Você já passou pela situação de lavar uma roupa e, na hora de passá-la, a base do ferro suja o tecido ou pior, alguma estampa gruda no ferro? Pois bem, para que você não precise mais vivenciar isso, vamos te ajudar! 

Com o tempo de uso, é natural que o ferro de passar roupa acumule sujeira e, quando isso acontece, há o risco dele manchar peças de roupas e até de estragá-las. Por isso, neste artigo, listamos 6 truques de como limpar ferro de passar de forma simples e eficaz sem precisar gastar muito. Separe o papel e a caneta para as anotações e continue a leitura! 

Navegue pelo conteúdo: 

Como limpar ferro de passar sem antiaderente 

Se a base do seu ferro não conta com um revestimento antiaderente, você pode utilizar alguns produtos para remover os resíduos que ficam grudados na chapa. E uma dica importante: sempre faça a limpeza com o ferro frio e, claro, fora da tomada. Agora, veja algumas soluções para você fazer em casa: 

Como limpar ferro de passar com pasta de dente

  1. Escolha uma pasta de dente que você não usa no dia a dia para fazer a limpeza; 
  2. Espalhe uma quantidade não muito grande sobre a base do ferro; 
  3. Esfregue com um pano ou esponja úmidos – se for usar esponja, use o lado macio;  
  4. Depois, é só remover os resquícios da pasta com um pano úmido e pronto! 

Como limpar ferro de passar com sal

  1. Coloque um pouco de sal em um pano; 
  2. Ligue o ferro e esfregue-o sobre o sal, mas tome cuidado nesse momento: escolha um pano mais grosso para que você não se queime; 
  3. Depois, desligue o ferro e espere esfriar; 
  4. Por fim, com o ferro totalmente frio, passe um pano úmido na base para tirar o sal que restou. Seu ferro estará limpo novamente. 

Como limpar ferro de passar com bicarbonato de sódio 

  1. Misture em um recipiente uma colher de sopa de água com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, até formar uma pasta;
  2. Em seguida, espalhe bem a mistura sobre a chapa do ferro; 
  3. Com um pano seco ou uma esponja macia, esfregue bem; 
  4. Na sequência, utilize um cotonete com água para limpar as saídas de vapor; 
  5. Caso você ache que a mistura possa ter entrado  dentro do ferro, nossa dica é encher o reservatório com água e ligar o ferro na temperatura mais alta até que todo o líquido evapore;
  6. Prontinho, seu ferro está limpo para ser usado. Mas, antes de utilizá-lo, faça um teste em uma roupa mais velhinha e que não tenha tanto apego, para garantir que o ferro não cause nenhuma mancha ou grude na peça. 

Como limpar ferro de passar com antiaderente 

Se a base do seu ferro é revestida com um material antiaderente, como o Teflon, você não deve utilizar produtos abrasivos como sal, açúcar ou saponáceos para fazer a limpeza, pois eles podem danificar essa cobertura. Por isso, veja outras soluções de limpeza: 

Como limpar ferro de passar com limão

  1. O primeiro passo é cortar um limão ao meio; 
  2. Com o ferro desligado mas ainda morno, passe o limão na  base do ferro; 
  3. Use um pano seco ou a parte macia da esponja para esfregar; 
  4. Por fim, retire o excesso do limão com um pano úmido e veja o resultado. Caso não fique 100% limpo, repita o processo mais uma vez. 

Como limpar ferro de passar com detergente 

  1. Comece misturando em um recipiente um pouco de detergente neutro com água; 
  2. Em seguida, esfregue a mistura na base do ferro (desligado) com um pano seco ou com a parte macia da esponja, até que a sujeira desapareça; 
  3. Para finalizar, use um pano umedecido com água para retirar todo o excesso da mistura e também da sujeira. Agora sim, seu ferro de passar estará novinho em folha! 

Como limpar ferro de passar com vela

  1. Essa é uma dica bem antiga e que é repassada de geração para geração. Para começar, você precisará que seu ferro esteja morno. 
  2. Depois, esfregue uma vela nas manchas visíveis do seu ferro e em toda base.  
  3. Em seguida, retire o excesso de vela que restou com um pano seco.  
  4. Caso não seja suficiente, você pode usar um pano com um pouco de vinagre para esfregar; 
  5. Por fim, limpe com um pano úmido. Seu ferro está pronto para ser usado novamente sem medo de estragar suas roupas! 

Suas roupas intactas e seu ferro de passar funcionando por mais tempo

Agora você já sabe como limpar ferro de passar e manter suas roupas sem defeitos e em perfeito estado. Se o que ainda falta é encontrar o lar dos seus sonhos, conte com o QuintoAndar

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Com os nossos filtros de pesquisa, você encontra o imóvel ideal, seja uma casa, seja um apartamento. E o melhor de tudo: de uma forma prática e descomplicada! Então, facilite a sua vida e saiba como limpar ferro de passar e outras dicas navegando pelo MeuLugar!