Se você busca o que fazer em Jacareí para se divertir, se conectar com a natureza e desfrutar da cultura local, saiba que essa linda cidade no interior de São Paulo, é bem acolhedora e cheia de programações diurnas, incluindo feiras, passeios e eventos culturais. (Imagem de destaque: Valter Pereira/Prefeitura Municipal de Jacareí).

Para quem vem de São José dos Campos, a estrada é de 13 km pela rodovia Presidente Dutra para chegar em Jacareí. É um município com atividades para toda a família.

Conheça os passeios e opções de lazer em Jacareí, como chegar e como aproveitá-los ao máximo.

Confira o que você vai ler por aqui:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

A história de Jacareí

Localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro, Jacareí é uma cidade repleta de áreas verdes, igrejas com fundações antigas do século 18 e povo cativante. O município começou a ser povoado em 1652 e fica no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, região marcada pelo cultivo de café.

Antes conhecida como “Jacarehy”, que no tupi-guarani significa “rio dos jacarés”, a cidade do leste paulista se destacou por sua posição estratégica nas relações comerciais entre as duas metrópoles. Mas ao passear por Jacareí é fácil notar seu valioso legado cultural.

Com uma população de mais de 235 mil habitantes, a cidade está bem estruturada, oferecendo parques, restaurantes, trilhas e diversas outras opções de lazer.

7 dicas do que fazer em Jacareí

Procurando o que fazer em Jacareí? Aqui, apresentamos sugestões de atividades ao ar livre, repletas de natureza, diversão e emoção, perfeitas para toda a família. São opções de lazer que certamente vão encantar você:

1. Pátio dos Trilhos

Pátio dos Trilhos. Foto: Geogast, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons.

Há 147 anos, erguia-se o prédio da Antiga Estação Ferroviária, impulsionando o café na região. Atualmente, o Pátio dos Trilhos é a morada da Fundação Cultural de Jacarehy, abrigando o Núcleo de Antropologia e o cine-teatro Mário Lagos, e é um passeio encantador para curtir. 

Atualmente o local também é utilizado para eventos culturais, como feiras, shows e diversas atrações do município.

Veja abaixo o mapa de localização::

  • Endereço: Praça Raul Chaves, 531 – Jardim Pereira do Amparo

2. Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

Museu de Antropologia do Vale do Paraíba. Foto: Alex Brito/PMJ.

Deslumbrante por dentro e por fora, o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV) é um patrimônio histórico tombado de Jacareí. Com mais de 15 cômodos, revela itens decorativos europeus, peças barrocas, pinturas, móveis requintados e arte sacra.

O MAV está localizado no Solar Gomes Leitão, erguido em 1857 por João da Costa Gomes Leitão, um símbolo da riqueza dos barões do café. A construção foi feita por arquitetos ingleses com mão de obra escrava.

O acervo do museu mostra o desenvolvimento social dos habitantes do Vale do Paraíba. 

Veja abaixo o mapa de localização e mais informações sobre o funcionamento:

  • Endereço: rua Quinze de Novembro, 143, Centro. 
  • Horário de Funcionamento: de 9h às 16h30, de terça-feira a sexta-feira, e sábados, das 10 às 16 horas.

3. Represa Jaguari

Represa Jaguari. Foto: Prefeitura de Joanópolis.

Uma opção para fazer passeios de barco é a represa Jaguari, em seu horizonte de 50 km², alimentada pelas águas dos rios. Localizada a 25km do centro de Jacareí, essa região oferece mais do que atividades aquáticas e de pescaria; a trilha da represa, com cerca de 5 km, é uma maneira envolvente de explorar belezas da vegetação, de aves e outras espécies. 

Além disso, os aventureiros também podem optar por percorrê-la de bicicleta. Lembre-se de ter cuidado ao nadar na represa.

4. Parque da Cidade

Reserve algumas horas do seu dia para explorar o Parque da Cidade, um refúgio de 42 mil m², com orquidário, bosque com plantas nativas do Alto Tietê, um sereno jardim japonês e jardim de flores. Há ainda uma fonte com espelho d’água e nascentes.

Mesmo imerso na natureza, você pode continuar conectado com Wi-Fi gratuito. A área oferece quadras de vôlei, futsal, tênis e basquete, playground e uma Academia da Terceira Idade. O parque também é palco de apresentações culturais e teatrais, oficinas de educação ambiental e conta com área coberta para exposições.

Veja a seguir o mapa de localização e mais informaçõe sobre o funcionamento:

  • Endereço: Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino, 489. 
  • Horário de funcionamento: de 6 às 22 horas, diariamente. 

5. Parque dos Eucaliptos

O Parque dos Eucaliptos é um dos atrativos da cidade com jardins, lago, playground e palco para shows em seus 28 mil m². O local, construído na década de 70, recebe feiras e eventos. 

Confira abaixo o mapa de localização e mais informações sobre o funcionamento:

  • Endereço: Av. Nove de Julho, s/n.
  • Horário de funcionamento: das 6 às 20 horas.

6. Rota das igrejas

Igreja Matriz da Imaculada Conceição. Foto: Alex Brito/PMJ.

A Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso, na praça Conde Frontin, é repleta de ornamentos e fica na praça considerada o Marco Zero de Jacareí, praça Conde Frontin. A igreja foi reformada no século XX, e costuma expor o santíssimo sacramento para quem quiser fazer suas preces.

Já a padroeira da cidade — Nossa Senhora da Imaculada Conceição — dá nome à Igreja Matriz da Imaculada Conceição, na praça Padre Anchieta. Além de sua beleza e esculturas de santos, a igreja anualmente, no dia 8 de dezembro, celebra a Festa da Imaculada Conceição de Jacareí.

Na época, são celebradas missas, quermesse, são realizadas apresentações musicais e arrecadação de doações. Na mesma região, ainda tem a Igreja do Avareí, na avenida Avareí, e é uma das mais antigas do município, construída em 1745 pelos padres jesuítas. São igrejas que por si só contam a história do município.

7. Rota das praças

A praça Conde Frontin é um ponto gracioso da cidade, bem arborizado, com uma galeria em forma de ramada central, piso de pedras portuguesas e cercada de comércios.

Inicialmente a área foi aterrada para receber os trilhos de uma nova ferrovia, na gestão do então ministro da Viação e Obras Públicas, o engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin, que ampliou a avenida Atlântica, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Perto dali, a praça Raul Chaves é um local de artesanato e eventos culturais, como a Feira do Trilhos em novembro que oferece shows, performances, barracas e atividades recreativas gratuitas para crianças. A Praça do Rosário, também central, é outra opção próxima, com árvores e comércios ao redor.

A cidade é um bom lugar para morar?

Definitivamente, sim! Morar em Jacareí, no interior paulista, é viver em um município que possui uma riqueza histórica que remonta à época barroca e à história do Vale do Paraíba, enquanto oferece a oportunidade de desfrutar de deslumbrantes áreas verdes.

Como você viu aqui, sempre tem o que fazer em Jacareí. O município oferece não apenas um passado fascinante, mas também um presente animado, abrigando eventos vibrantes e mantendo ao mesmo tempo a sensação de um local íntimo e acolhedor.

More em Jacareí

Já pensou acordar em um lugar como Jacareí, sendo sua nova cidade? O QuintoAndar ajuda a tornar esse sonho realidade. Nossa plataforma oferece diversos filtros de pesquisa para facilitar a busca do imóvel perfeito na localização de sua preferência. 

Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na região ou clique aqui para ver a lista completa e navegar pelo mapa interativo da cidade.

© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.