O que é e para que serve o  valor venal de  um imóvel?

Estipular um valor atrativo para o seu imóvel é um dos principais fatores para conseguir vendê-lo. Afinal, você pode anunciar no mercado imobiliário pelo preço que desejar.

Mas, você sabia que, perante o Poder Público, o seu bem já tem um preço?  É o chamado valor venal!

Está pensando em vender um imóvel e quer entender a importância desse cálculo? A gente te explica a seguir como e onde ele é aplicado >>>

Valor venal é uma estimativa de preço de um imóvel feita pelo Poder Público para a transação de propriedade.  A análise do valor do imóvel é feita pela prefeitura da cidade em que a propriedade está localizada.

O valor venal serve de parâmetro para o cálculo do valor negociado pela propriedade, mas você não é obrigado a levá-lo em conta na  hora da venda.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, na maioria das vezes, o valor de venda de um imóvel costuma ser maior do que o valor venal.

Além disso, o valor venal também é usado para o pagamento de impostos relacionados ao imóvel, como para fazer o cálculo do IPTU.

Mas como é calculado o valor venal de um imóvel?

As prefeituras contam com uma fórmula para fazer essa conta, com base em algumas características variáveis do imóvel, sem considerar especulações e demandas do mercado imobiliário.

Arraste a tela  e confira mais informações sobre o valor venal de um imóvel