Nos dias de hoje, ao contrário de bem pouco tempo atrás, alugar um imóvel se tornou algo simples e rápido, graças ao surgimento do QuintoAndar, imobiliária digital fundada em 2013, que revolucionou o mercado imobiliário de aluguéis residenciais. Uma coisa, no entanto, não mudou: o inquilino precisa ter crédito na praça. Por isso, preparamos um material especial para você saber quais são as modalidades de crédito mais comuns para quem está em busca de um imóvel para locação.

Navegue pelo conteúdo:

Crédito bom na praça facilita locação

Como já dissemos por aqui, não faz muito tempo que a burocracia imperava no mercado de locação de imóveis. Até o início da década de 2010, antes do surgimento do QuintoAndar, a figura do fiador de aluguel, por exemplo, era algo indissociável de todo processo. Ou seja, você não conseguia alugar uma casa ou apartamento sem envolver uma terceira pessoa. 

Com uma análise de crédito criteriosa e que tem como objetivo verificar sua probabilidade de pagamento dos aluguéis levando em consideração possíveis oscilações de renda, o QuintoAndar garante a possibilidade de alugar imóvel de forma rápida, prática e segura.

Maior agilidade na aprovação do crédito

Um dos diferenciais do QuintoAndar na análise de documentação é a parceria com o Guiabolso Connect, que facilita a etapa de envio de documentação para comprovação de renda. 

A funcionalidade permite que as informações financeiras sejam enviadas automaticamente, quando você conecta suas contas bancárias informando agência, conta corrente e senha. Com toda segurança, o Guiabolso Connect utiliza os seus dados apenas para a leitura e análise do seu perfil financeiro. Sem qualquer permissão para fazer nenhuma movimentação bancária na sua conta.

Com isso, a funcionalidade possibilita a análise de documentos em até um dia útil, o que agiliza o processo de locação.

Saiba mais sobre o passo a passo para utilizar o Guiabolso Connect no QuintoAndar

Quinto Andar

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Composição de renda

Entre as modalidades de crédito para quem deseja alugar um imóvel está a possibilidade da soma de créditos entre mais pessoas. É a chamada composição de renda

Ou seja, se você tem a renda suficiente exigida pela imobiliária, existe a possibilidade de você submeter os seus dados junto aos de outras pessoas para, com as rendas mensais brutas somadas, aumentar as suas chances de aprovação na análise de crédito

Seguro fiança

Alternativa ao fiador de aluguel e ao depósito caução, o seguro fiança é uma outra forma de garantia que o mercado imobiliário encontrou para proteger os proprietários de imóveis de uma possível inadimplência por parte dos inquilinos. 

O plano é contratado pelo inquilino. Em média, no mercado imobiliário, o valor de uma cobertura básica, ou seja, que cobre apenas uma possível inadimplência por parte do locatário, fica em cerca do preço de um aluguel e meio. 

Seguro Fiança QuintoAndar é mais uma modalidade de crédito

O Seguro Fiança QuintoAndar, oferecido em parceria com a seguradora FairFax Brasil, é uma garantia de crédito pensada sob medida para pessoas interessadas em alugar imóveis conosco, mas que tiveram alguma incompatibilidade na avaliação de crédito. 

Ele dá ao interessado em alugar mais uma oportunidade para continuar o processo de locação, sem a necessidade, por exemplo, de um fiador de aluguel ou de um depósito caução.

Vantagens do Seguro Fiança QuintoAndar

  • Cabe no seu bolso: o Seguro Fiança QuintoAndar é econômico e acessível;
  • Flexibilidade para pagar: o pagamento do primeiro ano pode ser parcelado em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pago à vista com PIX.
  • Sem fiador de aluguel: você descomplica e não deixa a burocracia impedir o seu sonho de encontrar um novo lar, por não depender de um fiador.
  • Tudo online: o processo de contratação do Seguro Fiança QuintoAndar* é rápido e 100% digital. Não precisa de idas a cartórios com papeladas, como todo o processo de aluguel de imóveis pela imobiliária digital.

Como contratar o Seguro Fiança QuintoAndar?

1. Após o proprietário do imóvel aceitar a sua proposta de aluguel, a etapa seguinte é a avaliação de crédito, que pode ter três resultados:

Avaliação positivaAvaliação positiva para locação
com seguro fiança
Avaliação de crédito negativa

2. A oferta do seguro fiança é feita logo após a avaliação do perfil de crédito. Caso você escolha contratá-lo, deve enviar seus documentos em até 5 dias para análise, contados a partir da proposta aceita pelo proprietário;

3. Uma vez recebidos os documentos, o QuintoAndar tem até 3 dias úteis para analisar a sua documentação e te dar um retorno;

4. Com a documentação aprovada, você aceita os termos do contrato e realiza o pagamento do seguro fiança em até 3 dias corridos;

5. No último passo, você e o proprietário do imóvel assinam o contrato, tudo de forma rápida e 100% digital, e as chaves são entregues.

Pagamento Garantido e Proteção QuintoAndar

Para o proprietário de imóvel que aluga com o QuintoAndar, a imobiliária digital já contava com o Pagamento Garantido, que dá ao locador a certeza de receber o aluguel, sem atraso, no dia 12 de cada mês. Mesmo que o inquilino não esteja em dia com a quitação.

Isso é possível porque o QuintoAndar conta com uma apólice de seguro que protege seu negócio como um todo, emitida também pela FairFax Brasil.

Além disso, dono do imóvel ainda conta com a Proteção QuintoAndar, que oferece as seguintes vantagens:

  • O QuintoAndar assume o compromisso mensal do seu pagamento. Ou seja, você tem a certeza do aluguel garantido, com recebimento em dia mesmo se o inquilino não pagar;
  • Compromisso com a integridade do seu imóvel. Proteção contra danos de até R$ 50 mil no total, na devolução do seu imóvel. E de até R$ 2 mil pra cada item;
  • Administração de eventual ação de despejo;
  • Seguro incêndio é pago pelo inquilino;
  • A Proteção QuintoAndar cobre a Multa Rescisória em caso de inadimplência do inquilino. Ou caso ele solicite a rescisão antecipada e não a pague.