Se você busca o que fazer em Jacareí para se divertir, se conectar com a natureza e desfrutar da cultura local, saiba que essa linda cidade no interior de São Paulo, é bem acolhedora e cheia de programações diurnas, incluindo feiras, passeios e eventos culturais. (Imagem de destaque: Valter Pereira/Prefeitura Municipal de Jacareí).

Para quem vem de São José dos Campos, a estrada é de 13 km pela rodovia Presidente Dutra para chegar em Jacareí. É um município com atividades para toda a família.

Conheça os passeios e opções de lazer em Jacareí, como chegar e como aproveitá-los ao máximo.

Confira o que você vai ler por aqui:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

A história de Jacareí

Localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro, Jacareí é uma cidade repleta de áreas verdes, igrejas com fundações antigas do século 18 e povo cativante. O município começou a ser povoado em 1652 e fica no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, região marcada pelo cultivo de café.

Antes conhecida como “Jacarehy”, que no tupi-guarani significa “rio dos jacarés”, a cidade do leste paulista se destacou por sua posição estratégica nas relações comerciais entre as duas metrópoles. Mas ao passear por Jacareí é fácil notar seu valioso legado cultural.

Com uma população de mais de 235 mil habitantes, a cidade está bem estruturada, oferecendo parques, restaurantes, trilhas e diversas outras opções de lazer.

7 dicas do que fazer em Jacareí

Procurando o que fazer em Jacareí? Aqui, apresentamos sugestões de atividades ao ar livre, repletas de natureza, diversão e emoção, perfeitas para toda a família. São opções de lazer que certamente vão encantar você:

1. Pátio dos Trilhos

Imagem de uma estação de trem antiga.
Pátio dos Trilhos. Foto: Geogast, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Há 147 anos, erguia-se o prédio da Antiga Estação Ferroviária, impulsionando o café na região. Atualmente, o Pátio dos Trilhos é a morada da Fundação Cultural de Jacarehy, abrigando o Núcleo de Antropologia e o cine-teatro Mário Lagos, e é um passeio encantador para curtir. 

Atualmente o local também é utilizado para eventos culturais, como feiras, shows e diversas atrações do município.

Veja abaixo o mapa de localização::

 
  • Endereço: Praça Raul Chaves, 531 – Jardim Pereira do Amparo

2. Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Prédio amarelo histórico do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.
Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Foto: Alex Brito/PMJ.

Deslumbrante por dentro e por fora, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) é um patrimônio histórico tombado de Jacareí. Com mais de 15 cômodos, revela itens decorativos europeus, peças barrocas, pinturas, móveis requintados e arte sacra.

O MAV está localizado no Solar Gomes Leitão, erguido em 1857 por João da Costa Gomes Leitão, um símbolo da riqueza dos barões do café. A construção foi feita por arquitetos ingleses com mão de obra escrava.

O acervo do museu mostra o desenvolvimento social dos habitantes do Vale do Paraíba. 

Veja abaixo o mapa de localização e mais informações sobre o funcionamento:

  • Endereço: rua Quinze de Novembro, 143, Centro. 
  • Horário de Funcionamento: de 9h às 16h30, de terça-feira a sexta-feira, e sábados, das 10 às 16 horas.

3. Represa Jaguari

Imagem aérea de um rio represado.
Represa Jaguari. Foto: Prefeitura de Joanópolis.

Uma opção para fazer passeios de barco é a represa Jaguari, em seu horizonte de 50 km², alimentada pelas águas dos rios. Localizada a 25km do centro de Jacareí, essa região oferece mais do que atividades aquáticas e de pescaria; a trilha da represa, com cerca de 5 km, é uma maneira envolvente de explorar belezas da vegetação, de aves e outras espécies. 

Além disso, os aventureiros também podem optar por percorrê-la de bicicleta. Lembre-se de ter cuidado ao nadar na represa.

4. Parque da Cidade

Reserve algumas horas do seu dia para explorar o Parque da Cidade, um refúgio de 42 mil m², com orquidário, bosque com plantas nativas do Alto Tietê, um sereno jardim japonês e jardim de flores. Há ainda uma fonte com espelho d’água e nascentes.

Mesmo imerso na natureza, você pode continuar conectado com Wi-Fi gratuito. A área oferece quadras de vôlei, futsal, tênis e basquete, playground e uma Academia da Terceira Idade. O parque também é palco de apresentações culturais e teatrais, oficinas de educação ambiental e conta com área coberta para exposições.

Veja a seguir o mapa de localização e mais informaçõe sobre o funcionamento:

  • Endereço: Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 489. 
  • Horário de funcionamento: de 6 às 22 horas, diariamente. 

5. Parque dos Eucaliptos

O Parque dos Eucaliptos é um dos atrativos da cidade com jardins, lago, playground e palco para shows em seus 28 mil m². O local, construído na década de 70, recebe feiras e eventos. 

Confira abaixo o mapa de localização e mais informações sobre o funcionamento:

  • Endereço: Av. Nove de Julho, s/n.
  • Horário de funcionamento: das 6 às 20 horas.

6. Rota das igrejas

Pessoas transitam em uma praça de uma igreja.
Igreja Matriz da Imaculada Conceição. Foto: Alex Brito/PMJ.

A Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, na praça Conde Frontin, é repleta de ornamentos e fica na praça considerada o Marco Zero de Jacareí, praça Conde Frontin. A igreja foi reformada no século XX, e costuma expor o santíssimo sacramento para quem quiser fazer suas preces.

Já a padroeira da cidade — Nossa Senhora da Imaculada Conceição — dá nome à Igreja Matriz da Imaculada Conceição, na praça Padre Anchieta. Além de sua beleza e esculturas de santos, a igreja anualmente, no dia 8 de dezembro, celebra a Festa da Imaculada Conceição de Jacareí.

Na época, são celebradas missas, quermesse, são realizadas apresentações musicais e arrecadação de doações. Na mesma região, ainda tem a Igreja do Avareí, na avenida Avareí, e é uma das mais antigas do município, construída em 1745 pelos padres jesuítas. São igrejas que por si só contam a história do município.

7. Rota das praças

A praça Conde Frontin é um ponto gracioso da cidade, bem arborizado, com uma galeria em forma de ramada central, piso de pedras portuguesas e cercada de comércios.

Inicialmente a área foi aterrada para receber os trilhos de uma nova ferrovia, na gestão do então ministro da Viação e Obras Públicas, o engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin, que ampliou a avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Perto dali, a praça Raul Chaves é um local de artesanato e eventos culturais, como a Feira do Trilhos em novembro que oferece shows, performances, barracas e atividades recreativas gratuitas para crianças. A Praça do Rosário, também central, é outra opção próxima, com árvores e comércios ao redor.

A cidade é um bom lugar para morar?

Definitivamente, sim! Morar em Jacareí, no interior paulista, é viver em um município que possui uma riqueza histórica que remonta à época barroca e à história do Vale do Paraíba, enquanto oferece a oportunidade de desfrutar de deslumbrantes áreas verdes.

Como você viu aqui, sempre tem o que fazer em Jacareí. O município oferece não apenas um passado fascinante, mas também um presente animado, abrigando eventos vibrantes e mantendo ao mesmo tempo a sensação de um local íntimo e acolhedor.

More em Jacareí

Já pensou acordar em um lugar como Jacareí, sendo sua nova cidade? O QuintoAndar ajuda a tornar esse sonho realidade. Nossa plataforma oferece diversos filtros de pesquisa para facilitar a busca do imóvel perfeito na localização de sua preferência. 

Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para ver a lista completa e navegar pelo mapa interativo da cidade.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.