Com o trânsito caótico dos médios e grandes municípios, encontrar alternativas de transporte é uma forma de economizar tempo e dinheiro. Uma opção é andar de bike, mas nem todos os lugares são adequados para isso. Então, vale a pena conhecer as melhores cidades para ciclistas.

Afinal, a bicicleta traz vários benefícios, que vão além da facilidade de mobilidade urbana. Outras vantagens são:

  • Redução da emissão de gases carbônicos;
  • Aumento da sustentabilidade;
  • Economia;
  • Melhoria da qualidade de vida e do bem-estar;
  • Melhoria da resistência muscular;
  • Prevenção a más condições de saúde, como problemas cardiovasculares;
  • Melhoria do sono.

Portanto, para economizar, contribuir para o meio ambiente e adquirir mais saúde, conheça quais são as melhores cidades para ciclistas do Brasil.

Confira o que você vai ler por aqui:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Critérios para escolher as melhores cidades para ciclistas

Veja a seguir os principais critérios a serem observados.

Infraestrutura

A infraestrutura com ciclovias e ciclofaixas é fundamental para os ciclistas. As primeiras pistas são para uso exclusivo das bicicletas, sendo separadas do tráfego comum de veículos.

Por sua vez, as ciclofaixas são partes das calçadas, pistas de rolamentos ou canteiros, utilizadas somente para a circulação de bikes. Inclusive, apresentam uma sinalização específica.

Além de ciclovias e ciclofaixas, vale a pena ter estacionamento para bicicletas, sinalização adequada e centros de aluguel do veículo. Isso ajuda a facilitar o acesso às pessoas que querem andar de bike.

Belas paisagens

As belas paisagens fazem toda a diferença. É importante que a cidade tenha uma rota com vista panorâmica, parques e áreas verdes. Afinal, essa é uma forma de você relaxar a mente e usar esse tempo de deslocamento para curtir a vida.

Além disso, você também consegue desviar do tráfego, se puder passar por parques e outros locais. Desse modo, ouve os pássaros, sente um ar mais puro e descansa enquanto anda de bike.

5 melhores cidades para ciclistas no Brasil

A partir dos pontos apresentados acima, confira 5 cidades para morar e pedalar.

1. São Paulo

Garota ruiva andando de bicicleta na ciclofaixa da Avenida Paulista, em São Paulo.
Ciclofaixa na Avenida Paulista, em São Paulo.

A capital paulista é a cidade com a maior extensão de ciclovias no Brasil. No total, são 690 km de ciclovias e ciclofaixas, além de 32,1 km de ciclorrotas.

Ainda há 7.192 vagas em 72 bicicletários espalhados pela cidade. Sem contar as 802 vagas em 29 lugares com paraciclos.

Por tudo isso, esse foi o único município brasileiro a aparecer no ranking Bicycle Cities Index, que abrange 90 países. Do total de cidades listadas, São Paulo ficou em 76° lugar, com 24,81 pontos.

Alguns dos trechos mais movimentados da capital são o Canteiro Central da Avenida Paulista e a ciclovia do Rio Pinheiros. A prefeitura ainda pretende aumentar a extensão dos lugares para andar de bike.

Você ainda pode aproveitar o Ibirapuera e usar a bicicleta para descobrir o que fazer em São Paulo de graça. Afinal, há muitos museus, parques e outros lugares para visitar.

Que tal morar e pedalar em São Paulo? Veja a seguir algumas opções de imóveis disponíveis para alugar na Cidade ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

2. Fortaleza

A capital do Ceará tem 427,9 km de vias para ciclistas, conforme a prefeitura da cidade.  Um ponto positivo é que a malha cicloviária está em expansão e a expectativa é que, até o final de 2024, alcance-se o total de 500 km de ciclovias e ciclofaixas.

Além disso, uma pesquisa do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (IDTP Brasil), 51% da população de Fortaleza vive a menos de 300 metros de uma via cicloviária. Isso faz com que a cidade seja reconhecida como a capital em que as pessoas moram mais perto dessa infraestrutura.

Essa questão também é bem importante na cidade, ao ponto dela querer ser conhecida como a capital da bicicleta no Brasil. Outros pontos positivos são as belas paisagens e os parques de Fortaleza, que se tornam bons locais para aproveitar o passeio.

3. Florianópolis

Florianópolis é outra capital que vem investindo em opções de ciclovias e ciclofaixas. Por isso, está entre as melhores cidades para ciclistas.

Apesar de ser rodeada por natureza em sua parte insular, vem se tornando a segunda capital com mais ciclovias e ciclofaixas por habitante. No total, são 181,70 km, mas a tendência é de expansão.

Os parques em Florianópolis permitem andar de bicicleta e muitos bairros oferecem essa opção. Um dos melhores lugares é a Avenida Beira-mar, que tem um espaço amplo para esse tipo de deslocamento — ou, apenas, para se divertir e fazer um exercício.

Na parte continental, também há vias para andar de bike. Inclusive, é possível usar a Ponte Hercílio Luz para sair de um lado a outro da cidade, o que economiza dinheiro, tempo e estresse, devido ao trânsito.

A cidade também tem belas paisagens e o mar, que relaxa e acalma. Por isso, é um bom lugar para andar de bike.

More em Florianópolis e desfrute de todos os seus benefícios para ciclistas. Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar ou clique aqui para a lista completa.

Leia também: Conheça os melhores bairros de Florianópolis para se morar

4. Santos

Litoral de Santos com cliclovia.

No litoral paulista, uma das melhores cidades para ciclistas pedalarem é Santos. Além da paisagem incrível e da orla, há cerca de 50 km de malha cicloviária para se deslocar pelo município.

Um dos destaques de Santos é ser um local bem seguro para andar de bike. Além disso, a infraestrutura de vias para bicicleta cruzam a cidade e chegam a diferentes regiões, como a zona portuária e a divisa com São Vicente.

Além disso, Santos tem um clima agradável para andar de bicicleta, tanto para se deslocar quanto para fazer exercício. 

Que tal aproveitar as vantagens de Santos para andar de bike todos os dias? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na Cidade ou clique aqui para ver a lista completa..

Leia também: Confira dicas do que fazer em Santos e veja os melhores roteiros da cidade

5. Rio de Janeiro

Garota andando de bicicleta no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.

Uma boa ideia do que fazer no Rio de Janeiro gastando pouco é aproveitar as ciclovias. No total, são mais de 450 km de malha cicloviária, que vão da orla até outros locais da cidade.

Inclusive, há ciclovias em todas as zonas da capital fluminense. Por isso, você pode se deslocar de Copacabana a Ipanema, passando pelo Aterro do Flamengo. Também pode passear no Maracanã, Barra da Tijuca e diversos outros bairros e pontos importantes.

As paisagens são o grande ponto positivo do Rio de Janeiro. Além disso, você se desloca com facilidade e evita os problemas do trânsito.

Gostou da ideia de morar e pedalar no Rio? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na Cidade ou clique aqui para ver os disponíveis para compra.

Leia também: Descubra a diversidade histórica, cultural e gastronômica da cidade com as feiras no Rio de Janeiro

A importância de considerar outros fatores para escolher a melhor cidade para ciclistas

Na hora de escolher as melhores cidades para ciclistas pedalarem e viverem no Brasil, você também deve considerar outros fatores. Além da malha cicloviária e paisagens, avalie:

  • Clima, já que você precisará se deslocar ao ar livre. Então, é melhor evitar cidades chuvosas e muito frias;
  • Custo de vida, porque se você puder economizar, é melhor;
  • Cultura, pois os passeios, museus, parques e outros locais disponíveis para visitação ajudam a ter ânimo para pedalar;
  • Serviços disponíveis, tanto na cidade quanto no local em que vai morar. Por exemplo: bicicletário, facilidade de integração com outros meios de transporte etc.

More nas melhores cidades para ciclistas do Brasil

Com todas essas informações, é possível que você queira se mudar para uma das melhores cidades para ciclistas do Brasil. Se esse é o seu caso, conte com o QuintoAndar e aproveite todas as nossas opções de imóveis para alugar e comprar.

Além de encontrar a casa ou apartamento ideal, você faz todo o processo sem burocracia e com todo o apoio necessário dos nossos parceiros.

Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.