Três jovens millennials decidiram deixar a casa de seus pais em Florianópolis e desbravar o mundo. E, pra isso, resolveram começar logo pela maior metrópole da América Latina. O casal de youtubers Pedro Ribeiro e Raue Gudiel, junto com sua gata Larinha, e o amigo Joatan se mudaram pra São Paulo a trabalho. E pra tornar essa missão mais suave, desviando da temida burocracia, eles contaram com o QuintoAndar em todo processo de mudança e encontraram seu apê dos sonhos. Em um vídeo especial (abaixo), eles contam como procuraram apartamento para alugar em São Paulo.

Criador de conteúdo digital, Pedro também é designer e ilustrador. E é conhecido na web por seu canal “http.edro”. Tem 250 mil inscritos no Youtube e outros 124 mil seguidores no Instagram. Já Raue e Joatan são parceiros no canal “Plástico Bolha”.

A ida pra São Paulo

No final de 2019, ele estava terminando sua faculdade e viajava muitas vezes pra São Paulo a trabalho. Com isso, passou a planejar com Raue uma mudança pra cidade. 

“Nossa busca pelo imóvel dos sonhos começou antes de a gente chegar aqui em São Paulo. A gente já estava vasculhando o site havia no mínimo uns seis meses. Quando resolvemos mudar pra cá a gente sequer considerou olhar outros sites. O QuintoAndar foi realmente a nossa única opção”, diz Pedro. “Esse meio (de locação de imóveis) é muito ultrapassado. E o QuintoAndar veio com uma proposta super moderna. Um site organizado. É fácil de se encontrar. É um site do jeitinho que os millennials gostam”, completa o youtuber.

Pesquisas pelo QuintoAndar

Desde a procura de apartamento para alugar em São Paulo, passando pelas visitas e até a locação, Pedro, Raue e o terceiro roomate Joatan fizeram tudo pelo QuintoAndar.

“Como a gente estava vindo pra cá com um amigo que também vinha pra trabalhar, a nossa forma de buscar foi a seguinte: apartamentos em São Paulo no valor de até três mil reais e com mais de dois quartos, porque um seria nosso e o outro do nosso amigo”, conta Raue.

Uso dos filtros

Nos filtros extras, eles colocaram: dois banheiros, pra que pudessem ter mais privacidade. E algo fundamental: que o imóvel aceitasse pet.

“A gente tem a Larinha (a gata). E ela é a dona do apartamento. É ela quem manda em tudo. Estamos aqui apenas pra servi-la”, brinca Pedro.

O trio procurou imóveis em bairros que fossem próximos do trabalho de Joatan. Ou o mais próximo possível, porque ele seria a pessoa que se deslocaria mais todos os dias pro trabalho. 

“Mas a gente não queria também fugir muito do Centro. Porque seria o nosso primeiro ano na cidade e também porque ficaríamos próximos dos nossos amigos. Alguns dos bairros que a gente mais gostou foram Higienópolis, Vila Madalena, Vila Mariana, Pinheiros. São bairros que variam muito. Você pode encontrar coisas muito boas por um preço legal. Mas na maioria das vezes são coisas bem caras. Mas você consegue encontrar imóveis nesses bairros que caibam no seu bolso”, diz Pedro.

Recorrendo ao Homes

Além disso, eles usaram o Homes, que acabou sendo decisivo pra que eles encontrassem o apê ideal – fica por aqui, porque o Pedro conta mais abaixo como foi. 

O Homes é um farejador de imóveis, que manda por e-mail um recorte de características do imóvel, como preço do aluguel e outras coisas importantes que você define no seu filtro. 

“Favoritamos várias opções de apartamento para alugar em São Paulo. E as fotos do QuintoAndar são muito boas. São mega profissionais. Dá pra ver certinho como é o apartamento. Então a gente já sabia, mais ou menos, quais a gente tinha gostado. E já agendamos dois apartamentos pra visitar, antes mesmo de chegarmos na cidade, e fomos neles só pra ter certeza. Foi super fácil de agendar visita pelo aplicativo. Você clica pra agendar e já aparecem as opções de horários pras visitas”, conta Raue.

Visitando apartamento para alugar em São Paulo

Pedro e Raue caíram de amores por apartamento logo na primeira visita que fizeram. O imóvel ficava num bairro perfeito pra eles.

“Tinha uma vizinhança incrível. E era perfeito. Tinha uma árvore na frente, uma padaria do outro lado da rua… Falamos com o corretor: ‘entrega as chaves, porque é nosso’. De dentro do apartamento, enquanto a gente visitava, pegamos o aplicativo e clicamos pra reservar. Porque aí a gente pagava uma taxa e reservava o apartamento pra gente. Mas, aí, aconteceu o seguinte: descobrimos que alguém tinha chegado primeiro e reservou na nossa frente por questão de minutos”, lamenta Raue.

Mas há males que vêm pra bem. E apesar de desolados, eles levantaram, sacudiram a poeira e partiram pra novas visitas. 

“Foram três dias insanos. Visitamos apartamentos que acabamos achando pequenos demais. Outros que eram grandes demais. Mas o mais impressionante pra mim, como a gente falou das fotos, era que todas as vezes que a gente chegava num apartamento, era realmente só pra confirmar o que a gente já suspeitava”, diz Raue.

Alerta de apê por e-mail

Até que, finalmente, no último dia que tinham pra visitar, receberam um alerta do Homes. Só pelas fotos, reservaram o apartamento antes mesmo da visita. E quando chegaram no imóvel, no dia seguinte, apenas confirmaram que tinham encontrado o apê dos sonhos.

“Estava dentro do nosso orçamento e, além de tudo, a gente queria dois banheiros e temos três. Queríamos dois quartos e também conseguimos três. Foi mágico”, lembra Pedro.

Documentação

Depois da visita, Pedro e Raue voltaram pro nosso hotel e rapidamente começaram a separar a documentação.

“E pelo QuintoAndar, não é muita coisa. Você pode fazer tudo pelo celular, mesmo. Coisas que a gente sempre acha que precisa de cartório pra fazer, pelo QuintoAndar você faz a assinatura dos contratos por e-mail. É super simples”, diz Raue.

Feita e aprovada a análise de crédito, poucos dias depois chegou o contrato pra eles assinarem. Depois, foi só voltar pra Floripa e pegar a mudança.