Muitas pessoas buscam morar em São Caetano do Sul não apenas por conta da proximidade com a capital São Paulo, mas também pela qualidade de vida que o município do ABC Paulista oferece. E neste artigo, vamos falar sobre um dos pontos mais importantes da cidade, tanto historicamente quanto na rotina diária, especialmente no que diz respeito à mobilidade da população: a Estação São Caetano, por onde passam os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Navegue pelo conteúdo:

História da Estação de trem São Caetano

Inaugurada em 1883, a Estação São Caetano foi construída para ser uma das paradas da Estrada de Ferro São Paulo Railway – a primeira ferrovia de São Paulo, que já funcionava desde 1867, ligando a cidade de Jundiaí ao porto de Santos – e foi fundamental para o desenvolvimento do estado. 

Em São Caetano, a estação funcionou com apenas um edifício e uma plataforma, na rua Perrella. O prédio de arquitetura de estilo vitoriano foi demolido em 1975, dando lugar a uma edificação maior e novas estruturas.

Em 2015, a Estação São Caetano passou a se chamar Prefeito Walter Braido, em homenagem a Hermógenes Walter Braido, falecido em 2008, que foi prefeito da cidade por três mandatos: de 1965 a 1969; de 1973 a 1977 e de 1983 a 1988.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Onde fica a Estação São Caetano?

A Estação São Caetano está localizada bem no Centro da cidade de São Caetano do Sul. O bairro, inclusive, cresceu no entorno da estação ferroviária. 

A poucos metros da estação de trem está o Terminal Rodoviário de São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário Nicolau Delic), que foi inaugurado na década de 1980 e integra linhas municipais, intermunicipais, estaduais e interestaduais, assim como os próprios trens da Estação São Caetano. 

Com ruas movimentadas, os arredores da estação, assim como o Centro da cidade em geral, contam com um misto entre comércio, indústria e residências. Na parte leste do bairro ficam fábricas, como a da Vigor e da GM. E logo abaixo há um forte centro comercial, com lojas, restaurantes e serviços públicos, como cartório,  Fórum Trabalhista, Previdência Social e Delegacia da Receita Federal. 

A região também conta com algumas universidades. E por ter uma maioria de moradores mais jovens, tem uma vida noturna mais agitada, com várias opções de bares e boates.

+ Leia também:

ABC Paulista para universitários: os melhores bairros da região pra você morar

Estação São Caetano
Endereço: Rua Serafim Constantino, 51 – Centro

De São Caetano a São Paulo em poucos minutos

São Caetano do Sul fica a apenas 15 Km de São Paulo. E justamente por isso, é uma cidade muito procurada por quem trabalha na capital, mas deseja morar em um lugar menos movimentado. 

De trem, partindo da Estação São Caetano, é possível chegar ao Centro de São Paulo em cerca de 30 minutos, para quem quer evitar o trânsito de ônibus ou de carro. 

Linha 10 – Turquesa 

(Fonte: CPTM)

A Estação São Caetano faz parte da Linha 10 – Turquesa, uma das cinco linhas da CPTM, que vai da cidade de Jundiaí até o município de Rio Grande da Serra. É a linha mais longa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com 100,7 Km de extensão, e corresponde justamente ao trecho mais antigo ainda em operação da Estrada de Ferro São Paulo Railway, que você já viu por aqui. 

Se na cidade de São Caetano do Sul a estação fica na Rua Serafim Constantino, no mapa da CPTM, podemos dizer que ela está localizada entre as estações de Utinga e Tamanduateí.

Veja no mapa abaixo o trajeto da Linha 10 – Turquesa até a estação do Brás:

(Fonte: CPTM)

Embarque e desembarque

A Linha 10 – Turquesa da CPTM funciona diariamente entre 4h e meia-noite. Veja no quadro abaixo como são os horários e intervalos dos trens:

Dias da semanaHoráriosIntervalo (minutos)
Dias úteis4h – 5h12
5h – 8h306* / 12
6h – 9h3030**
8h30 – 16h8
16h – 19h506* / 12
16h – 20h1530**
19h50 – 0h10
Sábados4h – 21h8
21h – 0h35
Domingos e feriados4h – 0h35
(Fonte: CPTM)

* Entre Brás e Mauá
** Expresso entre Santo André e Tamanduateí

Reforma da Estação São Caetano

Em agosto de 2021, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo assinou uma ordem de serviço para assegurar a obra de modernização da Estação São Caetano, que receberá um investimento de R$ 30 milhões. 

A reforma tem previsão de conclusão de 18 meses e terá grande foco na resolução de problemas de acessibilidade e na diminuição do tempo de espera entre os trens.

De acordo com informações divulgadas na assinatura da ordem de serviço, a Estação São Caetano ganhará quatro elevadores e rampas de acessibilidade. 

Seu prédio, inaugurado em 1973, tem atualmente 3,4 mil m2 de área construída. Com a nova estrutura, será ampliado para 6,5 mil m2.

Um trem a poucos passos de casa

Se você precisa de mobilidade para trabalho ou mesmo para o seu lazer, nada melhor que morar perto de uma estação de trem que pode te levar a diversos lugares em poucos minutos, não é mesmo? 

E você pode escolher um lugar para morar perto da Estação São Caetano dando uma olhada nas ofertas de imóveis para comprar ou alugar em São Caetano do Sul pelo QuintoAndar
Basta usar os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa em nossa plataforma digital e navegar pelo mapa para escolher o imóvel que mais te agradar e o mais próximo possível da Estação São Caetano.