IGP-M sobe apenas 0,02% em novembro, mas acumulado de 12 meses continua alto

O Índice Geral de Preços Mercado de novembro de 2021 teve alta de 0,02%, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas no dia 29/11, contra alta de 0,64% registrada no mês anterior.

Com esse resultado, o IGP-M acumulado é de 16,77% no ano e de 17,89% nos últimos 12 meses. A título de comparação, em novembro de 2020, o índice havia subido 3,28% e acumulava alta de 24,52% em 12 meses.

Mas, afinal,  o que é o IGP-M?

O índice é o principal indexador de tarifas de serviços como, por exemplo, internet, energia elétrica, TV por assinatura, planos de saúde, mensalidades escolares e, em especial, na correção anual dos contratos de aluguéis residenciais.

E quem determina o IGP-M?

O IGP-M é aferido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE) e apura informações sobre a variação de preços do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de coleta, ou mês de referência.

Divulgado no final de cada mês de referência, o IGP-M é utilizado para preservar as condições da locação diante das mudanças da economia, como a inflação ou deflação.

Como fazer o cálculo do reajuste de aluguel com base no IGP-M?

Não sabe como fazer o cálculo de reajuste do aluguel? Não tem problema!

A gente preparou uma calculadora para te ajudar, é só arrastar a tela

Quer saber mais sobre IGP-M?  É só clicar em "aprenda mais"!