Onde encontrar grafite em SP?

Conheça os principais pontos para visitar na cidade

Considerada a capital do grafite no Brasil, é raro andar pelas ruas de São Paulo sem se deparar com muros e empenas (laterais) de prédios coloridos com arte urbana.

Por isso, visitar os locais onde tem grafite em SP virou parte do roteiro turístico tanto de quem mora quanto de quem visita a capital paulista.

A cidade abriga, atualmente, obras de artistas renomados internacionalmente, como OSGEMEOS (Gustavo e Otávio Pandolfo), Eduardo Kobra, Titi Freak, e muitos outros.

Confira a seguir quais são os principais lugares com grafite em SP para visitar!

Museu Aberto de Arte Urbana

É em São Paulo que você pode visitar o Museu Aberto de Arte Urbana, localizado na Zona Norte: um conjunto de 66 obras de grafites sobre as 33 pilastras do trecho elevado da Linha 1 - Azul do Metrô – mais especificamente entre as estações Tietê, Santana e Carandiru.

Lá você encontra painéis feitos pelos artistas Binho Ribeiro, Mag Magrela, Crânio, Chivitz, Presto, entre outros.

Como chegar: Metrô: Estações Tietê, Santana e Carandiru (Linha 1 - Azul) Ônibus: Terminal Santana e Terminal Rodoviário Tietê Carro: na altura da Av. Cruzeiro do Sul, 2611

Minhocão

O elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, se tornou uma verdadeira galeria de arte urbana a céu aberto, recheado de murais coloridos.

Muitos deles assinados por artistas renomados, como Kobra e OSGEMEOS, além de Nina Pandolfo (casada com Otávio Pandolfo, um dos gêmeos), Crânio, Felipe Morozini, entre outros.

Como chegar: Metrô: Estações Marechal Deodoro e Santa Cecília (Linha 3 - Vermelha) e Higienópolis-Mackenzie (Linha 4 - Amarela) Ônibus: Terminal Santa Cecília ou que passa pelas Avenidas São João, General Olímpio da Silveira (embaixo do Minhocão) e Av. Consolação Carro: é possível ver os grafites passando pelo próprio Minhocão ou então estacionar próximo às entradas da Av. Francisco Matarazzo, Av. Angélica ou Av. Consolação

Beco do Batman

Localizado no bairro da Vila Madalena, nas ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, o Beco do Batman é uma pequena área de becos de ruas de paralelepípedos, que ficou conhecido justamente por seus grafites coloridos que decoram os muros.

Como chegar: Metrô: Estações Vila Madalena e Sumaré (Linha 2 - Verde) Ônibus: próximo à Av. Henrique Schaumann, R. Cardeal Arcoverde e R. Teodoro Sampaio Carro: entrada pela R. Harmonia, entre a R. Aspicuelta e R. Luís Murat

Complexo Viário José Roberto Fanganiello Melhem

Também conhecido como Complexo Viário da Rebouças, Túnel da Avenida Paulista ou, ainda, Buraco da Paulista, é mais um dos pontos em que você encontra grafite em SP.

O espaço é onde surgiram os primeiros grafites de São Paulo, feitos de forma ilegal, em 1989, pelo artista Rui Amaral, um dos poucos preservados desde sua pintura.

Como chegar: Metrô: Estações Consolação (Linha 2 - Verde) e Paulista (Linha 4 - Amarela) Ônibus: os que passam pelo Complexo costumam ir e vir da Av. Paulista, Dr. Arnaldo e Rebouças Carro: basta seguir da Dr. Arnaldo ou Rebouças à Av. Paulista e vice-versa. Aos fins de semana e feriados, você pode estacionar o carro pela região, em uma das paralelas da Av. Paulista, e passar por ali a pé ou de bike

Quer saber mais lugares para visitar e ver murais de grafite em SP?