Chegou a hora de partir para outro canto. Ao optar pela rescisão do seu contrato de aluguel, o imóvel onde você mora será analisado. Mas como se preparar para a vistoria de saída? 

Esse processo verifica se a devolução do imóvel é feita nas mesmas condições do início da locação, conforme o laudo da vistoria. Portanto, verifica limpeza, consertos e reparos, além de outros fatores que são responsabilidade do inquilino.

Saiba como se preparar e evitar problemas nessa etapa de saída.

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Qual a importância da vistoria de saída?

A importância da vistoria de saída é identificar possíveis danos ao imóvel causados pelo inquilino. Nesse processo, o desgaste natural durante o processo de locação é ignorado, mas a ideia é que o laudo corresponda aos detalhes definidos na entrada do locatário.

Antes de saber como se preparar para a vistoria de saída, vale a pena ressaltar que essa etapa está prevista na Lei do Inquilinato. Ela beneficia tanto locador quanto locatário.

Para o proprietário, é a garantia de que a devolução do imóvel está sendo feita de acordo com o esperado. Portanto, se houver a necessidade de consertos e reparos, o inquilino paga ou se responsabiliza por eles.

Já para o locatário, é a oportunidade de evitar gastos desnecessários. Isso porque o proprietário não pode sinalizar que algo foi danificado ou está em falta, se não for verdade. Portanto, esse laudo é uma forma de trazer segurança a ambas as partes.

Como funciona a vistoria de saída?

A vistoria de saída funciona com o registro das condições aparentes do imóvel. Por isso, são analisados mobília, pisos, paredes, pintura, limpeza e mais. Também são identificados o funcionamento de gás, luz, água, chuveiros, lâmpadas etc.

Ou seja, é feito um checklist de vistoria com tudo o que é responsabilidade do inquilino. Dessa forma, é possível solicitar que os prejuízos sejam consertados para que a devolução do imóvel seja feita conforme o esperado.

Quem paga a vistoria de saída do imóvel?

Quem paga a vistoria de saída do imóvel é sempre o proprietário. Isso é o que está definido na legislação, sendo ilegal que essa cobrança recaia sobre o inquilino.

Como contestar vistoria de saída?

Para contestar vistoria de saída, faça o seguinte:

  • Registre a ocorrência por escrito;
  • Identifique todas as divergências e insira comprovações do que está alegando, como fotos;
  • Tente um acordo com o proprietário;
  • Consulte um advogado especializado em Direito Imobiliário, se não houver consenso. Assim, o profissional verificará o que pode ser feito em cada situação.

Vale a pena destacar que o advogado é a última possibilidade. A partir disso, ele pode enviar uma notificação formal e chegar a ajuizar uma ação.

Leia também: Entenda como funciona a multa por quebra de contrato por parte do locador

O que olhar na vistoria de um imóvel?

Na vistoria de um imóvel, é preciso olhar pintura, furos e avarias, interruptores e espelhos de tomadas, itens pessoais, mobília e limpeza. Esses fatores são cruciais para que a devolução do imóvel seja feita de acordo com o esperado.

Por isso, na hora de saber como se preparar para a vistoria de saída, é necessário atentar a esses aspectos. A seguir, apresentamos algumas dicas.

Pintura

A condição da pintura de cada cômodo é avaliada mediante um checklist de vistoria acompanhado por fotos para identificar eventuais problemas. Recomenda-se consultar a orientação estabelecida no contrato em relação à pintura. 

Durante a vistoria de entrada, é importante verificar o estado em que a pintura se encontrava. Se estiver em condições novas, é necessário entregar tudo pintado. Caso a pintura esteja em uso, é possível tentar remover eventuais manchas e riscos com uma boa limpeza do imóvel. No entanto, se alguma parede estiver consideravelmente danificada, será necessária uma nova pintura. 

É crucial evitar falhas na textura da parede, como pontos com massa corrida em excesso que não foram lixados, assim como falhas na cor, como furos tapados com uma cor diferente ou desbotamento, que também são avaliados na vistoria. 

Além disso, é importante estar atento aos sinais de uso na pintura, como marcas, manchas, riscos e sujeiras, geralmente causadas pelo contato com outros objetos, como a marca de um sofá que ficou encostado na parede ou um risco deixado ao arrastar uma estante.

Furos e avarias

Caso você tenha feito furos para instalar quadros ou prateleiras, é necessário preenchê-los adequadamente. Além disso, é importante realizar uma lixagem cuidadosa e aplicar o acabamento com a mesma cor de tinta utilizada no restante da parede.

Interruptores e espelhos de tomadas

É comum que interruptores e espelhos de tomada acumulem sujeira devido ao uso constante. Nestes casos, basta realizar uma limpeza do imóvel e certificar-se de que estão adequadamente fixados, garantindo, assim, que tudo esteja em ordem.

Itens pessoais

Garanta que todos os seus pertences tenham sido removidos do imóvel.

Mobília

Caso você tenha combinado com o proprietário sobre deixar algum item no imóvel, você deve informar formalmente antes da vistoria de saída. Além disso, também é fundamental que todos os itens que se encontravam no imóvel no início da locação estejam lá e sejam entregues em boas condições.

Limpeza antes da vistoria de saída

Entregue o imóvel limpo, livre de poeira, manchas, respingos de tinta, alimentos e entulhos.

Caso você precise contratar alguém para fazer serviços de pintura ou manutenção, é normal que o proprietário ou imobiliária tenha alguém para indicar.

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Como identificar e solucionar problemas antes da devolução do imóvel?

Você pode identificar e solucionar problemas antes da devolução do imóvel prestando atenção aos detalhes. Veja algumas dicas:

  • Analise a infraestrutura de forma detalhada, considerando da parte elétrica à hidráulica. Nesse processo, avalie forros, piso, revestimentos e pintura;
  • Confira se os móveis estão com bom funcionamento e conservação;
  • Identifique possíveis problemas com umidade e mofo;
  • Veja se a pintura está manchada ou descascada;
  • Avalie se há avarias nas paredes;
  • Certifique-se de que janelas e portas estão funcionando bem.

Portanto, a responsabilidade do inquilino é usar o imóvel conforme o que está disposto em contrato. Assim, sua restituição é feita de acordo com o esperado, sem imprevistos para locador e locatário.

O que é esperado do inquilino em relação a cuidados e manutenção do imóvel?

Em relação a cuidados e manutenção do imóvel, é esperado que o inquilino cuide do lugar como se fosse seu. Por isso, entre suas responsabilidades estão troca ou conserto de:

  • Torneiras;
  • Louças sanitárias e pias;
  • Descarga e vaso sanitário;
  • Borrachas de vedação, registro de água com instalação externa e assentos quebrados;
  • Disjuntores estragados e relógio de luz e fiação;
  • Tomadas;
  • Fechaduras;
  • Cerâmicas ou azulejos que forem quebrados;
  • Interfone e campainha;
  • Janelas.

Além disso, ele deve fazer a limpeza do imóvel adequada, inclusive desentupimento de pias, vasos, caixa de gordura, esgoto, canos e ralos. No caso da troca de peças, é importante usar outra de mesmo padrão e marca.

Quais documentos devem ser apresentados durante a vistoria de saída?

Os documentos que devem ser apresentados durante a vistoria de saída são o laudo de vistoria de entrada, o contrato e fotos que comprovem o estado atual do imóvel. O objetivo é fazer comparações para evitar erros na análise.

Perceba que esses documentos costumam ser verificados pelo proprietário e a imobiliária. No entanto, você precisa tê-los, caso encontre divergências e precise saber como se preparar para a vistoria de saída.

Conte com o QuintoAndar em todos os processos de locação!

Ao fazer a locação de um imóvel, seja como proprietário, seja como inquilino, é essencial ter um apoio especializado. O QuintoAndar auxilia em todas as etapas, da busca da casa ou apartamento à vistoria de saída e entrega das chaves.

Dessa forma, você toma a decisão certa e evita divergências entre os laudos. Além disso, terá todo o apoio necessário para saber como se preparar para a vistoria de saída.

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