesa.

Mas, além da TV, é importante considerar os demais itens que podem entrar no ambiente: existe espaço suficiente para um aparador ou buffet? Para uma cristaleira? O principal erro de uma sala de jantar é cortar a circulação com muita mobília, então atenção especial aqui.

A seguir, veja algumas dicas específicas sobre os principais móveis e itens de decoração!

Tipo de mesa

As mesas podem ser retangulares, redondas ou quadradas. Cada tipo é mais indicado para um tipo de ambiente.

Se a mesa for retangular e comprida, vale a pena encostá-la na parede, para aproveitar melhor o espaço, caso você não precise de todos os assentos no dia a dia. 

Caso ela seja redonda ou quadrada, pode ser legal fazer um jogo com móveis em outros formatos, para dar um contraste interessante ao ambiente. Além disso, mesas quadradas e redondas ficam melhores quando centralizadas no ambiente.

A escolha de cadeiras também fará uma grande diferença para reforçar o estilo de decoração escolhido. Se o objetivo for algo mais descontraído, é possível optar por um banco em uma das laterais da mesa. Se a preferência for algo mais sofisticado, cadeiras mais rebuscadas com tecidos mais nobres são a melhor opção. 

O importante é lembrar que, independentemente do estilo, um bom espaço de circulação é essencial e o espaço atrás das cadeiras deve ser sempre de, no mínimo, 80 cm.

Iluminação

Outro ponto importante é a iluminação. Um lustre moderno sobre a mesa é sempre uma boa pedida. Por outro lado, lustres pendentes darão uma sensação maior de aconchego na sala. 

Caso a sala de jantar seja também um local de trabalho, busque colocar spots de luz e garanta a proximidade da mesa com janelas, para garantir que o ambiente esteja sempre bem iluminado.

Decoração

Além desses pontos, é sempre interessante ter um buffet ou aparador de apoio para servir as refeições.

Ele também pode ser o local de decoração do ambiente, onde serão colocados vasos e porta-retratos. 

Sala com cozinha americana

Existe um outro tipo de sala de jantar que está em alta: a sala com cozinha americana. Quando o espaço é amplo, sem muitas paredes e colunas, é possível fazer essa junção de ambiente com a cozinha. 

Além de estilosa, essa opção deixa a casa com uma amplitude maior e permite que se cozinhe enquanto interage com as visitas.

Nesse caso, um dos focos principais é a ilha ou o balcão da cozinha que fará a conexão entre os ambientes. Uma dica para deixar o ambiente agradável é colocar banquetas ao redor da opção escolhida. Também é uma forma de deixá-la mais funcional e aproveitar melhor o espaço. Pequenos lustres pendentes também podem ajudar a deixar o ambiente mais charmoso.

Como decorar a sala de estar?

Como decorar a sala de estar?

A sala de estar normalmente é o principal ambiente da casa. É o lugar para receber visitas e que vai trazer a primeira impressão de sua casa para quem entra pela porta principal. Por isso, é tão importante garantir que esteja sempre arrumada e bem decorada!

Sofás

O principal móvel é o sofá– e escolher um tamanho compatível com o espaço é essencial. 

Se ele for muito grande, pode dar a sensação de que uma sala pequena está muito “cheia”. Por outro lado, se o sofá for muito pequeno, uma sala grande pode parecer vazia.

A escolha do modelo, cor e tecidos também vai influenciar na decisão de estilo e ser o ponto de partida da decoração de todo o resto do ambiente. 

Se as cores forem mais sóbrias, é possível usar outras mais vivas em detalhes da decoração. Já os sofás com cores mais vibrantes exigem uma sobriedade maior nos outros móveis e objetos.

Mesa de centro

A mesa de centro também é um item importante na decoração da sala de estar. É importante que essa escolha seja funcional e adequada às necessidades. Se a ideia é receber bastante convidados, mesas de centro com um tampo grande para colocar aperitivos são uma boa pedida.

Se moram crianças pequenas na casa, talvez seja melhor optar por uma mesa que tenha cantos arredondados, para evitar possíveis acidentes com os pequenos.

E importante: não minimize a importância de objetos de decoração. São eles que dão um toque especial no ambiente deixando-o mais personalizado e aconchegante. Uma manta no sofá, almofadas coloridas, vaso com plantas, espelhos, todos esses detalhes fazem uma grande diferença no visual geral da sala.

Como decorar a sala de TV?

Como decorar a sala de TV?

Diferentemente dos outros tipos de sala, a sala de TV tem como principal objetivo o conforto. Afinal, esse é o espaço para relaxar com a família, assistir filmes, séries ou simplesmente descansar.

Sofás e tecidos

O sofá mais recomendado para esse tipo de ambiente é o retrátil, que permite esticar os pés e acomodar mais gente.

Tecidos mais macios e confortáveis também são uma boa pedida. E é recomendado o uso de tons um pouco mais escuros, já que é um lugar para descansar e não se preocupar com pés no sofá. 

Além do mais, esse é o espaço que costuma ser o mais utilizado pela família, muitas vezes com salgadinhos e outras comidinhas, por isso seria mais prático escolher cores que disfarçam melhor as pequenas manchas que podem ocorrer.

Mobília para TV

Outro ponto focal é o móvel onde fica a TV: o grande astro da sala. É importante que tenha várias prateleiras para guardar objetos e colocar outros eletrônicos como vídeo-game, aparelho de DVD, som, entre outros.

Para dar um toque especial, vale a pena deixar uma mantinha no braço do sofá para deixar o ambiente ainda mais acolhedor.

Buscando por imóvel com todos esses tipos de sala? Conte com o QuintoAndar!

No QuintoAndar você vai conseguir o imóvel que tanto procura. São mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar aquele apartamento com sala de TV aconchegante ou aquela ampla sala de estar com cozinha americana. 

É só filtrar para visualizar imóveis que possuem o tipo de ambiente que é indispensável ou até os eletrodomésticos que você gostaria que já tivessem no imóvel. Aproveite as fotos profissionais e faça um tour virtual antes mesmo de marcar a visita e otimize o seu tempo!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora