Você pretende morar na capital do Amazonas e gostaria de saber quais as opções de boas escolas particulares em Manaus para matricular seus filhos? Temos uma boa notícia: a cidade não é apenas um bom lugar para se viver, também tem boas instituições de Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

Para saber onde matricular seus filhos, contamos com a expertise da SchoolAdvisor, que preparou uma lista com as melhores instituições de ensino da cidade de acordo com alguns índices avaliados.

Então, que tal conferir? Veja o que você encontrará por aqui:

Quantas escolas há em Manaus?

As escolas particulares em Manaus fazem parte de um universo amplo da educação da cidade. No total, há 12,55% de colégios que se enquadram nesse critério. Em números absolutos, isso representa 989 unidades de ensino pagas.

Ainda há as instituições públicas. Nesse caso:

  • 41,43% escolas são estaduais;
  • 45,25% são municipais;
  • 0,77% é federal.

Segundo o IBGE, 94,2% da população de 6 a 14 anos é escolarizada. Esse é um percentual significativo para uma população superior a 2,2 milhões de pessoas.

Além disso, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) chega a 0,737, considerado alto. A capital amazonense tem um Produto Interno Bruto (PIB) per capita de mais de R$ 41 mil, demonstrando o impacto da educação na industrialização da cidade.

Em relação ao Brasil, Manaus tem o 5° maior PIB, com mais de R$ 91,7 milhões. Isso representa 1,2% do total das riquezas produzidas no país, com destaque para a indústria de transformação é o grande destaque. Os dados são de 2022.

Quais os indicadores de qualidade utilizados na formação dos rankings?

Os rankings utilizados para elencar as melhores escolas particulares em Manaus são:

  • Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA);
  • Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA);
  • Enem.

O SchoolAdvisor analisa vários aspectos para formar os rankings ICDSA e IIESA, que explicaremos a seguir. Em relação à lista do Enem, é considerado o desempenho obtido pelos alunos na prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).

Entenda melhor cada um dos rankings e como cada um deles funciona.

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O ICDSA analisa a equipe de professores da escola de acordo com os seguintes fatores:

  • Adequação de Formação Docente: avalia o ajuste da formação dos professores à disciplina ministrada;
  • Indicador de Regularidade Docente: confere a permanência do professor na escola entre os anos de 2016 a 2020;
  • Docentes com Curso Superior: analisa o total de professores com nível de graduação completo;
  • Avaliações quantitativas: são realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking ICDSA

Posição ICDSANome da escola
1Escola Internacional do Amazonas – International School of Amazonas
2Colégio Santa Dorotéia
3Escola Professora Josephina De Mello
4Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
5Centro Educacional Pingo de Gente Laviniense Ensino Integrado
6Centro Educacional La Salle
7Centro Educacional Imperial
Colégio Dom Bosco Manaus
9Escola Celus
10Centro Educacional Século

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

O foco do IIESA é avaliar o espaço e os recursos disponíveis para os alunos. As escolas são classificadas de acordo com conceitos. Para isso, os critérios analisados são:

  • Salas disponíveis: ou seja, o total de salas oferecidas aos alunos em comparação com o tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: indica se a escola tem a infraestrutura mínima exigida para atender as turmas;
  • Infraestrutura: confere a infraestrutura esperada para atender os alunos;
  • Avaliações quantitativas: são as análises realizadas no site SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

Conceito IIESANome da escola
A+Centro Educacional Século
ACentro Educacional Pingo de Gente Laviniense Ensino Integrado
AColégio Dom Bosco Manaus
ACentro Educacional Santa Teresinha – CEST
ACentro Educacional Recanto da Criança Interativo

Melhores escolas particulares em Manaus segundo o ranking do Enem

Também foi realizada uma lista relativa à nota do Enem. Ela vale tanto para as escolas de tempo integral particulares em Manaus quanto para as outras instituições privadas com regimes de ensino diferentes.

Veja mais sobre o resultado alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ranking do Enem

Posição EnemNome da escola
1Centro Educacional Lato Sensu
2Centro Educacional Pingo de Gente Laviniense Ensino Integrado
3Colégio Lato Sensu – Unidade Centro
4Centro Educacional Adalberto Valle – Unidade I
5Centro de Ensino Maria Angelim
6Escolas Idaam – Unidade Atlantic
7Centro Educacional La Salle
Instituto Prof. Denizard Rivail
9Escolas Idaam – Unidade Djalma Batista
10Colégio Dom Bosco Manaus

17 excelentes escolas particulares em Manaus

As escolas particulares em Manaus que selecionamos para trazer mais detalhes são as que estão presentes em pelo menos um dos rankings acima. Algumas delas se repetem, indicando que atenderam a critérios diferentes e conseguiram aparecer em mais de um ranking.

Veja mais detalhes sobre as instituições de ensino em Manaus, destacando que a ordem em que aparecem não indica um ranking entre elas!

Escola Internacional do Amazonas – International School of Amazonas

Fundada pela britânica dra. Pamela Jane Dickens Alves, a Escola Internacional do Amazonas começou suas atividades em 2005. Antes disso, a primeira iniciativa para a abertura da instituição de ensino foi obter o reconhecimento da Universidade de Cambridge.

O objetivo era que o departamento de exames internacionais qualificasse a escola para ser um centro de testes para IGCSEs e A-levels. Essas são duas certificações para estudantes do Ensino Médio que estão se preparando para ingressar na faculdade.

Em 2023, a International School of Amazonas tem 185 estudantes, distribuídos por 21 salas. O ICDSA ficou com uma pontuação 81 de um total de 100. Já o IEESA é B+. A escola ainda oferece Ensino Fundamental e Médio.

A Escola Internacional está em um dos melhores bairros de Manaus, a Ponta Negra. Por isso, você pode morar em um local tranquilo e com uma vista incrível tendo um colégio de qualidade perto de casa.

Colégio Santa Dorotéia

O Colégio Santa Dorotéia é uma escola cristã. Ele foi fundado ainda em 1910 pela Congregação das Irmãs de Santa Dorotéia do Brasil, quando as 5 primeiras irmãs chegaram ao Brasil.

Elas foram ao Amazonas a pedido do então bispo do estado, Dom José Lourenço de Aguiar. Desde então, a escola se consolidou como uma excelente instituição de ensino da capital.

No total, o colégio tem 570 estudantes, com 31 salas. Pelos rankings analisados, a pontuação foi 80 em 100 no ICDSA e B+ no IIESA. A escola oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio. O Colégio Santa Dorotéia fica localizado no Centro, na Avenida Joaquim Nabuco.

Veja no mapa a localização exata do Colégio Santa Dorotéia:

Escola Professora Josephina De Mello

Uma das escolas de tempo integral em Manaus, a Escola Professora Josephina De Mello, foi fundada em 1986. Seu surgimento é derivado do Pastor Tomoyuki Nakada, um japonês que morava na Colônia Cachoeira Grande, em Manaus.

Ele fazia parte da Missão Evangélica Sul América do Brasil e tinha o objetivo de atender aos desejos da comunidade japonesa da localidade. Assim, criou a escola, que recebeu o nome da professora e enfermeira Josephina De Mello.

Bem estruturada, a escola tem 464 alunos, em 42 salas. De acordo com o ranking ICDSA, a escola recebeu uma pontuação de 80 e B+ no IIESA.

A escola atende o Ensino Fundamental e Médio, sempre com base na proposta pedagógica de Vygotsky. Assim, prevê-se que o estudante deve estar em constante interação social.

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Uma das escolas particulares de Ensino Fundamental em Manaus mais antigas, o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora foi fundado em 1930. A instituição surgiu a partir da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, que segue o Espírito de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana.

Portanto, é uma escola católica, que oferece turmas de Ensino Fundamental e Médio. Com essa prerrogativa, são 229 estudantes divididos em 24 salas.

O corpo docente teve nota 79, segundo o ranking IDCSA, e a infraestrutura chegou a B+, conforme o IIESA. O Colégio Nossa Senhora Auxiliadora está localizado no centro de Manaus e a menos de 3km de dois excelentes parques em Manaus: o Senador Jefferson Péres e o Parque das Araras

Se quiser visualizar o local exato da escola, é só olhar no mapa abaixo:

Centro Educacional Pingo de Gente Laviniense Ensino Integrado

O Centro Educacional Pingo de Gente foi fundado antes do Laviniense, ainda em 1976. Suas fundadoras foram as irmãs Maria Elisabete Claro Magalhães e Natalia de Lourdes Claro Vieiralves.

Começou apenas com o Ensino Infantil e, ao abrir uma segunda sede, passou a ofertar também os anos iniciais do Fundamental. Já em 1990, surgiu o Laviniense Ensino Integrado.

O nome é uma homenagem à família das fundadoras e o objetivo da escola era dar continuidade ao ensino do Pingo de Gente. Por isso, eram oferecidas as séries finais do Ensino Fundamental.

Em 2005, as escolas se uniram, efetivamente, e foi implantada a primeira série do Ensino Médio. Localizado no bairro de Adrianópolis, o Centro Educacional tem 1.017 alunos em 33 salas.

No ranking ICDSA, a nota foi 78. Por sua vez, no IIESA, foi A. A escola também ficou bem posicionada no Enem, alcançando a 2ª posição.

Centro Educacional La Salle

O Centro Educacional La Salle faz parte de uma rede integrada que atua no Brasil e no Chile. No total, são 7 comunidades de educação básica e mais uma missão especial em Moçambique, na África.

Em Manaus, a escola tem mais de 40 anos de história e oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Essa também é uma das escolas de tempo integral em Manaus que são particulares.

Com 2.666 estudantes distribuídos em 77 salas, as notas do La Salle Manaus foram 78 no ICDSA e B+ no IIESA. A escola também apareceu bem colocada no Enem, na 7ª posição. O colégio fica no bairro Dom Pedro.

Centro Educacional Imperial

Com mais de 25 anos de história, o Centro Educacional Imperial é uma escola cristã. Oferece turmas para Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio.

Localizado no bairro Cidade de Deus, tem 760 alunos em 18 salas. O ICDSA ficou com nota 78, enquanto o IIESA ficou com classificação B.

Colégio Dom Bosco Manaus

Bastante conhecido em todo o país, o Colégio Dom Bosco Manaus faz parte de uma rede nacional. A unidade foi construída na década de 1920 no centro da capital amazonense devido a um desejo dos padres salesianos.

 A sede atual foi construída e inaugurada na década de 1970. No entanto, o colégio manteve outras duas unidades, sendo que a mais antiga foi definida como Patrimônio Cultural de Manaus, em 2004.

Em 2023, o Colégio Dom Bosco Manaus conta com Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio. São 520 estudantes em 24 salas.

Localizado no centro, oferece bolsas de estudo. No ranking IDCSA, a nota foi 77. Por sua vez, no IEESA, a classificação foi A. No Enem, fechou a lista das 10 melhores escolas particulares em Manaus.

Escola Celus

A Escola Celus tem mais de 40 anos de história, sendo bastante conhecida na cidade. A unidade fica no bairro Cidade Nova e tem 597 alunos, com distribuição por 12 salas.

O colégio oferta educação infantil e ensino fundamental e médio. A pontuação do ICDSA foi 77, enquanto o IIESA ficou com C+.

Centro Educacional Século

Com foco no ensino das novas habilidades exigidas para o futuro, o Centro Educacional Século adota um padrão internacional. Com o uso de tecnologias e ferramentas inovadoras, essa escola se diz ser voltada para os futuros líderes.

Para isso, trabalha a agroecologia, o empreendedorismo e a robótica, entre outras disciplinas. O colégio oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Tem 268 alunos, divididos em 37 salas. O corpo docente, ICDSA, ficou com 76 pontos. Enquanto isso, a infraestrutura (IIESA) fechou com a classificação A+. Além disso, a escola fica próximo ao Complexo da Ponta Negra.

Veja no mapa a localização exata do Centro Educacional Século:

Centro Educacional Santa Teresinha – CEST

A escola católica foi fundada em 1937 pelo bispo Dom Pedro Massa. O CEST faz parte da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora, da Rede Salesiana Brasil de Escolas e da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia.

Tornou-se uma escola com cobrança de mensalidade a partir de 1971. Desde 2000, também oferece o Ensino Médio, além do Ensino Fundamental e Educação Infantil.

No total, são 378 alunos, distribuídos em 15 salas. No IDCSA, a escola ficou com nota 71. Enquanto isso, no IIESA, obteve A. A instituição de ensino fica no centro de Manaus.

Veja no mapa a localização exata do CEST:

Centro Educacional Recanto da Criança Interativo

Em 1990, dois professores, José Monteiro Neto e Maria Dulcilene Monteiro, optaram por abrir uma escola. Esse foi o começo da história do Centro Educacional Recanto da Criança.

Em 2005, a instituição de ensino recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar o Ensino Médio. Nesse momento, foi acrescentado o “Interativo” ao nome da escola.

Com 646 estudantes, a escola tem 21 salas e fica no bairro Novo Aleixo. No IDCSA, ficou com nota 69, enquanto no IIESA, obteve A.

Veja no mapa onde fica o Centro Educacional Recanto da Criança Interativo:

Centro Educacional Lato Sensu

Fundado em 1984, o Centro Educacional Lato Sensu tem várias unidades em Manaus e uma em Rio Branco, no Acre. Criado pelas professoras Clarice Pazuello Benzecry e Ivete Melo França, a primeira unidade foi em Adrianópolis.

No começo, eram oferecidos Ensino Fundamental e Médio. No entanto, em 2004, foram inauguradas as unidades Centro e Rio Branco. Em 2012, a unidade Cidade Nova e, em 2013, a da Ponta Negra começaram suas atividades.

Com 1.413 alunos apenas na unidade de Adrianópolis, tem um total de 40 salas. O ICDSA tem 74 pontos e o IEESA teve classificação B+. No Enem, os alunos ficaram na 1ª posição.

Na unidade Centro, são 411 estudantes em 23 salas. O ICDSA é 72 e o IIESA é C+. Já no Enem, a classificação foi o 3° lugar. Vale lembrar que essa escola particular de Manaus está na lista justamente devido aos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Centro Educacional Adalberto Valle – Unidade I

O CEAV tem uma sede no centro e a unidade I fica no Aleixo, no Conjunto Morada do Sol. Criado em 1964 por irmãs e freis capuchinhos, iniciou suas atividades como Jardim de Infância.

Em 1998, recebeu a autorização para abrir turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em 2003, começaram as atividades dos anos finais. No entanto, ainda não havia o Ensino Médio.

Isso foi possível em 2007, com a inauguração da unidade I. Assim, atualmente oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental e Médio.

Na unidade do Aleixo, são 1.660 alunos, divididos em 54 salas. No ICDSA, a nota foi 75, enquanto no IIESA, a classificação foi B+. Por sua vez, o Centro Educacional ficou na 4ª colocação no Enem.

Você também pode ver no mapa abaixo a localização do CEAV — unidade Morada do Sol, e pontos de interesse ao redor:

Centro de Ensino Maria Angelim

Outra das escolas particulares em Manaus com ensino integral, o Colégio Maria Angelim foi fundado em 1999. O nome veio da mãe de um dos fundadores, Sérgio Angelim da Frota, que foi professora de alfabetização.

Na época de sua abertura, a escola focava na Educação Infantil. Com o tempo, passou a ofertar Ensino Fundamental e Médio. Além disso, do maternal ao 5° ano, há a jornada integral.

Desde 2010, o Centro de Ensino Maria Angelim fez parceria com o Sistema COC de Ensino, hoje Pearson Education. Uma característica são as aulas em 3D.

Com tudo isso, a escola tem 427 alunos e 17 salas. No ICDSA, ficou com a pontuação 73. Já no IIESA, alcançou a classificação B. No Enem, atingiu a 5ª posição.

Veja no mapa abaixo a localização do Centro de Ensino Maria Angelim, localizado na Cidade Nova:

Escolas Idaam Unidades Atlantic e Djalma Batista

As Escolas Idaam iniciaram em 2007, quando a administração do CIEC Djalma Batista foi assumida. A instituição havia iniciado suas atividades em 1986 e passou por uma reformulação.

Em 2010, a Unidade Cidade Nova foi inaugurada, sendo seguida por:

  • Unidade Parque Dez, em 2011;
  • Unidade Eldorado, em 2013;
  • Unidade Cachoeirinha, em 2014;
  • Unidade Atlantic, de maneira anexa à Djalma Batista, em 2016;
  • Unidade Constantino Nery, em 2019;
  • Unidade Torquato Tapajós, em 2021;
  • Unidade Morada do Sol, em 2022.

Nessas unidades, são oferecidos Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio. Os dois destaques são as Unidades Djalma Batista e Atlantic.

A primeira fica no bairro Chapada e tem 1.794, divididos em 36 salas. O ICDSA tem uma nota de 71 e o IIESA ficou com classificação C+. No Enem, a unidade Djalma Batista ficou em 9° lugar.

Por sua vez, a Unidade Atlantic — que também fica na Chapada — tem 165 estudantes e 6 salas. O ICDSA ficou com pontuação 66 e o IIESA ficou com D+. No Enem, o resultado foi melhor, alcançando a 6ª posição.

Instituto Prof. Denizard Rivail

Fundado em 1994, o IDR foca na inovação, no empreendedorismo e na transformação. Por isso, oferece carga estendida de inglês da Educação Infantil ao 5° ano e é uma das escolas particulares de tempo integral em Manaus da Educação Infantil ao 6° ano, oferecendo também Ensino Fundamental e Médio.

Localizado no bairro Da Paz, tem 828 alunos divididos em 24 salas. No IDCSA, a nota foi 68. Já no IIESA, a classificação foi B+. Já no Enem, atingiu a 8ª colocação.

Veja a localização exata do Instituto Prof. Denizard Rivail abaixo:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.