Está fazendo reformas na sua casa e não sabe onde fazer o descarte de entulho? Então você chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, vamos trazer dicas úteis para te ajudar a fazer esse procedimento de forma simples e correta. 

Isso porque o descarte inadequado de entulhos de construção pode ser perigoso para a natureza e para a sociedade como enchentes, riscos de desabamentos, além de ser um vetor de diversas doenças – já que os entulhos são um atrativo para insetos, répteis e outros animais  transmissores de enfermidades. 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Aprenda como separar corretamente o lixo 

O que é um entulho

De acordo com a resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), entulhos ou resíduos da construção civil (RCC) são materiais residuais provenientes de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, além de tudo aquilo que vem da preparação e escavação de terrenos para obras civis. 

Veja alguns exemplos de entulhos: 

  • Tijolos;
  • Blocos;
  • Cerâmicos;
  • Concreto em geral;
  • Solos;
  • Rochas;
  • Metais
  • Resinas;
  • Colas;
  • Tintas;
  • Lixas;
  • Produtos químicos;
  • Madeiras e compensados;
  • Forros;
  • Argamassa;
  • Gesso;
  • Telhas;
  • Pavimento asfáltico;
  • Vidros;
  • Plásticos;
  • Tubulações
  • Fiação elétrica.

Tipos de entulho

Existem quatro classificações para entulhos de obras no Brasil. Para facilitar o entendimento, listamos a seguir quais são as classes e os itens que estão inseridos em cada uma delas para realizar o descarte correto do entulho de obra. Veja: 

Classe A

Na primeira categoria estão incluídos os resíduos reutilizáveis e recicláveis como por exemplo, cerâmicas, blocos, tijolos, placas de revestimento, telhas, concreto, argamassa, tubos, blocos, meios-fios, restos de demolição, materiais de reformas, reparos de vias pavimentadas, solos das terraplanagens, entre outros.

Classe B

Já na Classe B, você deve considerar os materiais de madeiras, vidros, metais, papelão, papel, plásticos etc. Vale pontuar que estes resíduos precisam ser separados e colocados em contêineres e devem ser identificados por meio de etiquetas. Além disso, é importante que seja feita a reciclável correta para reaproveitamento. 

Leia também: Dicas e passo a passo de como separar corretamente o lixo

Classe C

Os entulhos da classe C são aqueles que não servem para a reciclagem, além de todos aqueles que não há chances de recuperar como, por exemplo, o gesso. Dessa forma, esses resíduos podem ser destinados a aterros se não forem perigosos.

Classe D

Na última categoria, estão incluídos os resíduos que são considerados perigosos como solventes, tintas, óleos e outros produtos químicos. Vale ressaltar que eles precisam ser coletados por profissionais especializados no transporte e tratamento destes materiais, pois são perigosos e, muitas vezes, inflamáveis.

Como realizar o descarte de entulho

É uma prática das prefeituras de todas as cidades disponibilizarem serviços de coleta especializada para os entulhos de obras, por isso, comece buscando informações por lá e siga os procedimentos adequados para a sua região. Vale ressaltar que é importante que o canteiro disponha de caçambas para colocar os resíduos durante a obra, pois você não deve jogar na rua ou na calçada. Além disso, é necessário também agendar as retiradas.

Outra opção de descartar entulhos e restos de obras é encaminhá-los aos Ecopontos. Normalmente, o descarte gratuito diário nos Ecopontos é de até 1m³ de entulhos e você também encontra informações na prefeitura.

Por fim, você pode contratar uma empresa privada e especializada nesse serviço. Busque por empresas de transporte de resíduos licenciadas, como caçambas e outros, quando necessário. Para facilitar a procura, uma dica é verificar a lista de empresas cadastradas na prefeitura da sua cidade.

O que diz a legislação sobre descarte de entulho

Uma das principais leis que tratam do assunto é a nº 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil. Essa norma dispõe sobre os instrumentos, objetivos e diretrizes relacionadas ao gerenciamento de entulhos incluindo também os considerados perigosos e inflamáveis. 

Já a Resolução nº 307/2002 do CONAMA foi criada com a finalidade de estabelecer critérios, diretrizes e procedimentos para o gerenciamento de resíduos provenientes da construção civil, demolições, reformas, escavação e preparação de terrenos. As suas regras registram quais são as ações necessárias para diminuir os impactos desses materiais ao meio ambiente.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Faça o descarte correto do entulho em sua nova casa

Esperamos que as nossas dicas para fazer o descarte de entulho corretamente te ajude a realizar o procedimento de forma segura. Pesquise na sua cidade os pontos de coleta ou empresas especializadas e garanta que tudo saia conforme o planejado. 
Se caso você não queira enfrentar uma reforma, o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um lar prontinho para morar com a sua cara. Em nosso site ou app você encontra mais de 70 filtros de pesquisa avançados, fotos tiradas por profissionais e, ainda, pode fazer um tour virtual antes de agendar a sua visita. Aproveite e encontre a casa dos sonhos em poucos cliques!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.