Tudo o que você precisa saber sobre contrato  de aluguel

A locação de um imóvel é uma transação comercial entre proprietário e inquilino. E como qualquer relação dessa natureza, precisa ser documentada legalmente, para que as duas partes saibam quais são suas responsabilidades.

E o que é um contrato de aluguel de imóvel? O contrato de aluguel, ou chamado contrato de locação, nada mais é do que um documento que formaliza o relacionamento entre locatário (inquilino) e proprietário (locador).

Por ser um documento tão importante, é extremamente necessário que todos os detalhes das negociações entre as duas partes estejam presentes no documento. Isso porque qualquer erro no documento pode acarretar em uma rescisão, em multas ou até processos judiciais.

Definido de acordo com o que conduz a Lei do Inquilinato, o documento traz, além de detalhes sobre o imóvel, todos os direitos e as obrigações do proprietário e do inquilino, como também as punições contra os que desobedecem.

Duração

O modelo de contrato de aluguel mais comum no Brasil é de, no mínimo, 30 meses.

Modelo

Cada imobiliária trabalha com seu modelo de contrato de locação de imóvel, que é aplicado em todos os negócios fechados entre locadores  e locatários.

No entanto, cada contrato de locação é diferente do outro pois, além de contemplar as informações pessoais dos envolvidos e do próprio imóvel, também registra possíveis exigências de ambos os lados para o fechar o negócio, como: > Negociação do preço do aluguel; > Data de início da vigência; > Eventuais reparos/benfeitorias.

Além de: > Multa por atrasos; > Contratação e troca de titularidade de serviços; > Benfeitorias, danos e reparos; > Rescisão, devolução do imóvel e não cumprimento  do contrato

Arraste a tela  e conheça mais informações sobre um contrato de aluguel de  imóvel