A Capital Gaúcha é uma babel arquitetônica, onde novas e antigas construções compartilham o mesmo espaço. Seu patrimônio, inclusive, ganhou recentemente um projeto chamado Guia Arqpoa, mapeia os principais edifícios e espaços públicos da cidade, destacando seus aspectos arquitetônicos, urbanísticos, paisagísticos, históricos e culturais. Para te levar ainda mais perto de Porto Alegre, fizemos uma curadoria com as casas que todo mundo sonha em morar pela cidade. Para isso, selecionamos 4 projetos de alguns dos principais escritórios de arquitetura da cidade, para você admirar e se inspirar.

Vamos a elas!

Casa Treze

O projeto desenvolvido pelo escritório Mader Arquitetos, e está localizada em um terreno de 1.292 m² no Condomínio Alphaville, no bairro Vila Nova, na Zona Sul de Porto Alegre. Com mais de 900 m² de área construída, a casa foi desenhada para um casal que desejava um espaço conceitual e totalmente reservado do contato com o restante da rua.

Com vista para um morro de natureza exuberante, a casa é de concreto aparente ripado e revestida em pedra natural no seu exterior. Suas esquadrias são de grande formato, em alumínio, e a área íntima conta com fechamento em painéis ripados em madeira. 

Além disso, as áreas mais funcionais do projeto, como garagem, áreas e acessos de serviço e cozinha, foram deixadas propositalmente menos evidentes, de forma a privilegiar as áreas sociais, que são totalmente integradas ao pátio e à piscina. 

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Casa Contêiner RD

Com o objetivo de reutilizar e ressignificar contêineres marítimos, que são estruturas prontas e altamente resistentes, um cliente, metalúrgico de profissão, chegou ao escritório KS Arquitetos para contar sobre seu sonho de atuar na construção da própria casa, o que resultou em um projeto instigante. Além disso, o cliente desejava a otimização da obra, uma vez que os contêiners agilizam os processos de montagem, ao contrário da tradicional alvenaria e do concreto armado.

Geralmente, projetos de residências desse tipo obedecem um certo ordenamento, com o empilhamento das estruturas. No entanto, o projeto desta casa, levando em consideração o grande potencial estrutural que cada contêiner possui, empilhou as estruturas, mas promoveu giros e balanços inusitados, inspirados em uma imagem emblemática de um grande navio, repleto de contêineres, empilhados de forma desordenada.

Situada no Morro São Caetano, uma região que fica entre os bairros Teresópolis e Vila Nova, em Porto Alegre, a casa de 350 m² de área construída tem grandes esquadrias em sua área social e teve sua suíte master girada para mirar o rio Guaíba e seu pôr do sol famoso. Os módulos desencontrados proporcionam diferentes ângulos da paisagem.

O Guaíba, por sinal, é uma das principais vistas da Capital Gaúcha, e pode ser apreciado de vários pontos, especialmente do Centro de Porto Alegre.

Casa POA

Assinado pela Bernardes Arquitetura, a Casa POA tem 660 m² de área construída e foi projetada em três pavimentos, que são interligados por uma escada de madeira que se apoia sobre o perfil natural do terreno.

O pavimento de acesso da casa abriga escritório e sala de ginástica, localizados ao fundo do terreno, além das dependências de serviço e garagem. E o andar superior é o local onde fica a suíte master.

Já o nível intermediário, de pé direito duplo, conta com cozinha, duas suítes e com a parte social, com sua sala de estar completamente integrada ao jardim e à piscina, o que é possibilitado pela abertura total das esquadrias piso-teto.

Casa Bela Vista

Localizada em um privilegiado terreno, dentro de um condomínio fechado na Zona Sul de Porto Alegre, a Casa Bela Vista tem aos fundos uma vista para uma reserva natural de Mata Atlântica e à frente para o pôr do sol do Guaíba. Seu projeto tem a assinatura do Studio Calla Arquitetura e foi feito para um jovem casal que buscava aconchego e conforto. 

Organizada em três pavimentos, a casa foi projetada para solucionar sua disposição em um terreno de grande aclive e permitir a utilização de todo o ambiente externo com jardins e bosques. O prolongamento das lajes, que formam grandes varandas, dão ao projeto uma horizontalidade que torna tudo mais leve e elegante.

Na divisão dos pavimentos, os ambientes sociais e de serviço ficam localizados no subsolo e no térreo, enquanto a parte superior está reservada aos quartos. A piscina está no meio do jardim, em uma área que é diretamente integrada à parte social da casa. 

Quer uma casa dos sonhos em Porto Alegre? Que tal buscar no QuintoAndar?

Selecionamos por aqui quatro casas dos sonhos em Porto Alegre, para quem gosta de arquitetura e decoração se inspirar. Mas mesmo que esse tipo de lugar de sonho não combine com a sua realidade financeira, você pode encontrar um lugar dos sonhos para morar na Capital Gaúcha. Que nem mesmo precisa ser uma casa.

Maior imobiliária digital do Brasil e líder no país em aluguéis residenciais, o QuintoAndar está presente em Porto Alegre com uma grande oferta de casas, tanto para alugar quanto para comprar. 

Se você quer buscar imóveis para alugar ou comprar em Porto Alegre, a plataforma digital do QuintoAndar te oferece as melhores opções, com a possibilidade de você usar mais de 60 filtros de buscas na pesquisa, entre eles o específico para casas. De quebra, a plataforma ainda coloca à sua disposição uma consultoria imobiliária para te ajudar ao longo de todo o processo de negociação.

Aliás, que tal você fazer um quiz para saber qual bairro de Porto Alegre tem a sua cara?

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.