Em parceria com o portal School Advisor, listamos as 19 melhores escolas da Zona Oeste de SP para te ajudar a encontrar a escola certa para os filhos ou crianças da família e facilitar essa que é uma das decisões mais importantes dos pais ou responsáveis.

Afinal, os colégios influenciam não apenas o desenvolvimento educacional dos pequenos, como também moldam o crescimento pessoal a partir de metodologias comprometidas com a excelência acadêmica, corpo docente e infraestrutura.

Ficou interessado? Então continue a leitura para conhecer as principais escolas da região e acessar os diferenciais de cada uma.

Navegue pelo conteúdo 

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Leia também: Zona Oeste de SP: Mobilidade, infraestrutura e alguns dos melhores bairros para se morar na cidade

Melhores escolas da Zona Oeste de SP

Em primeiro lugar, a Zona Oeste de São Paulo é bem diversificada e abrange desde bairros históricos e tradicionais aos emergentes e modernos. Além disso, em termos de qualidade de vida, os bairros que compõem a região são conhecidos por serem de classe média e alta.

Veja abaixo como é feita a divisão da Zona Oeste de SP de acordo com as subprefeituras e dados demográficos da Prefeitura de São Paulo, com base no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010:

SubprefeituraDistritosÁrea (Km2)População (2010)
ButantãButantã12,554.196
Morumbi11,446.957
Raposo Tavares12,6100.164
Rio Pequeno9,7118.459
Vila Sônia9,9108.441
LapaBarra Funda5,614.343
Jaguara4,624.895
Jaguaré6,649.863
Lapa1065.739
Perdizes6,1111.161
Vila Leopoldina7,239.485
PinheirosAlto de Pinheiros7,743.117
Itaim Bibi9,992.570
Jardim Paulista6,188.692
Pinheiros865.264
TOTAL127,91.023.446

Educação

Agora que você entendeu como funciona a divisão da Zona Oeste de SP, fica mais fácil compreender que essa diversidade também se reflete nas escolas dos arredores – que oferecem amplas abordagens educacionais.

Outro ponto importante é que essa região é uma referência em educação na cidade. Afinal, é lá que está localizado o maior campus da Universidade de São Paulo (USP), a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, no bairro Butantã.

Desse modo, a região também é privilegiada com algumas das melhores escolas particulares da cidade – que você logo verá nos rankings a seguir.

Leia também: 17 melhores escolas particulares em Sorocaba: conheça as principais instituições de ensino da cidade

Conheça os rankings

Os rankings elaborados pelo portal SchoolAdvisor, com base em dados de 2023, seguem diferentes critérios de excelência. Em primeiro lugar, o indicador de corpo docente avalia a equipe acadêmica da escola, enquanto o segundo indicador verifica a qualidade da infraestrutura disponível. Por fim, mas não menos importante, um terceiro ranking elenca as escolas mais buscadas na região de janeiro a agosto de 2023.

Veja abaixo os três rankings e avalie cada uma das escolas para fazer a escolha ideal para a sua família. Aproveite também para conferir a localização de cada uma e decidir o melhor lugar para morar na Zona Oeste de São Paulo!

Indicador de Corpo Docente SchoolAdvisor (ICDSA)

O indicador de corpo docente do SchoolAdvisor (ICDSA) avalia a equipe da escola segundo os seguintes critérios:

  • Adequeção da formação dos docentes de acordo com a disciplina que leciona;
  • Percentual de docentes com ensino superior completo;
  • Permanência do docente na escola nos últimos cinco anos (2016 a 2020);
  • Avaliações quantitativas feitas no site do SchoolAdvisor.

Ranking ICDSA

POSIÇÃO ICDSANome da Escola
1Colégio Paradigma
2Camino School
3St. Nicholas School – Pinheiros
4Colégio Miguel De Cervantes
5Avenues São Paulo
6Colégio Rainha da Paz
7Colégio Internacional EMECE
8Colégio Ítaca
9Amazing School
10Colégio Santa Clara
11St. Francis College

Indicador de Infraestrutura SchoolAdvisor (IIESA)

O indicador de infraestrutura do SchoolAdvisor (IIESA) avalia os espaços e ferramentas disponíveis na escola segundo os seguintes critérios:

  • Quantidade de salas disponíveis em relação ao tamanho das turmas;
  • Padrão de qualidade referência: infraestrutura mínima disponível para atender aos alunos;
  • Infraestrutura esperada para atender as turmas;
  • Avaliações quantitativas feitas no site do SchoolAdvisor.

Ranking IIESA

POSIÇÃO IIESANome da Escola
1St. Nicholas School – Pinheiros
2Avenues São Paulo
3Colégio Sagrado Coração De Jesus
4Colégio Visconde de Porto Seguro Morumbi
5SEE-SAW Educação Bilíngue
6Colégio Santo Américo
7Colégio Visconde de Porto Seguro Panamby – unidade III
8Colégio Franciscano Pio XII
9Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale

Escolas mais buscadas

O indicador de escolas mais buscadas do SchoolAdvisor indica as instituições com mais procura no período de janeiro a agosto de 2023.

Ranking das escolas mais buscadas

POSIÇÃO MAIS BUSCADASNome da Escola
1St. Nicholas School – Pinheiros
2Avenues São Paulo
3Camino School
4Beacon School
5Colégio Rainha Da Paz
6Colégio Franciscano Pio XII
7Colégio Visconde de Porto Seguro Morumbi
8Colégio Miguel De Cervantes
9SEE-SAW Educação Bilíngue
10Colégio Internacional EMECE

Leia também: Escolas particulares em Carapicuíba: conheça as 5 melhores instituições da cidade

As 19 melhores escolas da Zona Oeste de SP

Agora que você já conferiu os três rankings que avaliam infraestrutura, corpo docente e maiores buscas na região, chegou a hora de conferir os diferenciais de cada uma das melhores escolas da Zona Oeste de SP!

1. St. Nicholas School – Pinheiros

A St. Nicholas School, localizada em Pinheiros, oferece uma abordagem pedagógica construtivista e internacional do ensino infantil ao nível médio. De antemão, o idioma principal é o inglês, mas o colégio também oferece aulas de outros idiomas, como o português, francês, espanhol, italiano, japonês e mandarim.

Além disso, a instituição foi fundada na Inglaterra e faz parte do grupo IB World School. Por isso, proporciona espaços coletivos, laboratórios de ciências e robótica, salas de artes e música, além de espaços verdes e quadras cobertas e descobertas.

Quanto ao corpo docente, 30% dos professores são estrangeiros, por exemplo, para porporcionar uma experiência de ensino multicultural.

More perto do St. Nicholas School

Gostou da proposta do colégio e pensa em se mudar para Pinheiros, em São Paulo? Então clique aqui para conferir o mapa completo com casas e apartamentos disponíveis para alugar na região ou confira algumas opções selecionadas abaixo.

2. Avenues São Paulo

A Avenues São Paulo, do grupo Avenues The World School, nos Estados Unidos, é uma instituição de ensino independente e inovadora composta por 16 séries do infantil ao nível médio. A princípio, foi fundada em 2018 no bairro Jardim Panorama e expandiu o quadro estudantil de 830 alunos para mais de 1300 em 2021.

Nesse sentido, uma das principais característica da instituição, que figura na lista das melhores escolas da Zona Oeste de SP, é o foco no desenvolvimento de habilidades digitais entre os alunos, com uma abordagem pedagógica internacional e multicultural.

Para além desses destaques, a instituição com com instalações que incluem laboratórios, salas de música e arte, áreas esportivas, teatro e espaços ao ar livre.

3. Camino School

Localizada na Barra Funda, a Camino School é uma escola trilíngue brasileira fundada em 2020, mas que já se destaca como uma das mais inovadoras de São Paulo e, por isso, aparece na lista das melhores escolas da Zona oeste de SP.

Além do inglês como idioma principal, a instituição também desenvolve o português e espanhol com os alunos do infantil ao nível médio e explora, a partir de uma metodologia prória, tanto as provas de vestibular quanto as competências globais, sociais, emocionais e éticas.

Do mesmo modo, a instituição também disponibiliza espaços coletivos, corpo docente formato por professores estrangeiros, cursos extracurriculares, aulas de programação, educação empreendedora e oportunidades de voluntariado.

Encontre seu lar perto da Camino School

Gostou da proposta e quer morar perto de uma das melhores escolas da Zona Oeste de SP? Então clique aqui para explorar todas as casas e apartamentos para alugar na região ou confira algumas opções selecionas abaixo.

4. Beacon School

A escola Beacon, na Vila Leopoldina, é uma instituição de ensino completa fundada em 2010. Ao mesmo tempo em que segue a premissa de desenvolvimento pessoal e individual, a instituição favorece o respeito à diferentes culturas como parte da construção de um mundo mais pacífico a partir de uma metodologia própria com foco no desenvolvimento socioemocional.

Reconhecida pela International Baccalaureate Organization como uma IB World School, a escola também é afiliada à Organização das Escolas Bilíngues (OEBI), que enfatiza tanto o caráter bilíngue quanto o compromisso com o ensino internacional, por exemplo.

Assim, além de espaços coletivos completos, a instituição também oferece uma série de cursos extracurriculares para complementar a formação dos estudantes do ensino infantil ao nível médio.

5. Colégio Rainha Da Paz

Fundada pelas Irmãs Dominicadas da Congregação Romana de São Domingos, em 1950, na Vila Madalena, o Colégio Rainha da Paz é uma instituição de ensino com mais de 70 anos de história.

Em outras palavras, com uma abordagem pedagógica humanista, essa instituição que incorpora os rankings das melhores escolas da Zona Oeste de SP, tem como base valores como respeito, cooperação e dignidade a partir de um aprendizado focado em desenvolvimento socioemocional e desenvolvimento de projetos.

Apesar de não bilíngue, o Colégio Rainha da Paz se destaca pela natureza filantrópica e sem fins lucrativos, além de também se comprometer com a inovação e com atividades extracurriculares para uma formação completa do ensino infantil ao médio.

More próximo do Colégio Rainha Da Paz

Se identificou com a proposta do colégio e quer encontrar um novo lar para chamar de seu na Vila Leopoldina? Então clique aqui para acessar todas as casas e apartamentos para alugar na região ou confira abaixo alguns imóveis selecionados.

6. Colégio Franciscano Pio XII

Fundado em 1954 na Vila Andrade, o Colégio Franciscano Pio XII segue uma metodologia própria em uma modalidade de ensino confessional e religioso do ensino infantil ao médio. Assim como foca em desenvolvimento socioemocional, no vestibular e em projeto de vida, a instituição também desenvolve a compreensão intercultural dos estudantes.

Do mesmo modo, o colégio também proporciona espaços complementares e atividades extracurriculares para promover uma formação integral dos estudantes.

7. Colégio Visconde de Porto Seguro Morumbi

Para início de conversa, o Colégio Visconde de Porto Seguro Morumbi, localizado no Jardim Leonor, é uma instituição alemã fundada em 1878. Assim, faz parte do grupo Fundação Visconde de Porto Seguro e oferece uma abordagem pedagógica tradicional para mais de três mil alunos da educação infantil ao ensino médio.

Agora, com uma infraestrutura formada por uma variedade de espaços coletivos, como biblioteca, auditório, quadras esportivas e até mesmo um viveiro de animais, o colégio se destaca pela formação completa dos estudantes.

Seu novo lar próximo ao Colégio Visconde de Porto Seguro Morumbi

Encontrou sua opção favorita entre as melhores escolas da Zona Oeste de SP? Então clique aqui para conferir todas as casas e apartamentos disponíveis para alugar no Jardim Leonor.

8. Colégio Visconde de Porto Seguro Panamby – unidade III

O Colégio Visconde de Porto Seguro Panamby segue os mesmos destaques explicados no colégio anterior, com a unica diferença da localização, já que essa unidade fica localizada no Jardim Morumbi, em São Paulo.

9. Colégio Miguel De Cervantes

O Colégio Miguel de Cervantes, situado na Vila Progredior, foi fundado em 1978 e tem suas raízes na Espanha. Atualmente com mais de 1500 alunos, a instituição segue uma metodologia própria do infantil ao médio, com ênfase na preparação para vestibulares. Além disso, o colégio possui um indicador notável: a avaliação das Escolas pelo Clima, que demonstra a atenção e cuidado com o meio ambiente no dia a dia .

Bilíngue e com um currículo que abrange desde o ensino infantil ao nível médio, a infraestrutura da escola oferece espaços coletivos como biblioteca, auditório e quadras, por exemplo. Outro ponto importante são os cursos extracurriculares, que impulsionam o desenvolvimento dos alunos.

Sua nova casa pertinho do Colégio Miguel De Cervantes

Gostou da metodologia do Colégio Miguel De Cervantes e acha que seus filhos vão se desenvolver plenamente no colégio? Então não perca mais tempo e clique aqui para conferir todas as opções de casas e apartamentos para alugar na região.

10. SEE-SAW Educação Bilíngue

Localizado no bairro Real Parque, o colégio SEE-SAW Educação bilíngue é uma instituição brasileira fundada em 1994. Assim, com uma metodologia própria e mais de 300 alunos, o colégio também se destaca tanto pelo indicador de Escolas pelo Clima, como também por uma formação internacional e multicultural, aprendizado por projetos e foco no vestibular e projeto de vida.

Do mesmo modo, a escola possui um método de ensino em que as crianças tem contato com um segundo idioma desde a educação infantil. E para proporcionar um ensino ainda mais integral, o local também disponibiliza espaços com infraestrutura complementar e cursos extracurriculares.

11. Colégio Internacional EMECE

Diretamente da Pompeia, esse que é uma das melhores escolas da Zona Oeste de São Paulo oferece educação do ensino infantil ao nível médio com uma abordagem pedagógica sóciointeracionista desde 1960.

Além disso, com uma modalidade de ensino internacional, a instituição tem como propósito ensinar os alunos por meio das relações e metolodogias ativas. Como opções complementares, o espaço disponibiliza espaços coletivos e cursos extracurriculares. No site do SchoolAdvisor, é possível fazer um tour virutal para conferir alguns dos principais espaços do Colégio Internacional EMECE.

Encontre seu novo lar na Pompeia

Que tal morar em um dos bairros mais tradicionais de São Paulo e, de quebra, ficar pertinho de uma das principais instituições de ensino da região? É só clicar aqui para conferir as casas e apartamentos disponíveis para alugar perto do Colégio Internacional EMECE.

12. Colégio Paradigma

O Colégio Paradigma, localizado no Jardim Monte Azul, oferece educação completa do berçário ao nível médio e figura na lista das melhores escolas da Zona Oeste de SP. Isso porque disponibiliza espaços ao ar livre e recursos interativos.

13. Colégio Sagrado Coração De Jesus

Em Perdizes, está um dos colégios mais tradicionais da região. Fundado em 1937 e com mais de 1500 alunos, o Colégio Sagrado Coração de Jesus oferece uma abordagem pedagógica tradicional do berçário ao nível médio.

Também detentora do indicador Escolas pelo Clima, a instituição conta com espaços coletivos, como laboratórios e salas de ciência, por exemplo, além de disponibilizar cursos extracurriculares para complementar a formação.

Explore as opções de imóveis em Perdizes

Agora que você já conheceu o Colégio Sagrado Coração de Jesus, que tal se mudar para Perdizes e aproveitar o conforto de morar pertinho do colégio da criançada? Para conferir todas as opções de imóveis e apartamentos na região, é só clicar aqui e explorar o mapa completo. Se preferir, veja algumas opções selecionadas logo abaixo.

14. Colégio Ítaca

Localizado no Instituto de Previdência, o Colégio Ítaca ganha destaque entre as melhores escolas da Zona Oeste de SP pelo ensino ligado à criatividade, inovação, sustentabilidade e habilidades em redação e argumentação para alunos dos ensinos fundamental I, fundamental II e ensino médio.

Nesse sentido, a instituição fundada em 1990 possui metodologia própria e valoriza o ensino-aprendizagem com foco em cooperação, respeito ao coletivo e às individualidades. Para complementar a formação, o local disponibiliza espaços coletivos, recursos de aprendizagem e cursos extracurriculares, por exemplo.

15. Amazing School

Diretamente do Butantã, essa escola brasileira fundada em 2011 tem uma abordagem pedagógica humanista com foco na modalidade de ensino internacional do ensino infantil ao nível médio. Dessa forma, se destaca por um desenvolvimento socioemocional dos estudantes e por valorizar pesquisas e estudos do meio.

Espacos coletivos e cursos extracurriculares também complementam a formação.

More próximo da Amazing School

Mais incrível que conhecer as melhores escolas da Zona Oeste de SP é, sem dúvidas, morar pertinho de uma delas. Clique aqui para conferir todas as casas e apartamentos disponíveis para alugar no Butantã, bem pertinho da Amazing School, ou confira algumas opções selecionadas abaixo.

16. Colégio Santa Clara

Com pouco mais de 1200 alunos distribuídos do ensino infantil ao nível médio, o Colégio Santa Clara, localizado na Vila Madalena, também é uma das opções entre as melhores escolas da Zona Oeste de SP que se destaca pelo ensino completo para a formação dos estudantes.

17. St. Francis College

Fundado em 2003 com uma metodologia própria e abordagem internacional, o St. Francis College, em Pinheiros, é original da Inglaterra e oferece ensino completo para mais de 700 alunos do infantil ao nível médio. Além disso, também conta com espaços coletivos como auditório, biblioteca, enfermaria, pátio coberto e descoberto, bem como refeitório e transporte escolar.

Sua nova casa pode estar em Pinheiros

Quer conferir os imóveis para comprar em Pinheiros? Então clique aqui para acessar o mapa completo com todas as casas e apartamentos na região ou confira opções selecionadas abaixo.

18. Colégio Santo Américo

O Colégio Santo Américo, no bairro Jardim Colombo, oferece ensino focado em uma abordagem humanista para mais de mil estudantes do infantil ao ensino médio. Fundado em 1951 e com história na região, a instituição também conta com espaços coletivos, como biblioteca, parque, piscina, quadras e pátios, por exemplo, para complementar a formação.

19. Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale

Ao contrário do que o nome sugere, a Scuola Internacional Italiana Eugenio Montale, localizada no Paraíso do Morumbi, é uma instituição brasileira fundada em 1982 para educar jovens e crianças, do infantil ao nível médio, com base em uma abordagem humanista.

Assim, a instituição se destaca pelo desenvolvimento artístico e musical, por uma formação internacional e multicultural, e pelo foco em ensino voltado para o empreendedorismo e mundo das finanças. Ou seja, mantida por uma associação educacional sem fins lucrativos, o espaço oferece um local de desenvolvimento integral com turmas pequenas – o que permite maior atenção e acompanhamento por parte dos professores.

Além disso, a instituição também contempla espaços coletivos, laboratórios e salas de artes, bem como cursos extracurriculares.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

More perto das melhores escolas da Zona Oeste de SP

Se você está em busca das melhores escolas na Zona Oeste de SP para seus filhos, saiba que morar perto de uma delas pode fazer toda a diferença na hora de simplificar a rotina e evitar longos deslocamentos!

Por isso, o QuintoAndar está aqui para te ajudar a encontrar a casa ou apartamento ideal para comprar ou alugar na Zona Oeste de São Paulo e facilitar esse processo.

Explore nosso site ou aplicativo, confira o mapa completo da cidade e faça um tour virtual pelas suas opções favoritas para encontrar o imóvel perfeito, com base nas suas necessidades e preferências, antes mesmo da visita presencial.

São mais de 70 filtros de busca para encontrar seu novo lar e investir não apenas no futuro dos pequenos, como também na qualidade de vida de toda a família com nossa plataforma. Aproveite!

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.