Vender um imóvel pelo QuintoAndar, assim como comprar, é muito mais rápido, prático e seguro do que em qualquer outra opção do mercado imobiliário. Depois de revolucionar o cenário da locação de imóveis residenciais, a plataforma imobiliária digital entrou no jogo da compra e venda. 

E se você tem uma casa ou um apartamento para vender, é por aqui que você vai ver um passo a passo com todas as etapas da negociação e como a equipe de especialistas do QuintoAndar pode te ajudar em cada uma delas. 

Primeiros passos: como começar?

1. Preparação do imóvel

Antes de qualquer coisa, você precisa preparar o seu imóvel para venda. Invista numa pintura, verifique se há algum problema mais sério, como infiltrações ou algo de ordem mais estrutural, e procure deixá-lo o mais atraente possível pros candidatos à compra. Da forma como você gostaria que estivesse se fosse comprá-lo.

2. Entre em contato com o QuintoAndar

  • Acesse o site para proprietários e clique em Quero Anunciar. Se quiser anunciar para venda, envie suas informações na página de venda e entraremos em contato;
  • Faça o login com o número do seu celular;
  • Cadastre as informações do seu imóvel;
  • Para ajudar na hora de definir um valor de venda, o QuintoAndar criou uma calculadora, que avalia seu imóvel e o compara com dezenas de milhares de imóveis parecidos que estão publicados em outros lugares, considerando mais de 50 características diferentes, como localização, número de quartos, vagas de garagem, etc. Você pode pedir o cálculo desse valor durante o preenchimento do anúncio;

3. Sessão de fotos

Após a finalização do cadastro você escolhe um dia para agendar a sessão de fotos profissionais, feita de forma gratuita por um fotógrafo profissional enviado pelo QuintoAndar. 

Com base em informações preenchidas pelo fotógrafo durante a sessão de fotos, o QuintoAndar te passa uma sugestão de preço e você poderá optar por utilizar este valor ou alterá-lo no anúncio.

4. Anúncio no ar em 24 horas

Após a sessão de fotos, seu anúncio de venda do imóvel vai ao ar em 24 horas e já fica disponível para milhares de interessados agendarem uma visita.

5. Visitas e propostas

Os interessados no imóvel agendam as visitas pelo site ou pelo aplicativo. E são acompanhados ao local por corretores parceiros, que apresentam o imóvel e prestam uma consultoria, ajudando os possíveis compradores com mais informações e detalhes sobre o imóvel, o bairro e sobre o proprietário, além de tirar dúvidas, inclusive sobre o modelo do QuintoAndar.

Você recebe propostas de possíveis compradores realmente interessados, por meio dos consultores do QuintoAndar, o que torna todo o processo mais assertivo e rápido.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Vender imóvel pelo QuintoAndar: hora de fechar o negócio

Após a confecção do seu anúncio, das visitas e das propostas recebidas, você finalmente chegou a um acordo com um comprador? Então é hora de fechar o negócio. 

Entenda aqui, passo a passo, como é o processo do QuintoAndar para vender seu imóvel a partir dessa fase. Tanto na venda à vista como na financiada:

1. Você e o comprador assinam o Compromisso de Compra e Venda (CCV)

É hora de formalizar a negociação no CCV, que é um contrato preliminar da compra do imóvel, que proporciona segurança a ambas as partes em relação à transação e garante que as duas partes (comprador e vendedor) têm interesse no negócio.

Nele constarão os valores da negociação, condições acordadas, forma de pagamento escolhida e o prazo estipulado. A assinatura pelo QuintoAndar é digital, rápida e segura e você assina de onde estiver, pelo computador ou por um smartphone.

Essa etapa funciona da mesma forma tanto em casos de venda à vista quanto financiada.

2. O comprador efetua o pagamento do sinal

Depois do CCV assinado, em caso de venda financiada, o comprador efetua o pagamento do sinal do valor acordado no CCV para garantir que o imóvel será dele. O pagamento desse sinal é intermediado pelo QuintoAndar, que repassa o valor para você quando a Escritura e o Registro do Imóvel estiverem no nome do novo dono.

3. Aprovação de crédito do comprador

A partir do momento em que a pessoa que está comprando o imóvel faz o pagamento do sinal, os especialistas do QuintoAndar fazem as simulações de crédito para o financiamento junto aos principais bancos de crédito imobiliário.

4. É hora de enviar a documentação  

Paralelamente a todo o processo de análise de crédito da pessoa que está comprando, o QuintoAndar irá solicitar a você toda a documentação necessária para a venda. Tanto os seus documentos pessoais quanto os do imóvel. Tudo é analisado pelo jurídico da empresa, para garantir uma transação segura. E o resultado dessa análise é enviado ao comprador, que também tem sua documentação analisada.

No caso de venda à vista, que é sempre mais simples, aqui reside a segunda etapa do processo, após a assinatura do Compromisso de Compra e Venda.

5. Pagamento da entrada

Estando tudo certo com a documentação, é hora de o comprador efetuar o pagamento da entrada. Essa operação também é intermediada pelo QuintoAndar, que repassa o valor para você quando a Escritura e o Registro do Imóvel estiverem no nome do comprador.

Ao comprar à vista, esta é a terceira etapa do processo. No caso, o comprador faz aqui o pagamento do valor integral do imóvel, conforme acordado no CCV. A intermediação é feita da mesma forma pelo QuintoAndar.

6. Processo de financiamento

Os especialistas do QuintoAndar cuidam de toda parte burocrática no processo de financiamento junto aos bancos, como análise de documentação e até mesmo a confirmação de taxas e valores, o que facilita a vida do comprador e, por sua vez, a de quem está vendendo o imóvel.

7. Assinatura do contrato

Chegou a hora de assinar o Contrato de Compra e Venda – neste caso, a quarta e penúltima etapa para quem está realizando a negociação à vista – registrá-lo no cartório de imóveis. 

E nessa parte você conta, também, com a ajuda dos especialistas do QuintoAndar, que cuidam de toda parte burocrática, levando o contrato pra você assinar e, depois, fazendo o registro no cartório.

8. Dinheiro na conta

Após todos os trâmites da venda, chegou a hora de você receber o valor total do imóvel, conforme o que foi acordado no contrato.