São Paulo é a maior cidade do Brasil, com uma população estimada de mais de 12,3 milhões de pessoas. Ela atrai muitas pessoas de outros estados que estão em busca de oportunidades. E um dos locais que mais chama a atenção é a Zona Sul de SP.

Conhecida por seus bairros nobres, essa área também tem fácil deslocamento para outros pontos da capital. Ainda assim, é uma região enorme e com muitos lançamentos de imóveis. 

Tanto é que o Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi SP) informou que, em agosto de 2021, 42,1% dos lançamentos do mês foram registrados nos bairros da Zona Sul de SP. Então, que tal conhecer melhor essa área e ver algumas opções de locais para morar?

Navegue pelo conteúdo: 

Quais são as zonas de São Paulo?

São Paulo é dividida em 32 subprefeituras e 96 distritos. Existem classificações diferentes que são utilizadas pelos órgãos técnicos e pelo poder público da cidade. Ainda assim, o mais comum é separar em cinco zonas:

  • Sul;
  • Leste;
  • Oeste;
  • Norte;
  • Central.

Cada zona tem características específicas e é composta por vários bairros. De toda forma, a Zona Sul de SP é a maior de todas, contemplando várias subprefeituras. Elas são:

  • Campo Limpo;
  • Capela do Socorro;
  • Cidade Ademar;
  • Ipiranga;
  • Jabaquara;
  • M’Boi Mirim;
  • Parelheiros;
  • Santo Amaro;
  • Vila Mariana.

Quais são os bairros da Zona Sul?

Das subprefeituras da Zona Sul, alguns dos bairros a serem destacados são:

  • Vila Mariana: Paraíso, Ibirapuera, Chácara Klabin, Moema, Vila Conceição, Vila Clementino, Mirandópolis e Saúde;
  • Ipiranga: Vila das Mercês, Heliópolis, Vila Monumento, São João, Parque Bristol e Cursino;
  • Campo Limpo: Pirajussara, Morumbi, Vila das Belezas, Valo Velho e Capão Redondo;
  • Santo Amaro: Brooklin, Campo Belo, Chácara Santo Antônio, Planalto Paulista, Vila Mascote, Granja Julieta, Americanópolis e Cupecê;
  • Jabaquara: Vila Guarani, Água Funda e Cidade Vargas;
  • M’Boi Mirim: Centro Empresarial, Jardim São Luís, Jardim Ângela, Parque Independência e Capela;
  • Capela do Socorro: Interlagos, Jurubatuba, Jardim Edda, Guarapiranga, Jardim Edi, Grajaú e Parque Cocaia;
  • Cidade Ademar: Vila Joaniza, Jardim Miriam, Pedreira e São Francisco;
  • Parelheiros: Parelheiros, Marsilac, Engenho Velho e Embura.

Se você quer conhecer em detalhes os principais deles, e ver qual melhor se encaixa com seu estilo de vida, continue conosco!

Quais os melhores bairros da Zona Sul de SP para se morar?

Os bairros da Zona Sul de São Paulo têm muito comércio, segurança e oferta de transporte público. Essa região é atendida pela linha lilás do metrô, mas também há opções da linha 4 – amarela, linha 1 – azul e linha 15 – prata, sem contar os 10 terminais de ônibus.

Em relação ao lazer e ao entretenimento, existem várias opções, como o Estádio do Morumbi, o Autódromo de Interlagos e o Parque Ibirapuera. A região também tem muitas escolas, inclusive algumas entre as melhores da cidade.

Então, quer saber onde morar na Zona Sul de São Paulo? Veja quais são os melhores bairros!

Vila Mariana

Parque Ibirapuera, na Vila Mariana

Se até alguns anos atrás, a Vila Mariana tinha muitas vilas e sobrados antigos, agora é repleta de novos empreendimentos. 

Com uma linha de metrô própria, o bairro também está perto das ruas e avenidas mais movimentadas da cidade, como a Rua Vergueiro, a Avenida Paulista e a Avenida 23 de Maio — facilitando muito o fluxo dos moradores.

Além disso, o bairro, que é um dos mais seguros da cidade, conta com boa infraestrutura, como hospitais (Hospital do Servidor Público Estadual e Hospital Japonês Santa Cruz) e excelentes escolas e universidades (como a UNIFESP, ESPM e Colégio Bandeirantes).

Leia Também:

Bairros mais seguros de SP, veja os protegidos da capital paulista

– Lá onde eu moro: a Vila Mariana é tranquila e perto de tudo!

E, certamente, um dos grandes diferenciais da Vila Mariana é abrigar um dos principais cartões postais de São Paulo: o Parque Ibirapuera. Com mais de 150 hectares, tem espaço para atividades físicas e é um bom local para ficar com a família e os amigos. 

Por fim, o bairro também tem muitos restaurantes e bares, até mesmo de gastronomia internacional, muitos deles localizados na Rua Joaquim Távora. 

Moema

Avenida 23 de Maio

Localizado próximo ao aeroporto de Congonhas, o bairro de Moema também tem uma localização privilegiada, perto de avenidas como Bandeirantes, 23 de maio e Brigadeiro Luís Antônio – sendo, ainda, um dos bairros nobres da capital.

Para os amantes de atividades ao ar livre, é a escolha certa, já que está próximo a alguns dos principais parques da cidade, como o do Povo, das Bicicletas e Ibirapuera.

Por ali, é possível andar de bicicleta nas ciclovias arborizadas e tranquilas em quase toda a região. 

Além disso, existem restaurantes de alta gastronomia, além de diversas lojas de rua. Os barzinhos também recebem destaque. Alguns dos principais lugares para visitar são:

  • Shopping Ibirapuera;
  • Rua Normandia, que se destaca pelas casas em estilo europeu com várias árvores frondosas.

Vila Nova Conceição

Vila Conceição, na Zona Sul de SP

Para famílias com crianças, ou estudantes universitários, o bairro da Vila Nova Conceição pode ser a melhor indicação. Isso porque, ali, estão algumas das melhores escolas da cidade, como as instituições Grupo Escolar Martim Francisco e a FMU.

Além disso, o bairro é bastante seguro, contando com ruas arborizadas, bem iluminadas e com acesso aos corredores de ônibus que levam a diferentes pontos da cidade.

Na gastronomia, um destaque é o Eataly, um local com 6 restaurantes, confeitaria, cafeterias, sorveteria e bar de vinhos. Para o lazer, há a Praça Pereira Coutinho, que tem brinquedos para as crianças e permite andar de bicicleta ou patins.

Brooklin

Ponte Octávio Frias, no Brooklin

Brooklin é um dos bairros mais famosos e cobiçados de São Paulo, e isso não acontece à toa. Com localização privilegiada, é um bairro completo, que oferece tudo que os moradores podem precisar.

No entanto, na hora de sair do bairro para outras regiões, conta com fácil acesso às principais avenidas, como Santo Amaro e Bandeirantes. 

Apesar do nome lembrar a região de Nova York, o bairro tem forte influência alemã, o que originou a Brooklinfest e a Maifest — eventos que contam com comidas típicas e o chopp alemão.

Para quem não é tão fã dos chucrutes, não tem problema! A gastronomia local atende as mais diversas nacionalidades, como comida japonesa, mexicana e italiana.

E, para quem gosta de áreas verdes, existem os parques Severo Gomes e do Cordeiro. Nos dois lugares, há espaço para corridas e caminhadas, e ambientes para levar os animais de estimação. 

Santo Amaro

Bairro Santo Amaro, em SP

O bairro da Zona Sul SP foi uma cidade até 1935. Por isso, uma curiosidade é que os números das ruas são contabilizados a partir da Catedral de Santo Amaro, em vez de ser da Praça da Sé. 

A região é bem abastecida de escolas, contando com 6 escolas públicas de ensino fundamental e médio, 3 escolas particulares, uma escola infantil, além de unidades de universidades, como UniÍtalo e Uninove.

Para o lazer, Santo Amaro conta com a Casa de Cultura Municipal de Santo Amaro, a Catedral de Santo Amaro — que foi a segunda construída em São Paulo –, o Citibank Hall e o Mercado Municipal de Santo Amaro.

Encontre o seu imóvel nos bairros da Zona Sul de SP

Agora que você já conhece os melhores bairros da Zona Sul de São Paulo, já pode procurar o imóvel dos seus sonhos! 

No QuintoAndar, você tem mais de 70 filtros para fazer a triagem das melhores casas e apartamentos na região.

Além disso, é possível alugar sem fiador, com o Fiança Garantida ou depósito caução. Assim, você tem mais chance de fechar negócio e morar em uma das melhores regiões da capital paulista!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui