Se você alugou uma casa ou um apartamento e está de mudança para algum bairro de Belo Horizonte, ou se é proprietário e teve seu imóvel vago pelo inquilino, é preciso ter atenção a um procedimento fundamental para quem está vivendo esse tipo de situação: a troca de titularidade da conta de água. A empresa que abastece a Capital Mineira é a COPASA. E o MeuLugar preparou um rápido guia pra você fazer a transferência de nome e também saber como tirar a segunda via da conta.

Segunda via de conta da COPASA

Para solicitar segunda via da sua conta de água, acesse o site da COPASA. No canto direito da página principal, clique em “Segunda Via de Conta” na área “Agência de atendimento Virtual”. 

Preencha a área correspondente ao CPF ou CNPJ do titular da conta e o código de segurança (um número gerado pelo site). 

Caso você não tenha acesso ao site, pode solicitar a segunda via por telefone (115 – 0800 0300 115) ou nas lojas de atendimento presencial. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo. 

Troca de titularidade 

Antes de começar, descubra se a ligação de água e esgoto do imóvel está ativa. Pra isso, basta entrar contato com a COPASA pelo telefone 0800 0300 115. Diga que precisa saber se a água no imóvel está ligada ou desligada (você precisará informar o endereço do imóvel). Aproveite a ligação e peça o código de instalação: se a água estiver ligada, você precisará dele para solicitar a troca de titularidade.

Se a água estiver desligada, você poderá solicitar a religação para o próprio atendente. Caso esteja ligada, é hora de pedir a troca de titularidade.

+ Leia também:
Como trocar titularidade e obter 2ª via da conta de luz em BH

Belo Horizonte: como trocar titularidade e pedir 2ª via da conta de gás

Antes da quarentena por conta do coronavírus, o atendimento para a troca de titularidade da conta da COPASA era exclusivamente presencial. Para fazer o procedimento, era necessário comparecer a uma loja de atendimento presencial da empresa, de posse do contrato de locação, documento oficial com foto e o número da instalação.

Por conta da pandemia do coronavírus, as lojas foram fechadas e o atendimento passou a ser via telefone. Acesse o site da companhia e verifique a lista completa de documentos que você vai precisar. 

Se tudo deu certo, a próxima conta de água já virá em seu nome. Assim que você tiver um comprovante dela, envie pro Quinto Andar. E aproveite pra ver aqui quais são os direitos e deveres do inquilino de acordo com o contrato do QuintoAndar.