Alugou um apê? Siga essas dicas pra vistoria de entrada

Ao final do contrato, o imóvel tem que estar nas mesmas condições de quando você entrou

Alugou um apê? Siga essas dicas pra vistoria de entrada

A vistoria de entrada é uma das etapas mais importantes num processo de aluguel. Afinal, quando você optar por encerrar o contrato, o imóvel vai passar por uma vistoria de saída. E ele deverá estar nas mesmas condições iniciais.

No QuintoAndar, os vistoriadores analisam detalhadamente o estado aparente do imóvel e de seus itens. Não são testados equipamentos, eletrodomésticos e tomadas. Assim como não são contabilizados utensílios domésticos e itens de uso pessoal deixados pelo dono do imóvel.

Organizada por cômodos, a vistoria de entrada leva em consideração itens como:

  • Pintura, paredes, pisos, portas, janelas;
  • Torneiras, pias, chuveiros, vasos sanitários;
  • Iluminação, interruptores, disjuntores, tomadas;
  • Acessórios, utensílios, decorações;
  • Mobílias;
  • Equipamentos.

Alguns itens só poderão ser testados efetivamente quando utilizados no dia a dia pelos moradores. Por isso, é importante que você confira a vistoria feita pelo QuintoAndar e registre se algo está com funcionamento comprometido ou em estado diferente do relatado.

A vistoria fica disponível por cinco dias corridos, contados do início do contrato. Se notar que algo está diferente, comente e insira fotos pra comprovação. Não é necessário fazer considerações que já foram feitas pelo vistoriador.

Veja dicas sobre os pontos de atenção:

1. Eletrodomésticos

Vistoria de entrada - mulher verifica geladeira

Caso você alugue um imóvel mobiliado, ao entrar, teste a funcionalidade dos aparelhos. No tempo disponível pra uma vistoria, não é possível que os vistoriadores observem, por exemplo, o ciclo completo de uma máquina de lavar. Ou se a geladeira está resfriando corretamente.

2. Instalações elétricas

Verifique a voltagem das tomadas antes de conectar seus equipamentos. Teste todas as tomadas e interruptores e veja se algo está com mau contato ou se não funciona. Nos pontos de luz, verifique se há algum problema ou apenas uma lâmpada queimada, por exemplo. Neste caso, registre também a quantidade de lâmpadas nesse estado.

3. Chuveiro

É importante verificar o aquecimento da água. Num chuveiro é a gás que não está aquecendo, o problema pode estar no fornecimento de gás ou no aquecedor. Se ele não estiver funcionando, verifique se o gás do imóvel está desligado, ou se o registro está fechado.

4. Ar condicionado

Se o imóvel alugado já tiver um ar condicionado, acione o equipamento. Confirme se ele está resfriando o ambiente. E se existe algum vazamento. Observe também o funcionamento das paletas e do controle, que pode estar sem funcionar por falta de pilhas.

5. Instalações hidráulicas

Vistoria de entrada - hidráulica

Abra todas as torneiras. Verifique se funcionam corretamente e se existe algum vazamento, inclusive no sifão. Teste também duchas higiênicas e descargas. Nas pias, observe se existe alguma trinca por onde a água possa passar ou se estão bem fixadas.

6. Portas, janelas e persianas

Procure abrir e fechar todas. Observe se estão emperrando, se o trilho está danificado ou se alguma folha está solta. Cheque o estado dos vidros também.

7. Mobília

Em imóveis mobiliados, teste o funcionamento das gavetas e portas de armários. Se houver um sofá-cama, confirme se ele abre corretamente. Procure manchas em sofás e colchões, que não tenham sido identificados na vistoria. Assim como marcas ou riscos nos móveis. Lembre-se: o imóvel deve ser entregue nas mesmas condições do início do contrato.

Como reportar seus comentários

Você pode comentar em todos os itens e cômodos da vistoria durante o prazo disponível para análise. Após esse período, o laudo final será gerado com os registros do vistoriador. E caso você e o proprietário tenham feito considerações, elas também estarão registradas como complemento.

Boas práticas ao comentar a vistoria de entrada

  • Anexar fotos pra ilustrar seus comentários;
  • Comentar apenas sobre condições que você viu e que não foram registradas pelo vistoriador. Se algo estiver diferente do registro dele, também comente;
  • Não é necessário repetir considerações já feitas pelo vistoriador;
  • A vistoria é um documento que descreve as condições do imóvel. Por isso, se tiver dúvidas ou precisar solicitar reparos, não é necessário comentar na vistoria. Entre em contato com o QuintoAndar via chat, e-mail ou telefone.

Agora que você já sabe tudo o que acontece na vistoria de entrada, fique de olho pra devolver o imóvel do jeito que encontrou caso deseje sair ao final do contrato, ok?

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