Vai receber os amigos em casa e quer ser um bom anfitrião? Então, esteja preparado para organizar jogos divertidos e deixar esses encontros ainda mais dinâmicos. Engana-se quem acha que brincadeiras são apenas para as crianças. Com as atividades certas, os adultos podem dar boas risadas. 

Para te ajudar nessa tarefa, separamos 16 brincadeiras para fazer com amigos e garantir a diversão de todos. Quer aprender quais são? Continue a leitura deste artigo e anote todas as nossas dicas. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Que tal procurar um imóvel de forma simples e fácil?
Que tal procurar um imóvel de forma simples e fácil? Use nosso app

1. Mímica 

Se você quer arrancar boas risadas e gritaria, jogar mímica é a escolha certa. Em pedaços de papel escreva nomes de vários filmes, séries, pessoas famosas, objetos, animais e, até mesmo, verbos. Divida a turma de amigos em grupos, já que o desafio de quem faz a mímica é fazer com que sua equipe adivinhe a palavra interpretada, competindo com os demais grupos. 

A pessoa que vai iniciar fazendo as mímicas, sorteia um desses papéis e deve começar a gesticular para o grupo que ele está representando consiga adivinhar. Mas lembre-se: são apenas gestos, não pode falar e nem sussurrar. Se você preferir, há alguns jogos para vender como o Imagem e Ação que já vem com cartelas, temporizador e também um tabuleiro. 

2. Stop

Também conhecido como Adedonha ou Adedanha, o jogo de Stop é ótimo para estimular o raciocínio rápido e aflorar o senso competitivo de todos. Comece definindo os temas como: nome, CEP (cidade, estado ou país), animal, cor, fruta, marcas de carro etc. Depois, anote-os  em um papel em um formato de tabela. 

Todos que jogam devem lançar um número com os dedos das mãos e a contagem se refere a ordem das letras do alfabeto. Assim que uma for escolhida, o grupo precisa preencher a tabela o mais rápido possível com palavras que comecem com a letra sorteada. Quando alguém finalizar, grita “STOP” e os outros devem parar de escrever naquele momento. 

Para fazer a soma do jogo você deve considerar 10 pontos para cada acerto, 5 pontos se a resposta for a mesma de outro jogador e 0 pontos se não tiver respondido nada ou se a resposta estiver incompleta.

3. Jogos de baralho 

Quem nunca aprendeu algum tipo de jogo de cartas, não é mesmo? Desde os mais simples como pif-paf, truco, canastra, buraco até chegar no pôquer. Dependendo do jogo, além de sorte você vai precisar ter um raciocínio lógico, ser bom em matemática e, claro, ter uma boa estratégia para derrotar seus oponentes. 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

4. Quem sou eu

Essa brincadeira consiste em escrever em pedaços de papel o nome de celebridades e fazer um sorteio. Em seguida, todos devem colocar o papel sorteado na testa, sem olhar as respostas com o nome selecionado, obviamente.

Agora o jogo começa: cada pessoa deverá adivinhar quem ela é. O participante deve fazer perguntas ao grupo, que apenas pode responder  “sim” ou “não”. Veja alguns exemplos: 

  • Eu sou homem? 
  • Eu sou cantor? 
  • Eu sou jogador de futebol? 
  • Eu sou um personagem de desenho? 

5. Eu nunca

Já vamos logo avisando: essa brincadeira normalmente envolve algum tipo de bebida alcoólica. O grupo deve formar uma roda e uma pessoa deve iniciar a brincadeira com a frase ‘eu nunca…’, afirmando sobre algo que supostamente alguém já pode ter feito na vida. 

Aqueles que já fizeram devem beber. Pode parecer inofensiva, mas essa atividade pode ser bem reveladora dependendo do tipo de questão que os participantes levantarem. Por isso, uma dica é antes de iniciar a brincadeira combinar com todos que tipo de perguntas podem ou não ser feitas. 

6. O que você prefere

Nesta brincadeira, um mediador deve fazer as perguntas, listar as respostas em formato de alternativas e deixar que o grupo escolha entre uma delas. Para deixar ainda mais difícil – e engraçado – todos devem, obrigatoriamente, responder uma das opções. Se você quiser, também pode utilizar um termo “coringa” que, normalmente, é a palavra “Fora”. Porém, essa ação resulta na saída do participante do jogo. Veja alguns exemplos de perguntas:

  • Você prefere doce ou salgado?
  • Você prefere balada ou ficar em casa assistindo filme?
  • Você prefere praia ou campo?
  • Você prefere pedir favor para um ex ou para um desconhecido?
  • Ter a voz do Pato Donald para sempre ou só falar cantando? 

7. Quem é mais provável

Neste jogo, também será necessário um mediador para fazer as perguntas para o grupo. Depois, reúna todos em uma roda e comece indicando quem você acredita ser o mais provável de fazer o que foi citado. Solte a criatividade e faça perguntas divertidas para render boas histórias. Confira exemplos:

  • Quem é mais provável de ser preso? 
  • Quem é mais provável de entrar com o celular na piscina? 
  • Quem é mais provável de esquecer a carteira? 
  • Quem é mais provável de entrar em um reality show
  • Quem é mais provável de ganhar uma eleição? 

8. Verdade ou desafio

Forme um círculo com o grupo e separe uma garrafa para começar a brincadeira. Um lado da turma vai representar quem pergunta e o outro, quem responde. Escolha alguém para iniciar a rodada e girar o objeto. Quem ficar com o lado da “pergunta” apontando para si, deve perguntar “verdade ou desafio?”. 

Quem optar pelo desafio, deve cumprir algo que a outra pessoa indicou, como se fosse “pagar uma prenda”. Já quem escolher a verdade, deve responder uma pergunta. Para deixar o jogo ainda mais divertido, você pode delimitar o número de verdades ou de desafios.

9. Só perguntas

Nesta brincadeira, o grupo deve criar um diálogo apenas por meio de perguntas. Primeiro, escreva em pedaços de papel situações e lugares e, então, faça um sorteio. Os participantes devem iniciar uma conversa com o tema sorteado, mas apenas usando perguntas. O jogador que responder com uma afirmação ou ficar mais de 5 segundos sem responder, perde a rodada e abre espaço para outra pessoa.

10. Detetive

Escreva em pedaços de papel as letras A (assassino), D (detetive) e V (vítimas). O grupo deve ficar em círculo e sortear quem vai ser o quê. O jogo tem apenas um detetive e um assassino e é comandado pelo assassino. Ele deve piscar discretamente para matar suas vítimas. Quando a vítima “morrer”, ela precisa avisar em voz alta que morreu. Se conseguir matar todas as vítimas sem ser pego pelo detetive, o assassino será o vencedor. Já se o detetive descobrir quem é o vilão, ele deve gritar “preso em nome da lei”. 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

11. Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são um mundo à parte e você encontra diversos temas e níveis de dificuldade. Os mais conhecidos como Xadrez e Damas precisam de muita estratégia e raciocínio lógico. Se você quer envolver mais participantes, o Jogo da Vida ou Banco Imobiliário podem ser ótimas opções e são facilmente encontrados em lojas de brinquedos. 

12. Karaokê

Quem não gosta de soltar a voz sem medo de julgamentos, não é mesmo? Entre amigos, você pode colocar na TV ou no computador músicas apenas com os instrumentos e acompanhar a legenda. Você pode utilizar plataformas como o Youtube, ou até mesmo, buscar por algum aplicativo ou programa de computador que tenha essa funcionalidade – alguns disponibilizam até uma nota ao final de cada música cantada. 

13. Qual é a música

Ainda seguindo a ideia de brincadeiras com música, este jogo pode ser muito divertido. Você pode fazê-lo de duas formas: a primeira é deixar uma pessoa como mediadora para escolher as palavras. Aí, o restante do grupo deve cantar a primeira música que vier na cabeça com aquela palavra. Já a outra forma, é que esse mediador cante alguns trechos da música e quem conseguir continuar de onde ele parou e cantar  a letra corretamente, será o vencedor daquela rodada. 

14. Jogo da forca

Em uma folha, um participante deve escolher uma palavra e desenhar os espaços correspondentes às letras desta palavra. O restante do grupo deve ir falando uma letra que pode ter na palavra. Se acertar, a letra é anotada nos espaços correspondentes. A cada erro, um membro de um bonequinho é desenhado. Caso o desenho se complete, o jogo acaba e o participante que escolheu a palavra ganha um ponto.

15. Uno 

No Uno o objetivo do jogo é: quem ficar sem cartas na mão primeiro, é o vencedor. Os participantes devem descartar as cartas de acordo com a cor ou número que a pessoa anterior jogou. O jogador que ficar apenas com uma carta na mão, deve gritar ‘UNO’. 

O jogo é facilmente encontrado em lojas de brinquedos e possui um manual de regras que deve ser seguido. Muitas regras servem para dificultar um pouco o jogo e desafiar a atenção dos demais participantes. 

16. Blocos de madeira 

Mais conhecido como “Caiu, perdeu”, o jogo com blocos de madeira é ótimo para reunir os amigos e testar quem tem mais estratégia, paciência e, claro, dedos bem leves. A brincadeira consiste em montar a torre e ir retirando as peças sem derrubar. Vence que conseguir tirar as peças sem derrubar a torre. 

Tenha uma noite de jogos com os amigos em seu novo lar

Agora que você já conhece várias brincadeiras para fazer com os amigos na sua casa, que tal planejar o próximo encontro? Separe aquelas que mais gostou e que se encaixam melhor aos gostos dos seus colegas e divirta-se. 

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Se você ainda não encontrou o lar dos sonhos – e com a privacidade ideal – para fazer uma reunião com os colegas, saiba que pode contar com o QuintoAndar. Aproveite nossos filtros de pesquisa para encontrar o imóvel com uma área gourmet ou um espaço legal para receber pessoas. Além disso, você também confere fotos profissionais e pode fazer um tour virtual antes de agendar a sua visita. Tudo isso de forma simples e prática!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.