Um espelho não é um objeto qualquer dentro de uma casa. E além de sua funcionalidade principal, que é servir para que as pessoas se vejam, tem outras utilidades que fazem muita diferença, como deixar um ambiente com uma maior sensação de amplitude, por exemplo, ou mesmo servir como peça de decoração. Por tudo isso, precisa ser tratado com cuidado e carinho. E para te ajudar a manter os seus brilhando, preparamos um artigo especial sobre como limpar espelho.

Navegue pelo conteúdo:

Por que limpar um espelho?

Mais do que higiene, no caso de um espelho a limpeza é um ato de manutenção. Como já dissemos por aqui, os espelhos são muito delicados. E se você cuidar da limpeza deles de forma correta, pelo menos uma vez por semana e usando produtos adequados, sua peça terá uma vida útil muito maior. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Como limpar espelho: o que NÃO PODE usar

Mas antes das dicas para você saber como limpar espelho, é importante começar pelo que não fazer. Afinal, espelhos são objetos frágeis, podem ser bem caros e você não quer danificá-los.

Um espelho passa por diversos processos em sua fabricação, inclusive a aplicação de tintas e compostos químicos. Por conta disso, alguns tipos de produtos com químicas muito fortes podem ser prejudiciais, especialmente com o risco de causar manchas por oxidação, que são as mais comuns. 

Produtos químicos fortes

Evite usar:

  • Cloro;
  • Água sanitária;
  • Limpadores de vidro comuns;
  • Vinagre puro (sem diluição);
  • Amoníaco.
O uso da água

Você pode achar que a água é inofensiva para o seu espelho. E de fato ela é, mas apenas para a superfície – e mesmo assim, como veremos mais adiante, é importante secar depois de limpar. 

O problema da água, no entanto, está nos lugares por onde ela penetra. Por isso, nunca lave o espelho jogando água diretamente, pois ela pode entrar pelas bordas e molduras, se acumular e começar, pela parte de trás, a enferrujar a sua peça.

Não usar esses objetos para aplicação de produtos

Na hora do contato com o espelho, que tem uma superfície muito delicada, é importante que você evite ao máximo o uso de objetos ásperos, como:

  • Esponjas (especialmente o lado verde das esponjas de louça);
  • Lixas;
  • Buchas;
  • Palhas de aço. 
Nada de jornal

Existe uma “lenda” de que usar jornal para esfregar e limpar um espelho é uma excelente forma de deixá-lo brilhando. Pois não caia nessa. Assim como os alvejantes e outros produtos citados acima, a tinta do jornal pode causar manchas na sua peça. Portanto, evite!

Como limpar espelho: o que PODE usar?

A boa notícia é que, apesar de frágeis e delicados, os espelhos não exigem nada de muito mirabolante em sua limpeza e manutenção. E, para limpar os espelhos, você pode usar produtos e objetos que estão à mão na maioria das casas. 

Receitas caseiras

Vamos listar aqui alguns produtos que podem ser usados, separadamente, com a forma de diluí-los para limpar o seu espelho:

  • Álcool (Duas medidas de álcool para uma de água)
  • Vinagre (100 ml para 1 litro de água)
  • Detergente neutro (4 ou 5 gotas para 100 ml de água)
  • Bicarbonato de sódio (Uma colher de sopa para 100 ml de água)

Além disso, você precisará dos alguns dos seguintes objetos:

  • Espanador;
  • Papel-toalha;
  • Esponja de louça nova (lado amarelo);
  • Panos macios, secos e que não soltam fiapos;

Passo a passo de como limpar espelho

Foto que ilustra matéria com dicas sobre como limpar espelho mostra homem de costas, posicionado de frente para um espelho, limpando-o com um pano.

Listados os materiais, agora vamos partir para a ação. 

Tirar a poeira

Este é um passo que você pode fazer com mais frequência, não apenas na hora em que for fazer a limpeza completa. Use um espanador ou um pano seco e macio para tirar a poeira.

Aplicação de produtos

Você pode usar cada uma das receitas caseiras que listamos acima. Mas na hora de aplicar esses produtos, é importante respeitar algumas regrinhas:

  • Seja qual for a solução entre as listadas, use um borrifador. Ele irá fazer a sua receita caseira render mais;
  • Nunca borrife a solução diretamente no espelho, pelo mesmo motivo que já falamos mais acima sobre o uso da água em excesso. É preciso evitar que o produto escorra para as bordas ou molduras;
  • Use o borrifador no pano, para deixá-lo bem úmido. E com o pano, esfregue o espelho de forma delicada e com movimentos circulares.

Secagem do espelho

Após a aplicação dos produtos, o ideal é deixar o espelho secando naturalmente. Mas você também pode, com um papel-toalha ou um pano seco e limpo, tirar alguns excessos.

Como limpar espelho manchado

Marcas de dedos ou manchas de gordura são muito fáceis de serem retiradas. Primeiro, retire o pó da superfície do espelho. Depois, se for algo pontual, você pode borrifar um pouco de álcool ou vinagre diluídos em um pano e aplicar no local da mancha e esfregar delicadamente, com movimentos circulares. 

Outra forma de fazer isso, utilizando a mesma técnica, é com um pouco de detergente neutro diluído em água morna. Feito isso, seque com um pano limpo e macio.

Manchas escuras

Caso o seu espelho apresente manchas escuras, você tem um problema sem solução. Esse tipo de mancha não tem como limpar nem tirar, pois é causada pela oxidação da prata – um dos componentes químicos contidos no espelho.

Foto que ilustra matéria com dicas sobre como limpar espelho mostra detalhe de espelho manchado
Um espelho de banheiro com manchas de oxidação

O que você pode fazer, na verdade, é cuidar para que esse tipo de mancha não apareça. E, para isso, basta seguir à risca os cuidados que já listamos por aqui na limpeza e manutenção da sua peça.

Dicas para sua casa ficar do jeito que você gosta

O simples fato de ter chegado por aqui em busca de informações sobre como limpar espelho reflete a sua preocupação em ter uma casa aconchegante para você e sua família. 

E é justamente pensando nisso que nós, do QuintoAndar, produzimos diversos conteúdos com dicas para que as pessoas possam fazer de cada imóvel, seja ele próprio ou alugado, um verdadeiro lar.

E aí, curtiu nosso passo a passo de como limpar espelho? Então, que tal conferir a nossa página de dicas, e aprender mais alguns truques que vão te ajudar a deixar a sua casa ou apê sempre em ordem e com a sua cara?