A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) é a empresa responsável por fornecer os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos municípios mineiros. 

Se você não recebeu a sua conta de água ou atrasou o pagamento, é possível fazer a emissão da 2ª via da Copasa por meio do site, app e também WhatsApp. Além disso, vale lembrar que quanto mais rápido você tirar com ela em mãos, menor a chance de ter cobrança de juros. 

Além disso, se você está pensando em se mudar para a Capital Mineira ou já está de mudança,  é importante fazer a troca da titularidade da conta de água. Por isso, preparamos um passo a passo para quem precisa regularizar sua situação com a Copasa, tanto na troca de nome na fatura como na solicitação da segunda via da conta.

Navegue pelo conteúdo: 

Como emitir a 2ª via Copasa?

Você pode solicitar a 2ª via Copasa por três formas diferentes: site, aplicativo e Whatsapp. Para isso, tenha em mãos seus dados como CPF/CNPJ do titular da conta, e-mail, telefone, endereço e o número identificador – que vem impresso na conta de água. Confira todas as opções:

Site

  • Acesse a Agência Virtual da Copasa
  • Faça login com sua conta ou clique em “Primeiro Acesso” para se cadastrar; 
  • Selecione a opção “Segunda via de contas”; 
  • Escolha a conta que desejar pagar;
  • Baixe a segunda via para pagamento. 

Aplicativo

  • Baixe o aplicativo Copasa Digital para Android ou iOS
  • Faça login com seu usuário e senha; 
  • Seleciona a opção “2ª via de contas”; 
  • Escolha a fatura que deseja pagar;
  • Faça o download da segunda via para pagamento.

WhatsApp

  • Envie uma mensagem para o número (31) 99770-7000; 
  • Escolha a opção de segunda via; 
  • Baixe a fatura ou copie o código de barras.

Leia também: 

+ Belo Horizonte: como trocar titularidade e pedir 2ª via da conta de gás

+ Como emitir a segunda via da Cemig com a sua conta de luz

Como realizar a troca de titularidade na Copasa?

Antes de começar, descubra se a ligação de água e esgoto do imóvel está ativa. Para isso, basta entrar em contato com a Copasa pelo telefone 0800 0300 115 ou 155. Diga que precisa saber se a água no imóvel está ligada ou desligada (você precisará informar o endereço do imóvel). 

Aproveite a ligação e peça o código de instalação: se a água estiver ligada, você precisará dele para solicitar a troca de titularidade da Copasa.

Se a água estiver desligada, você poderá solicitar a religação para o próprio atendente. Caso esteja ligada, é hora de pedir a troca de titularidade – que é gratuita. 

Antes da pandemia de Covid-19, o atendimento para a troca de titularidade da conta da Copasa era, exclusivamente, presencial. Para fazer o procedimento, era necessário comparecer a uma loja de atendimento presencial da empresa, com o contrato de locação, documento oficial com foto e o número da instalação.

Depois da pandemia, as lojas foram fechadas e o atendimento passou a ser via telefone ou por agendamento prévio. Você vai precisar dos seguintes documentos: 

  • CPF (do titular da conta);
  • RG ou CNH com foto (do titular da conta);
  • Cópia do contrato de locação com o contrato original;
  • Documentos originais de identidade do locador e dos locatários;
  • Cópia da guia de IPTU, acompanhada com o original.

Solicite a sua 2ª via da Copasa e mantenha seus pagamentos em dia

Agora que você já sabe como emitir a sua segunda via da Copasa, não perca tempo e escolha a alternativa que mais se adapta à sua rotina. Caso você esteja de mudança para Belo Horizonte, mas ainda não achou seu lar ideal, saiba que o QuintoAndar tem diversos imóveis para alugar e comprar no estado. 

Confira algumas opções para alugar abaixo e encontre seu cantinho em BH: 

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.