Natural de Brasília, mas goiano por consideração, o artista visual Tom Vieira já rodou o Brasil em seus 31 anos de vida. Passou por diversas cidades de Santa Catarina e em Salvador, na Bahia, antes de se fixar – mas nem tanto – em São Paulo. Em seus cinco anos na Capital Paulista, Tom já morou no Bixiga, Higienópolis, Santa Cecília e Barra Funda. Hoje, mora na Vila Buarque, onde divide um apê com o diretor, uma atriz e o sonoplasta do grupo teatral “A Motosserra Perfumada”. Ele diz com todas as letras que “lugar melhor pra se morar não há”, ao se referir à região central da cidade que engloba esses bairros.

Outros bairros da região

Depois de morar no Bixiga, em Higienópolis e em Santa Cecília, Tom já estava totalmente familiarizado com a região ao se mudar para a Barra Funda. E foi por lá que, ao morar numa casa, teve a oportunidade de vivenciar um ambiente quase de cidade do interior dentro da cidade grande.

“Na Barra Funda, morei próximo ao Teatro São Pedro, numa casa onde eu e os vizinhos éramos todos amigos, conversávamos pela janela, essa coisa de bairro que é linda. E só quem experiencia isso é quem mora no lugar. Quem está de fora não sabe. Essa coisa de você encontrar um vizinho e trocar ideia de manhã. Uma relação legal e prazerosa. As pessoas se conheciam, se encontravam na calçada e ficavam conversando na rua”, lembra Tom.

Veja dicas de imóveis pra alugar na região pelo QuintoAndar:

Mudança pra Vila Buarque

Depois da Barra Funda, a mudança mais recente de Tom foi pra Vila Buarque, onde está hoje. 

“A gente chega na Santa Cecília e não sabe onde vira Vila Buarque, onde vira Higienópolis, onde vira Bixiga. Tem uma mistura na região. Que, no meu entendimento desses bairros, acaba criando uma unidade e faz com que a vizinhança ajude a acolher novos moradores”, avalia o artista visual.

Veja algumas dicas do Tom sobre seus lugares favoritos dos bairros onde morou em São Paulo.

Banca Curva

Banca bem legal que só vende publicações de artistas e autores independentes. Uma boa forma de conhecer coisas que estão fora dos grandes circuitos.

Tom Vieira - Banca Curva

Por Um Punhado de Dólares

A cafeteria que une pessoas de estilos mais diferentes dentre todas as cafeterias descoladas. E isso se deve à galera que nos recebe. Vá e viva você mesmo.

Tom Vieira - Por Um Punhado de Dólares

Praça Rotary

Pracinha pequena com quadra de futebol e parquinho de criança. É um ponto de encontro pra pessoas de todas as idades e estilos se divertirem ao ar livre. Querendo ler ou conhecer autores infanto-juvenis? Dê um pulo na biblioteca da praça. Tem um bom acervo por lá.

Tom Vieira - Praça Rotary