Maior arena em área construída do país, o Estádio Mané Garrincha, que foi um dos principais palcos da Copa do Mundo Fifa de 2014, é tão monumental quanto o Eixo Monumental onde está localizado. E além de grandes partidas de futebol, o espaço também serve à população de Brasília como local de eventos e shows.

O estádio faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, junto com o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre a história, a reconstrução e tudo que o Estádio Mané Garrincha oferece aos moradores da Capital Federal.

Navegue pelo conteúdo:

História do Estádio Mané Garrincha

O Estádio Governador Hélio Prates da Silveira, como era chamado inicialmente em homenagem ao governante do Distrito Federal na época, foi inaugurado no dia 10 de março de 1974. Já o complexo onde o estádio se encontrava tinha o nome do Presidente Médici.

Na sua inauguração, em um jogo em que o Corinthians venceu por 2 a 1 o hoje extinto time local CEUB, as obras do estádio ainda estavam em andamento. Quando enfim ficou pronto, poucos anos depois, o espaço oferecia uma capacidade de acomodar 45.200 pessoas.

Na década de 1980, após o falecimento do lendário Garrincha, um dos heróis da Seleção Brasileira nas conquistas dos dois primeiros títulos mundiais em 1958 e 1962, o estádio foi rebatizado com o nome do ex-jogador.

Quando o QuintoAndar administra, o aluguel é garantido todo dia 12
Quando o QuintoAndar administra, o aluguel é garantido todo dia 12 Anunciar imóvel

+ Leia também:
Museu de Arte de Brasília: conheça a história do espaço da arte moderna na cidade
Memorial dos Povos Indígenas: pluralidade cultural e histórica dos habitantes originários

Reconstrução

Em 2007, o Brasil foi escolhido como país-sede da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014. Dois anos depois, foram escolhidas as cidades-sede. E Brasília entrou na lista das 12, ao lado de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Natal (RN) e Manaus (AM).

Para que Brasília fosse escolhida, o governo do Distrito Federal apresentou um projeto de reforma do Estádio Mané Garrincha. E no mesmo ano, após o anúncio oficial das cidades-sede, o espaço entrou em obras.

Foto que ilustra matéria sobre o Estádio Mané Garrincha mostra o canteiro de obras de quando a arena foi reconstruída visto de cima.
Estádio Mané Garrincha em obras (Foto de Roberto Castro | MTUR)

Quanto custou o Estádio Mané Garrincha?

De acordo com auditorias do Tribunal de Contas do Distrito Federal, o custo final da reconstrução do estádio ficou em R$ 1,97 bilhão, o que faz da obra a mais cara entre todos os estádios que foram construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014.

Arena BSB

Em 2020, o Governo do Distrito Federal, que bancou a reforma, formalizou a concessão, por 35 anos, do Estádio Mané Garrincha para a iniciativa privada. Com isso, a concessionária Arena BSB passou a fazer a gestão tanto do estádio quanto do ginásio Nilson Nelson e do Complexo Aquático Cláudio Coutinho.

A área do complexo tem mais de 830 mil m² e conta com um projeto de se tornar um dos maiores centros de entretenimento e lazer do Brasil, inclusive com a construção de um Boulevard, atrás do Estádio Mané Garrincha e do Ginásio Nilson Nelson, com cinema, teatro, casa noturna, restaurantes, academia, quadras esportivas, lojas, clínicas e escritórios.

Em dezembro de 2021, o consórcio que administra o estádio vendeu os naming rights para o Banco de Brasília, que comprou os direitos para rebatizar o espaço como Arena BRB Mané Garricha entre 2022 e 2025, com possibilidade de prorrogar a parceria por mais três anos.

Estrutura

Foto que ilustra matéria sobre o Estádio Mané Garrincha mostra o interior da arena, com seu gramado e as arquibancadas com cadeiras vermelhas.
Interior do estádio Mané Garrincha (Foto: Shutterstock)

Após a reforma, o Estádio Mané Garrincha aumentou sua capacidade de público para 72.500 pessoas, tornando-se o segundo maior do Brasil nesse quesito, atrás apenas do Maracanã, no Rio de Janeiro, que comporta 78.838 pessoas.

Após a reforma, o Estádio Mané Garrincha se tornou uma arena multiuso, que além dos jogos de futebol, oferece seu espaço para diversos outros tipos de eventos, como:

  • Shows
  • Congressos
  • Exposições
  • Lançamento de produto
  • Confraternizações
  • Festas culturais

Festa no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

Além de grandes eventos, o Estádio Mané Garrincha também abre seu espaço para a realização de pequenos sonhos. A arena conta com a Fut Festa, que abre as instalações para a realização de festas infantis, com direito a equipe de recreação, brinquedos infláveis, arco e flecha, fut mesa, cama elástica, fut tênis, entre outros jogos.

Além disso, as crianças ainda disputam uma partida de futebol no gramado principal do estádio, com a ajuda de uma animadora de torcida e um árbitro.

Onde fica o Estádio Mané Garrincha?

Localizado na Asa Norte, no Eixo Monumental, o Estádio Mané Garrincha fica em uma área bem central de Brasília, a menos de 3 Km do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek e a 3 Km da Esplanada dos Ministérios.

Endereço: SRPN Arena BRB Mané Garrincha – Asa Norte
Telefone: (61) 4103-3553

Veja no mapa a localização exata do Estádio Mane Garrincha:

More próximo do Estádio Mané Garrincha

O Complexo Cultural da República está presente no dia a dia dos moradores de Brasília, em especial aqueles que estão mais próximos do Eixo Monumental. Caso você esteja pensando em morar na Capital Federativa, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um imóvel por lá!

Em nossa plataforma, pelo site ou app, estão diversas ofertas de imóveis para alugar na cidade. E você ainda utiliza mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a busca e encontrar o lar com a sua cara, ficando bem pertinho do Complexo Cultural da República!

Clique aqui para navegar pelo nosso mapa ou veja abaixo opções de imóveis para alugar em Brasília:

© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.