Qualquer negociação é uma via de mão dupla. E quando se trata de valor de imóvel, então, tudo é mais delicado. Não é um produto qualquer, mas um bem muito valioso passado de uma pessoa para a outra. E independentemente de critérios mais técnicos nas estipulação do preço, ambos os lados, muito provavelmente, vão se apegar a outros mais subjetivos e emocionais. Por isso, preparamos pra você um conteúdo com dicas de negociação. Saiba aqui como chegar no valor mais justo na hora de comprar um imóvel. 

Preparação financeira

A compra de um imóvel sempre deve partir de uma boa preparação financeira. Esteja com as finanças em dia. Quanto maior for o valor que você tem capacidade de oferecer de entrada, melhor será sua capacidade de negociação. Ter disponível o montante para comprar um imóvel à vista, por exemplo, pode ser um bom trunfo na hora de uma negociação. 

Urgência

A pressa do proprietário para vender é um dos fatores que podem beneficiar o comprador na hora de negociar um desconto no valor do imóvel. Portanto, se você está comprando procure conhecer os motivos do vendedor. 

Se você está vendendo um imóvel, ou pensando em vender, é importante que você se organize pra não precisar fechar o negócio com pressa. Se possível, veja outras alternativas pro caso de precisar de uma boa quantia de dinheiro num prazo curto e procure dar um tempo pra que a negociação de venda do seu imóvel chegue a um valor favorável.

Conheça os preços de imóveis similares

Para você conseguir negociar o melhor valor para a compra do seu imóvel, é preciso ter ao menos um ponto de partida sobre o preço que você considera ideal. Para isso, faça uma pesquisa minuciosa sobre imóveis similares na região de seu interesse. 

Dessa forma, você consegue ter uma ideia dos valores praticados na vizinhança e pode, na hora da negociação, chegar ao patamar que considera mais justo.

O mesmo vale pro proprietário que está vendendo. Estipular um valor justo atrai mais interessados no imóvel.

Investigue sobre a liquidez do imóvel

Ao conhecer um imóvel, procure descobrir há quanto tempo ele está à venda e motivo. A falta de liquidez pode interferir bastante em uma negociação. 

Quanto maior for o tempo em que o imóvel está à venda, maior poderá ser o desconto que o comprador conseguirá obter no preço da venda.

Atenção total na vistoria do imóvel

Já falamos por aqui os pontos de atenção que você deve ter ao visitar um imóvel. É no momento da visita que você terá a oportunidade de observar todos os detalhes que podem significar custos extras no futuro, com reformas ou outras melhorias. 

E todo e qualquer problema que você encontrar no imóvel pode ser utilizado como argumento na negociação. Assim como outros fatores não necessariamente inerentes ao estado de conservação, como o fato de a rua ser ocupada por uma feira livre em determinado dia da semana, por exemplo. Ou algum bar que gere barulho até altas horas e que possa se tornar um incômodo para suas noites de sono. 

Por outro lado, o vendedor pode usar possíveis melhorias no imóvel, como reformas estruturais ou de qualquer outra finalidade, pra mostrar que o imóvel está valorizado e justificar um valor mais justo na venda. 

Peça desconto sempre

De posse de todas as informações que você conseguir reunir sobre o imóvel e o vendedor, não deixe de programar um desconto em relação ao preço estipulado inicialmente, ao fazer sua proposta. Lembre-se o normal é que as pessoas estejam abertas à negociação.

Mas não exagere!

Pedir o desconto no preço do imóvel é fundamental. Mas não estique demais a corda. Se você realmente tiver interesse em ficar com o imóvel, é importante que sua proposta de compra respeite um mínimo de bom senso. 

Como comprador, é preciso que você tenha em mente que do outro lado está uma pessoa que também espera tirar o melhor que pode do negócio. Em muitos casos, o vendedor poderá ter um apego emocional ao imóvel. E se não estiver com urgência, pode considerar uma proposta com pedido de desconto muito alto até mesmo ofensiva. 

Quinto Andar ajuda em negociação de valor de imóvel

O Quinto Andar faz toda a mediação da operação e acompanha todo o processo de compra e venda de um imóvel, até a transferência da propriedade.

Com um time de consultores especialistas em transações imobiliárias, o QuintoAndar destaca um de seus consultores para ser responsável pelo acompanhamento de todos os trâmites, tanto com o comprador quanto com o vendedor.

Caso a oferta de um possível comprador seja rejeitada, por exemplo, o consultor do Quinto Andar irá sugerir uma contraproposta, com base nas conversas com o proprietário do imóvel. E a pessoa interessada poderá aceitar ou não a sugestão.

O Consultor tem o papel de:

  • Ajudar a fechar sua negociação mais rápido;
  • Esclarecer qualquer dúvida sobre o Compromisso de Compra e Venda, ou de todo o processo;
  • Dar suporte com a documentação para o caso de financiamento e à vista;
  • Te deixar sempre muito bem atualizado de cada etapa e seus detalhes.

O comprador pode também acompanhar a etapa atual e as seguintes de sua compra na seção Propostas do app ou site.

Os consultores estão disponíveis de segunda à sexta, das 9h às 19h por WhatsApp, telefone e e-mail.