A avaliação de crédito é um estágio que tem ligação direta com a análise de crédito na jornada de aluguel de um imóvel pelo QuintoAndar. No entanto, ela acontece em um momento preliminar e de uma forma bem menos complexa. Não entende? Sem problemas! A gente vai explicar todo o mecanismo neste artigo. 

Navegue por aqui:

O que é a avaliação de crédito?

De posse apenas de algumas poucas informações suas, o QuintoAndar usa todo o aparato tecnológico de sua plataforma digital para, de forma automática, em poucos minutos, avaliar se você terá ou não o seu crédito aprovado para a locação de um imóvel. 

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Preparação para a avaliação de crédito

Para passar com louvor na aprovação de crédito, é preciso que você se encaixe nos seguintes requisitos:

  • Renda superior a 2,5 vezes o valor total, que inclui: aluguel, condomínio, IPTU e seguro-incêndio;
  • Ter uma nota boa (Score) junto aos principais serviços de proteção ao crédito, como o Serasa e o SCPC Boa Vista

O que é o Score?

Cabe aqui uma rápida explicação sobre o que é o “Score”. Trata-se de uma pontuação dada pelos serviços de proteção de crédito a todas as pessoas que fazem movimentações financeiras de qualquer nível, desde abrir uma conta em um banco até assumir prestações de um financiamento imobiliário, com base em uma análise em seu histórico como pagadora. 

E quanto maior for essa pontuação, maior é a possibilidade que essa pessoa tem de ser aprovada em várias modalidades de crédito, entre elas a avaliação para se tornar locatária de um imóvel.

Qual é a diferença entre análise e análise de documentação?

Apesar de parecerem a mesma coisa, a diferença, como falamos no início do texto, está nos momentos em que acontecem e na complexidade de ambos os processos. Veja quais são as diferenças:

Avaliação de crédito

Acontece logo após o momento em que você escolhe um imóvel e envia a proposta de locação para o proprietário. Para que ela seja feita, não é necessário o envio de documentação nenhuma. Basta você informar:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Renda bruta mensal;
  • Natureza da sua renda. 

Análise de documentação

É uma etapa mais criteriosa e decisiva, pois é a última antes de você efetivamente fechar o contrato de aluguel do imóvel. É o momento em que toda a documentação precisa ser enviada. O prazo para a análise desses documentos, que você envia de forma digital, é de no máximo 3 dias úteis após o recebimento. 

Mas aqui vai um dado para você: o QuintoAndar tem um recorde de ter fechado o aluguel de um imóvel em apenas uma hora e meia (1h30min). E estando tudo certo com os documentos, o normal é que todo esse processo aconteça, mesmo, em poucas horas ou no mesmo dia.

Caso exista alguma pendência, entramos em contato para confirmar alguns dos dados enviados antes de emitir o parecer final com a aprovação ou a recusa. 

Consulte aqui: quais são os documentos necessários para a análise de documentação?

Portanto, se você passa na avaliação de crédito, a única possibilidade de sofrer uma reprovação na fase final de análise é não conseguir apresentar algum dos documentos comprobatórios da sua renda. 

Prazo para envio da documentação

Importante saber: a partir do momento em que a sua proposta de locação é aceita pelo proprietário, você tem 5 dias corrido para fazer – ou refazer, caso seja necessário compor renda, por exemplo – a sua avaliação de crédito. E dentro deste prazo está, também, o envio de documentos para a análise de documentação. 

Por isso, evite de deixar tudo para a última hora. Para não correr o risco de perder a oportunidade de alugar o imóvel que você tanto gostou!

Composição de renda

A composição de renda para aluguel pode ser feita em qualquer uma das duas etapas. E, inclusive, é recomendável que seja feita, uma vez que aumenta a a renda bruta mensal – por envolver o somatório das rendas de até quatro pessoas – e torna a aprovação do seu crédito mais fácil. 

Mas tanto na avaliação quanto na análise de crédito, o envio de informações e documentações será igual para todos os envolvidos, assim como a criteriosa análise de cada um. No caso de reprovação de alguma dessas pessoas, o valor de sua renda é subtraído, o que não atrapalha a aprovação, a não ser que o valor total passe ficar abaixo das 2,5 vezes o pacote completo do aluguel. 

Reserve o imóvel

E para ter mais tranquilidade e garantir que você não irá perder um imóvel concorrido para outro inquilino em potencial, você pode ter exclusividade no processo de locação ao fazer a reserva do imóvel imediatamente após a avaliação de crédito, na própria tela em que seu resultado é exibido.

Até porque, ter a aprovação na avaliação de crédito não é garantia de que você irá fechar negócio. Como dissemos, sempre pode acontecer alguma pendência de documentação. 

Com a Reserva QuintoAndar, você passa a ter exclusividade no processo de locação, uma vez que o imóvel é suspenso da nossa plataforma digital – no site e no app – e você deixa de ter a concorrência de outras pessoas durante as fases de documentação e fechamento do contrato.

Antecipação da avaliação de crédito

Recentemente, o QuintoAndar lançou uma nova funcionalidade, que é a antecipação da avaliação de crédito. Com ela, já no anúncio de um imóvel e em poucos minutos você sabe se terá chances de aprovação da sua renda ou não.