Se você tem filhos, um fator muito importante a ser levado em consideração ao se mudar é a proximidade com a escola das crianças. Por isso, especialmente se você tem planos de morar no Interior de São Paulo, ou já mora na cidade e pretende mudar de bairro, preparamos uma lista com as melhores escolas em Jundiaí, em parceria com o portal SchoolAdvisor, para você encontrar uma boa instituição de ensino perto do seu novo lar.

Navegue pelo conteúdo: 

Números das escolas em Jundiaí

Jundiaí tem uma população estimada para 2021 de 426,935 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e tem uma alta taxa de escolarização entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos de idade, na ordem de 98,2%.

A cidade do Interior Paulista tem 199 instituições de ensino, sendo 130 no Fundamental e 69 no Médio, entre públicas e particulares. 

Além disso, ainda de acordo com IBGE, as escolas em Jundiaí empregam 4.278 docentes para 67.561 alunos matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio.

+ Leia também: 
Os 5 melhores bairros de Jundiaí para morar

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Critérios de formação dos rankings

Para elaborar dois dos rankings que trazemos neste estudo, o SchoolAdvisor obedece diferentes critérios levantados pelo próprio portal. Já o terceiro traz a classificação oficial das escolas de acordo com o desempenho de seus alunos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Portanto, os critérios dos rankings são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)
  • Ranking do ENEM

Veja a seguir os três rankings e, na sequência, descritivos sobre as melhores escolas em Jundiaí, para você fazer a melhor escolha na hora de decidir perto de qual delas deseja morar.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador classifica o corpo docente da escola de acordo com os seguintes critérios:

  • Adequação de formação de docentes à disciplina que leciona;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Percentual de docentes com curso superior completo;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio Leonardo da Vinci
2Escola Ápice Eleva
3Colégio Ser!
4Escola Divina Providência
5Colégio Memorial
6Escola Antonio Cintra Gordinho
7Colégio São Vicente de Paulo
8Colégio Criarte
9Colégio Cristão de Jundiaí
10Colégio Divino Salvador

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

Este indicador classifica a infraestrutura da escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima para atendimento das turmas;
  • Infraestrutura esperada para atendimento das turmas;
  • Avaliações realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1Escola Divina Providência
2Escola Ápice Eleva
3Colegio Memorial
4Colégio Divino Salvador
5Escola Antonio Cintra Gordinho
6Escola La Fontaine
7Colégio Domus Sapiens – Unidade I
8Colégio Domus Sapiens – Unidade II
9Escola Anchieta
10Colégio Pentagunum Objetivo de Jundiaí – Unidade 4

Melhores escolas em Jundiaí segundo o Ranking do ENEM

Além dos indicadores do portal SchoolAdvisor, outro fator importante para ficar de olho antes de matricular as crianças em uma escola é saber se ela teve um bom desempenho no ranking do ENEM. 

Confira aqui o ranking mais recente das melhores escolas em Jundiaí, de acordo com o desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do ENEM

POSIÇÃO ENEMNome da Escola
1Colégio Ser!
2Colégio Leonardo da Vinci
3Escola Ápice Eleva
4Colégio Memorial
5Escola Divina Providência
6Colégio Degraus
7Colégio Cristão de Jundiaí
8Colégio Crescer de Jundiaí
9Colégio Criarte
10Colégio São Vicente de Paulo

As 17 melhores escolas em Jundiaí

E agora que você já viu as classificações, que tal conhecer um pouco mais sobre essas instituições de ensino? Lembrando que nos três diferentes rankings acima, alguns nomes se repetem. 

Escola Divina Providência

Fundada em 1969, inicialmente com o nome de Externato Divina Providência, a instituição começou como uma pré-escola e evoluiu para, atualmente, atender desde o berçário até o Ensino Médio, cobrindo todo o currículo da Educação Básica. 

Localizada no bairro Engordadouro, a escola é líder entre as melhores infraestruturas de Jundiaí (IIESA), e também figura nos outros dois rankings levados em consideração para a lista das melhores escolas em Jundiaí: 4º lugar entre os melhores corpos docentes (ICDSA) e 5º melhor desempenho da cidade na mais recente prova do ENEM.

Colégio Ser!

Com o melhor desempenho entre as escolas em Jundiaí no ENEM e 3º colocado no ranking dos melhores corpos docentes (ICDSA), o Colégio Ser! está localizado no bairro Parque Centenário.

Fundada em 1988, a instituição de ensino tem muita tradição em Jundiaí e atende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, em um espaço com mais de 53 mil metros quadrados.

Colégio Leonardo da Vinci

Inaugurado em 1983, o Colégio Leonardo da Vinci de Jundiaí deu início a suas atividades com uma primeira turma de Ensino Médio. Três anos depois, inaugurou o cursinho pré-vestibular Anglo de Jundiaí. E em 2005, ampliou seu atendimento para alunos do Ensino Fundamental II.

Localizado no bairro Vila Municipal, o colégio foi avaliado no Portal SchoolAdvisor como o de melhor corpo docente entre as escolas em Jundiaí. E também obteve o 2º melhor resultado no ENEM.

Escola Ápice Eleva

Presente nos três rankings considerados para a lista das melhores escolas em Jundiaí, a Escola Ápice Eleva está localizada no Centro e tem turmas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

O colégio ocupa a 2ª posição tanto na lista das melhores infraestruturas (IIESA) quanto na de melhores corpos docentes (ICDSA) e dos melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio.

More perto da Escola Ápice Eleva

Quer levar poucos minutos para chegar à Escola Ápice Eleva? Então clique nos links e veja ofertas de imóveis para alugar e para comprar na região. Ou veja mais opções abaixo.

Colégio Memorial

Também figurando em todos os rankings, o Colégio Memorial teve sua melhor colocação entre as principais infraestruturas, com o 3º lugar no ranking IIESA. A instituição também obteve o 4º melhor desempenho da cidade no ENEM e ocupa o 5º lugar entre os melhores corpos docentes (ICDSA).

Localizado com duas unidades no bairro Ponte São João, o Colégio Memorial foi fundado em 1988 e trabalha com alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

More perto do Colégio Memorial

Gostou do que viu e ficou com vontade de morar perto do Colégio Memorial? Então clique aqui e tenha acesso às ofertas de imóveis à venda nas redondezas. Ou veja mais opções abaixo.

Escola Antonio Cintra Gordinho

Parte da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho, fundada em 1957, uma entidade filantrópica voltada para prestar assistência a crianças desamparadas, a Escola Antonio Cintra Gordinho nasceu em 1981.

A instituição, que atende anualmente cerca de 500 crianças e adolescentes nos Ensinos Fundamental I e II, no Ensino Médio e também com Ensino Médio Técnico, está localizada no bairro Jardim Carolina e aparece nos dois rankings do SchoolAdvisor: 5º lugar no IIESA e 6ª posição no ICDSA.

Colégio São Vicente de Paulo

Parte da Rede Educacional Vicentina, que conta ainda com três colégios em São Paulo (SP), o Colégio São Vicente de Paulo está localizado no bairro Anhangabaú, em Jundiaí, e trabalha com crianças e adolescentes desde o berçário até o Ensino Médio. 

A instituição figura na lista das melhores escolas em Jundiaí por ter obtido o 7º lugar no ranking dos melhores corpos docentes (ICDSA) e também o 10º melhor desempenho da cidade no ENEM.

Colégio Cristão de Jundiaí

Localizado na Vila Boaventura, o Colégio Cristão de Jundiaí se concretizou em 2006, quando deu início ao Ensino Médio, mas teve sua origem nos anos de 1980, com a criação da Escola Cristã de Jundiaí. 

O colégio, que hoje atende apenas o Ensino Médio, teve o 7º melhor desempenho da cidade no ENEM e também figura em 9º na lista dos melhores corpos docentes de Jundiaí, de acordo com o portal SchoolAdvisor (ICDSA).

Colégio Divino Salvador

Fundado em 1954, o Colégio Divino Salvador teve suas origens na Escola Apostólica Divino Salvador, criada em 1925, que foi o primeiro seminário salvatoriano do Brasil. 

Salvatoriano significa da Sociedade do Divino Salvador, fundada no Século XIX pelo Padre Jordan, nascido na Alemanha e que veio para o Brasil em 1896.

Localizado no bairro Vila Arens, o Colégio Divino Salvador atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e aparece nos dois rankings do SchoolAdvisor: 4º no IIESA e 10º no ICDSA.

Colégio Criarte

Inaugurado em 1998, inicialmente apenas com a Educação Infantil, o Colégio Criarte evoluiu ao longo dos anos ao adotar o Ensino Fundamental I (2003), o Ensino Fundamental II (2007) e, finalmente, o Ensino Médio (2011).

A instituição atende em duas unidades localizadas no bairro Jardim Bonfiglioli. A primeira do berçário ao 3º ano e a segunda do 4º ano ao Ensino Médio. E foi avaliada pelo SchoolAdvisor com o 8º melhor corpo docente de Jundiaí, além de ter obtido o 9º melhor desempenho da cidade no ENEM. 

Colégio Degraus

O Colégio Degraus se instalou na cidade de Jundiaí em 2005, mais precisamente no bairro Eloy Chaves, onde atende crianças e adolescentes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Rapidamente se tornou uma das melhores escolas em Jundiaí. E teve o 6º melhor desempenho na mais recente prova do Exame Nacional do Ensino Médio. 

Colégio Crescer de Jundiaí

Localizado no Centro da cidade, o Colégio Crescer de Jundiaí obteve o 8º melhor desempenho no ENEM entre as instituições do município. 

Fundado em 1987, o colégio iniciou suas atividades apenas com a Educação Infantil. E, gradativamente, foi ampliando seu atendimento para chegar até o Ensino Médio e cobrir toda a Educação Básica. 

Escola La Fontaine

Inicialmente criada para trabalhar apenas com a Educação Infantil, em 1971, a Escola La Fontaine não demorou para crescer e passar a oferecer, em 1978, o Ensino Fundamental. 

Entre 1999 e 2003, o colégio construiu sua sede própria, na Vila Inhamupe, e em 2012 passou a oferecer todo o currículo da Educação Básica ao lançar turmas de Ensino Médio. A instituição aparece na 6ª melhor infraestrutura da cidade no ranking IIESA.

Colégio Domus Sapiens – Unidades I e II

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Colégio Domus Sapiens está presente na cidade de Jundiaí com duas unidades, uma no bairro Vila Progresso (I) e a outra no Jardim Ana Maria (II).

E ambas as unidades aparecem em um dos rankings adotados para a lista das melhores escolas em Jundiaí. Ambas entre as melhores infraestruturas. A Unidade I aparece em 7º lugar no IIESA, enquanto a Unidade II vem logo na sequência, em 8º.

Escola Anchieta

O Grupo Anchieta começou sua história em Jundiaí em 1941, com a criação das escolas Padre Anchieta. E hoje, dentro de uma grande estrutura no Centro, trabalha desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, além de Ensino Médio Técnico em Administração, Design de Interiores, Informática e Nutrição. 

Entre as melhores escolas em Jundiaí, a Escola Anchieta aparece na lista por ter obtido a 9ª melhor avaliação de infraestrutura pelo ranking IIESA do portal SchoolAdvisor. 

Colégio Pentagunum Objetivo de Jundiaí – Unidade 4

Parte do Grupo Objetivo, criado em 1965 na Capital São Paulo, o Colégio Pentagunum de Jundiaí iniciou suas atividades em 1992, inicialmente apenas com a Educação Infantil. Posteriormente, em 2007, adotou os Ensinos Fundamental I e II e o Ensino Médio, para cobrir toda a Educação Básica.

Com 4 unidades na cidade, o Colégio Pentagunum entra em nossa lista com a sua Unidade 4, localizada no bairro Anhangabaú, que ficou com o 10º lugar no ranking das melhores infraestruturas (IIESA).

Melhores escolas em Jundiaí: more perto da mais adequada para seus filhos

Agora que você já conhece as melhores escolas em Jundiaí, que tal procurar um novo lar para comprar ou alugar perto de alguma delas? Afinal, morar próximo do local de estudos das crianças é uma excelente forma de otimizar o tempo na correria do dia a dia e, com isso, ter mais qualidade de vida. 

Pelo QuintoAndar, você consegue encontrar casas e apartamentos para alugar ou comprar com precisão na cidade do Interior Paulista. 

Para isso, é só buscar pela localização na nossa plataforma e ver os anúncios de imóveis disponíveis na região da sua preferência!