É cada vez mais comum as pessoas resolverem tudo pela internet. Seja para comprar roupas, eletrodomésticos ou até mesmo imóveis. Atentos a isso, golpistas se aproveitam dessa alta demanda para aplicar diferentes fraudes online. 

Como a melhor forma de se proteger é pela prevenção, hoje você vai saber como vender um imóvel com segurança e totalmente online. Se, por outro lado, você busca adquirir um novo lugar, aqui tem também orientações para não cair no golpe da compra do imóvel

Mas não é só isso: quem deseja alugar um novo lar, também vai encontrar boas dicas de segurança. Confira a seguir orientações para não cair em golpes e fraudes imobiliárias.

Navegue pelo conteúdo:

Como vender um imóvel com segurança online

Na hora de vender um imóvel é preciso alguns cuidados para não cair em golpes na internet. Siga as 3 dicas de segurança a seguir para fazer uma venda segura.

1. Escolha uma imobiliária online confiável

Procure por imobiliárias online que já sejam conhecidas e, principalmente, reconhecidas. O QuintoAndar, por exemplo, é atualmente a maior imobiliária digital do Brasil. Mais do que tamanho, isso te dá confiança para usar uma plataforma de moradia que muitas pessoas já usam e aprovam. 

2. Verifique o registro da empresa

Toda imobiliária tem um CRECI e um CNPJ. O CRECI é a sigla do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, ou seja, do órgão que regulariza e fiscaliza toda a atuação de corretores de imóveis, como também de imobiliárias. Portanto, é um registro obrigatório. Já o CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Na prática, é o registro público de uma empresa e o que torna ela legalizada no Brasil. Sem CNPJ não tem como, por exemplo, uma empresa emitir nota fiscal. 

3. Cuidado na hora de entregar as chaves

Se você está vendendo um imóvel, só entregue o acesso a pessoas devidamente credenciadas pela imobiliária. No caso do QuintoAndar, toda a comunicação e também os agendamentos são feitos pela plataforma oficial, o que agrega ainda mais à sua segurança.

Essa recomendação também vale para o envio de informações. Ou seja, só mande seus dados usando o site ou aplicativo do QuintoAndar. 

Como evitar cair no golpe da compra do imóvel online

Assim como quem vende, o outro lado da história – o de quem compra um imóvel – também busca segurança na transação. Isso porque um golpe bem comum é o da compra do imóvel. Para não cair nele, é preciso seguir as dicas anteriores e também algumas complementares, confira.

Desconfie de ofertas com preço muito baixo

Quando procuramos um imóvel para comprar – e também para alugar, sempre buscamos as melhores ofertas. Mas é preciso desconfiar quando um preço está muito abaixo do mercado. É o famoso “é bom demais para ser verdade”. Por vezes, esses casos são mesmo uma mentira ou, pior, uma fraude.

Por isso, sempre pesquise por outros imóveis na mesma região e com as mesmas características. Também é válido averiguar como está o valor do metro quadrado na cidade escolhida. O QuintoAndar abre as portas e te oferece uma série de dados sobre o mercado imobiliário, inclusive o valor do metro quadrado em São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ, para te auxiliar na comparação. 

Não faça nenhum pagamento fora da plataforma oficial

Uma das vantagens de escolher uma boa imobiliária digital, é ter maior segurança e comodidade durante todo o processo. Ou seja, tem uma empresa que te protege para que você não se exponha a riscos como o de fazer um pagamento e cair em um golpe de compra de imóvel. Quem opta pelo QuintoAndar faz tudo pela plataforma e/ou aplicativo oficial. Sem precisar acessar ou se comunicar por nenhum outro lugar. 

Como identificar uma tentativa de golpe online

A todo instante recebemos mensagens importantes no nosso e-mail e celular. Porém, há pessoas que buscam aplicar golpes justamente nesses meios. O mais comum é o phishing. A seguir tiramos as principais dúvidas e orientações para não cair em um golpe de phishing na hora de comprar, vender ou alugar um imóvel. 

O que é e como funciona o phishing?

Phishing é a expressão em inglês para “pescaria”. Também é como se chama quando um criminoso cria iscas para fisgar uma vítima, fazendo-a clicar em um link ou arquivo e, assim, capturar suas informações pessoais – ou até obter pagamentos. 

O phishing funciona tanto via e-mail, mensagens de texto (SMS) ou aplicativo de mensagens (WhatsApp e Telegram, por exemplo). Pode acontecer via ligação telefônica também, inclusive. Por isso, muito atenção às próximas orientações. 

Dicas para identificar um golpe de phishing ao comprar, vender ou alugar um imóvel

O phishing funciona por meio de uma isca. Portanto, a principal forma de prevenção é saber diferenciar uma comunicação oficial de um golpe, o que requer atenção a detalhes importantes. Saiba como identificar uma tentativa de fraude:

  • A mensagem tem erros de português: uso exagerado de gírias, abreviações e erros de português são bem comuns em tentativas de phishing. 
  • Direciona para outro site: o link leva para uma página diferente da oficial. Aqui acontece muito ter alguma letra a mais ou errada no endereço. Verifique sempre. 
  • Urgência: quem aplica golpe, costuma solicitar uma informação ou pagamento que supostamente precisa ser entregue rápido. 
  • Ameaça: também é bem comum haver uma ameaça, caso você não envie ou pague o que foi pedido na mensagem. 
  • No WhatsApp, a mensagem foi enviada de um número desconhecido: só aceite mensagens de empresas quando a conta for verificada, ou seja, quando tiver um sinal como esse ✅.

O que fazer em caso de suspeita de golpe ou phishing?

Se você recebeu um e-mail estranho do QuintoAndar, cuidado! É suspeito, por exemplo, você receber uma solicitação de informação que já nos enviou ou um pedido de transferência/pagamento que costuma fazer pelo aplicativo. Por isso, caso identifique algo diferente do habitual, siga o passo a passo:

  1. Nunca clique e nunca envie nada caso tenha alguma suspeita. É melhor confirmar antes para só depois enviar. Não caia na isca da urgência tão comum em phishing. 
  2. Verifique no site oficial do QuintoAndar e no aplicativo se há alguma notificação correspondente ao solicitado. 
  3. Entre em contato com o QuintoAndar pelos canais oficiais aqui
  4. Nunca ligue para o telefone indicado na mensagem ou responda o e-mail que você recebeu. 

Dicas de segurança especiais para quem é cliente do QuintoAndar

O QuintoAndar preza pela sua proteção e de seus dados, por isso é fundamental que você se atente a isso também. A seguir confira dicas de segurança especiais para clientes do QuintoAndar:

  • Sempre use o site oficial ou o aplicativo do QuintoAndar: nunca faça nenhum pagamento ou envio de informações confidenciais fora das plataformas oficiais. 
  • Salve o e-mail do QuintoAndar: nossas comunicações serão sempre feitas por e-mails @quintoandar.com.br. Se estiver com receio, resgate aquele e-mail de boas-vindas que você recebeu para verificar o remetente quando houver alguma dúvida. 
  • Os e-mails do QuintoAndar sempre possuem CRECI. Se mesmo assim suspeitar de algo, verifique no site oficial ou no aplicativo se há alguma pendência sinalizada. Outra alternativa é entrar em contato direto com o QuintoAndar por aqui (e não pelo telefone ou link indicado no e-mail) para verificar ou por mensagem privada nas nossas redes sociais oficiais.
  • Nunca – em hipótese alguma mesmo – faça qualquer pagamento fora das plataformas oficiais do QuintoAndar. Lembre-se que os boletos de aluguel e compra ficam sempre disponíveis no site ou aplicativo. 

Outras dúvidas e dicas do QuintoAndar

A seguir listamos perguntas comuns que você pode ter em caso de suspeita de golpe envolvendo o QuintoAndar. Conheça as respostas e orientações.

Como identificar o boleto do QuintoAndar

Todos os boletos são enviados em anexo pelo endereço nao-responda@quintoandar.com.br junto com o detalhamento das cobranças a serem realizadas. Além disso, os boletos também ficam disponíveis na área Meu Aluguel do aplicativo. 

Já o e-mail rpa-team-metabase@quintoandar.com.br é utilizado para casos de renegociação e atualização, assim como qualquer boleto que não compreenda sobre o valor do pacote do aluguel ou boleto de multa rescisória.

Leia também o guia completo: Saiba como identificar o boleto do QuintoAndar

Posso ter conversas fora do chat do aplicativo do QuintoAndar?

No QuintoAndar, a conversa entre as partes envolvidas – proprietário, inquilino e corretor de imóveis – acontece dentro da plataforma do QuintoAndar. Isso porque fazemos questão de garantir o registro em um ambiente seguro para as negociações e informações passadas. Inclusive, todas as ligações dos corretores do QuintoAndar são feitas por um número padrão. Assim, asseguramos que o profissional é nosso parceiro.

Por isso, a recomendação é sempre manter a conversa dentro da plataforma oficial do QuintoAndar. E nunca passar informações quando receber a ligação de um número estranho. 

Dica extra: se um corretor parceiro do QuintoAndar lhe procurar usando outros meios fora da plataforma, a sugestão é que você reforce que o chat é o meio de contato principal e que você tem preferência por usá-lo. 

Leia também: O que é e como funciona o chat de proprietário e corretor parceiro do QuintoAndar?

Como entrar em contato com o QuintoAndar?

Primeiro, é importante você saber que nós não realizamos atendimento presencial a clientes. Portanto, se tiver qualquer dúvida ou suspeite de algum golpe, fale com o QuintoAndar por meio dos canais oficiais: 

  • Envie uma mensagem clicando aqui;
  • Fale com a gente via WhatsApp: 11 4020-1955;
  • Caso seja urgente, ligue para 4020-1955 (sem DDD).

Leia também: Conheça nossos canais oficiais de atendimento do QuintoAndar

A forma mais segura de vender, comprar ou alugar um imóvel online 

Com as dicas que você acabou de ler, saberá como evitar cair em um golpe do mercado imobiliário. Caso busque uma maior tranquilidade, a forma mais segura de vender, comprar ou alugar um imóvel online é contar com o QuintoAndar

Somos uma plataforma de moradia que usa tecnologia para simplificar a locação e venda de imóveis residenciais. Te entendemos e te atendemos do início ao fim com toda a transparência que você merece.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui