A administradora de empresas Paula Fornielis Scabello é uma apaixonada pela Vila Mariana, onde mora há 20 anos. Além de tudo o que “o melhor bairro de São Paulo para se viver” oferece, a proximidade com os lugares onde sua vida acontece é a principal vantagem de se estar nessa região da cidade.

Continue neste artigo para saber mais sobre a Vila Mariana:

Localização privilegiada

A Vila Mariana, localizada na região Centro-Sul da capital paulista, possui uma ótima infraestrutura. A localização privilegiada do bairro, permite chegar aos outros quatros cantos da cidade facilmente.

O bairro é atendido pela própria estação de metrô Vila Mariana, pelas estações Santa Cruz, Paraíso e Ana Rosa, Linha Azul; Paraíso, Ana Rosa e Chácara Klabin, Linha Verde; e Chácara Klabin, Linha Lilás.

Hoje, uma das regiões mais modernas de São Paulo, a Vila Mariana ainda está próxima ao Parque Ibirapuera, que é patrimônio histórico da cidade e conta com 150 hectares de área verde, além de atrações como o Museu de Arte Moderna, Museu de Arte Contemporânea e o Museu Afro Brasil.

O bairro também está perto de avenidas importantes e super movimentadas, como Avenida Paulista, Rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio. 

Curiosidade: você sabe a origem do nome Vila Mariana? 

O charme da Vila Mariana começa já com um enigma na sua origem. O bairro é tão rico em história que há, hoje, duas teorias para explicar a origem do seu nome. A primeira surgiu por meio do coronel da guarda nacional, Carlos Eduardo de Paula Petit, que juntou os nomes Maria e Anna. 

Já a segunda, deriva do nome Mariana Mato Grosso, esposa de Alberto Kuhlman, engenheiro responsável pela construção da estrada de ferro, também conhecida como Tramway e inaugurada em 1886, que ligava a Liberdade à Santo Amaro. 

Porém, a região só passou a ser povoada com o funcionamento do Matadouro Municipal, em 1887, que atualmente é a Cinemateca Brasileira.

Além da história rica e da localização estratégica, há outros benefícios de viver na Vila Mariana. Exploramos um pouco mais cada um abaixo, continue conosco.

Morar na Vila Mariana

A região da Vila Mariana é servida por diversos prédios, que vão desde prédios grandes a kitnets e studios. Por lá, quem mora também encontra imóveis mais antigos, apartamentos amplos e casas. Além de estar bem localizado, é um dos bairros mais seguros de São Paulo para morar.

A região também conta com diversos hospitais, como:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

A Vila Mariana também é considerada um exemplo de educação, pois abriga importantes instituições de ensino superior e escolas, públicas e privadas, como:

  • Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  na Rua Botucatu, fundada em 1933, é uma das três universidades federais do Estado e considerada uma das 10 melhores instituições de ensino superior da América Latina;
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), na Rua Dr. Álvaro Alvim, fundada em 1951, é a principal instituição de Marketing e Publicidade e Propaganda do país;
  • Colégio Bandeirantes, na Rua Estela, inaugurado em 1934, é uma das escolas mais tradicionais da cidade de São Paulo e possui alunos do ensino fundamental ao médio;

Liceu Pasteur, na Rua Mairinque, é um colégio franco-brasileiro inaugurado em 1923, conveniado à AEFE, agência para o Ensino Francês no Exterior, com estudantes do ensino infantil ao médio.

Vila Mariana: longe da muvuca, mas perto de tudo

“Falar sobre a Vila Mariana é delicioso. Amo a Vila Mariana pelas ruas arborizadas, pela segurança, pela variedade de opções. Amo por ter tudo aqui perto, pelo metrô, pelas pessoas. É o melhor bairro pra se viver. Longe da muvuca, mas perto de tudo”, diz Paula.

Ela mora em um apartamento, mais precisamente na rua Bagé, junto com sua filha, e é proprietária de uma loja no bairro. 

“Mudei pra Vila Mariana pela proximidade do meu trabalho. Mas também pela proximidade do Parque do Ibirapuera, do clube que eu frequento e por ser muito perto da Avenida Paulista e do metrô”, conta a empresária. 

+ Leia também:
Lá onde eu moro: veja como é a vida no bairro do Bixiga
Lá onde eu moro: dicas de um apaixonado por Santa Cecília, Vila Buarque e arredores

A seguir, fique por dentro do que acontece na Vila Mariana, além de algumas dicas que a Paula deu sobre seus lugares preferidos. Confira!

Cinemateca

Localizada no Largo Senador Raul Cardoso, onde era o antigo Matadouro, a Cinemateca conta com um acervo de mais de 200 filmes, o mais antigo datado de 1895. O local, que é patrimônio tombado, também conta com salas de cinema que exibem filmes nacionais e internacionais. 

Museu Lasar Segall

O Museu Lasar Segall foi inaugurado em 1970 para reunir, divulgar e preservar a obra do pintor, escritor e gravurista Lasar Segall. Instalado na antiga residência e ateliê de Segall, na Rua Berta, o Museu é hoje parte do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM do Ministério da Cultura e está aberto para visitação de terças a domingos.

Innominato Osteria

Escondido na Rua Joinville, o restaurante Innominato Osteria é o melhor espaguete com frutos do mar que eu já comi. Uma rabada de comer rezando… A equipe é fantástica: Paulo, o dono, é uma simpatia, a esposa dele que cuida da carta de vinhos, os garçons incríveis nos tratam pelo nome.

Vale a pena passar uma noite e voltar para casa a pé depois de ter saboreado algumas boas garrafas de vinho.

Rua Joaquim Távora

A Joaquim Távora é conhecida pelo burburinho de seus bares e restaurantes e por ser um ponto de encontro dos estudantes da ESPM. É onde marcamos encontros com os amigos.

Entre os melhores restaurantes da Vila Mariana localizados na Joaquim Távora está o Fuego Celeste, de culinária uruguaia, que inclui no cardápio carnes assadas na brasa típico do Uruguai, vinhos e outros acompanhamentos em um espaço rústico e aconchegante. 

Para quem gosta de culinária japonesa, a dica fica por conta do Susaku Vila Mariana, que possui um menu variado de sushis, yakisobas e saquês, em um espaço de jardim. 

No quesito bares Vila Mariana, as melhores opções são o Bar Genuíno que serve costelas de tambaqui, chope e outras especialidades em um casarão com jardim construído em 1930; e o Bar da Vila, com mesas ao ar livre e decoração que homenageia a história da Vila Mariana, e serve porções típicas de boteco acompanhadas de música ao vivo de quinta à sábado.

Terraço do MAC

“A paisagem urbana de SP é um dos maiores atributos do restaurante localizado no terraço do Museu de Arte Contemporânea em frente ao Parque do Ibirapuera. Além do cardápio delicioso, eles oferecem uma programação que agrada todos os gostos, desde jazz à música eletrônica.

O Museu de Arte Contemporânea está localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral.

Rua Bagé

A rua Bagé é quase um paraíso na terra. Da minha janela, vejo grandes árvores com copas enormes e num verde muito intenso, que abrigam famílias de pássaros que passam o dia a cantar e alegrar a todos.

Ficou com vontade de viver nesse bairro? Confira a seguir dicas de como encontrar um imóvel para morar na Vila Mariana.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Como achar um imóvel para morar na Vila Mariana

Se você está em busca de um apartamento para alugar na Vila Mariana ou uma casa para morar, nós podemos te ajudar.

Desde 2013, o QuintoAndar oferece as melhores condições para alugar, comprar ou vender imóveis em mais de 40 cidades brasileiras, incluindo São Paulo.

Ao acessar o nosso site ou baixar nosso app, você confere os melhores imóveis da região da Vila Mariana e escolhe o ideal para você e sua família por meio dos 66 filtros que nós temos. 
Não é à toa que QuintoAndar é sinônimo de revolução no mercado imobiliário em todos os sentidos. Além de encontrar o imóvel perfeito para você, nós temos as melhores soluções, sem precisar de fiador, e com as opções de caução ou Fiança Garantida.

Aproveite também para conhecer um pouco mais da capital paulista, com nossa lista com os melhores bairros de São Paulo.