Trocar o ambiente corporativo para executar as atividades profissionais de casa é uma prática cada vez mais comum. Mas como criar um home office que faça o trabalho render e ainda tenha a sua cara? Nós te contamos quais são os itens principais a considerar na hora de montar seu cantinho de trabalho.

1. Comece pelo lugar do home office

Qualquer canto da casa pode se tornar um home office. Pode ser o quarto de serviço, de hóspede ou até mesmo um espaço a parte, na sala. Uma vez definido o local, o mais importante é buscar os móveis corretos. Comece com uma mesa na altura certa e cadeira ergonômica. Há opções para todos os espaços e bolsos, o importante é escolher o mobiliário que te permita trabalhar com conforto.

2. Mantenha a organização

Um espaço amplo pode ter armários, mas se não for o caso vale investir em gaveteiros. Modelos com rodinhas que podem ficar ao lado e embaixo da mesa são bastante práticos. Caso não caiba, pense em prateleiras com caixas coloridas: elas são de fácil manuseio, ajudam a deixar o ambiente organizado e também compõem a no décor do ambiente!

3. Iluminação é importante

Luz natural é sempre a primeira opção: procure montar sua área de trabalho perto de uma janela com iluminação constante. Se você trabalha a noite ou não tem esse espaço em casa, iluminação fria com luz branca é a melhor para trabalhar. Complete com pontos de luz de chão ou no teto. E lembre-se: o foco de luz deve estar à frente de quem senta, evitando sombras.

4. A influência das cores no home office

Seu home office é um espaço onde você vai passar longos períodos, muitas vezes precisando de concentração. Invista em cores neutras, que são agradáveis para períodos de trabalho longos e que funcionam qualquer intensidade de luz. Cores fortes, como amarelos, ajudam a dar energia e podem estar em detalhes do espaço e itens de decoração.

5. O que diz o feng shui? Organização

A organização do espaço influencia diretamente na sua capacidade de concentração e criatividade – é o que diz o feng shui! Essa filosofia milenar chinesa acredita que quanto mais personalizado um espaço de trabalho, melhor fluem as energias criativas. Para pensar sua mesa de acordo com o feng shui, dedique o meio à sua principal ferramenta de trabalho (computador, por exemplo) e uma luminária ou ponto de luz; do lado esquerdo coloque livros, que representam sabedoria, ou elementos como plantas, que limpar o ar; dedique o lado direito à criatividade, com porta-lápis, fotografias de viagens e referências visuais inspiradoras.

Seja em cômodo separado ou integrado a outros ambientes, um home office é essencial na vida de muita gente. Já se inspirou para montar o seu? Se já faz toda diferença morar numa casa bonita, aconchegante e funcional, imagina só o que a decoração pode fazer pelo seu cantinho de trabalho! Olha aqui 10 dicas de como decorar o seu home office.