Atualmente, poucos estilos musicais são tão característicos de uma região como o frevo é para Pernambuco. Essa manifestação cultural é característica do estado e carrega, por exemplo, a história da cidade e da população em cada batida.

Isso fica ainda mais evidente ao caminhar pela Praça do Arsenal da Marinha, na capital de Recife. Se você estiver por lá e ouvir um som animado, fica o aviso: é quase impossível não se deixar levar pelas melodias desse ritmo tão marcante.

É nesse cenário culturalmente efervescente que se encontra o Paço do Frevo, uma das principais atrações culturais da região!

O local mistura tradição e contemporaneidade para proporcionar uma jornada única de cores, ritmos e história. Assim, as batidas desse gênero músical – que nasceu entre o século XIX e XX – continuam ecoando nos corações dos pernambucanos e dos visitantes que desejam vivenciar de perto essa experiência única.

Quer saber mais sobre os encantos do Paço do Frevo? Continue a leitura!

Navegue pelo conteúdo

Leia também: O que fazer em Recife: Conheça tudo sobre as melhores opções de lazer da capital

História do Paço do Frevo

Inaugurado em um domingo, no 9 de fevereiro de 2014, justamente no Dia do Frevo, o Paço do Frevo ocupou um casarão que ficou fechado por quase 40 anos. Nesse sentido, antes da abertura, foram necessários cinco anos de estudo do espaço e outros quatro de reforma para que o local pudesse receber o público.

Com mais de 2,3 mil m², o centro é dedicado à pesquisa e difusão da dança e música do frevo. Além disso, abraça exposições e conta com a Escola de Música e a Escola de dança para oferecer diversas atividades, como cursos livres, oficinas, laboratórios criativos, ocupações, aulas-espetáculos e tantos outros formatos didáticos. Assim, o espaço atua no resgate e difusão dessa tradição cultural.

De 2014 até o fim de 2021, o Paço do Frevo recebeu mais de 570 mil visitantes, teve mais de 5 mil alunos formados nas mais variadas atividades e promoveu mais de 600 apresentações artísticas, em atividades presenciais e também virtuais, durante a pandemia.

Imagem de uma mão levantando uma sombrinha de frevo colorido em direção a bandeirinhas
No século XX, os recifenses usavam a sombrinha para se proteger do sol enquanto dançavam frevo. O objeto virou símbolo do ritmo musical

Localização do Paço do Frevo

O Paço do Frevo, localizado no coração do Centro Histórico da cidade, no bairro do Recife, conhecido também como Recife Antigo, é um verdadeiro tesouro cultural

De antemão, o espaço funciona em um casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1998 e carrega consigo muita história. Anteriormente, era sede da Western Telegraph Company, pioneira na implantação do telégrafo no Brasil durante os séculos XIX e XX.

De sua sede, na Praça do Arsenal da Marinha, é possível chegar ao Marco Zero, local onde a cidade começou a ser fundada, em menos de 5 minutos de caminhada. 

Ao adentrar o casarão, você será imerso em um universo único e vibrante, onde a essência do frevo ganha vida

Cada detalhe do acervo, desde as letras de canções, até as sombrinhas, estandartes e outros apetrechos do acervo, mostram a riqueza, a diversidade e a popularidade desse tradicional cortejo pernambucano.

Confira a localização no mapa:

Leia mais: Centro Histórico de Recife: conheça a história e as atrações do coração da cidade

Espaço e curadoria

O projeto museográfico e a curadoria foram idealizados pela artista Bia Lessa, que dividiu o casarão construído no século XIX com uma arquitetura de estilo eclético em quatro pavimentos

No primeiro pavimento, o local abriga uma escola com foco em formações a partir do frevo e um espaço para exposições.

Em seguida, se encontra o centro de difusão do frevo, onde a rica história desse ritmo é compartilhada. Neste segundo pavimento também há a Escola de Dança.

Além disso, o Paço do Frevo abriga um centro de documentação, que preserva documentos, fotografias e outros diversos registros do passado. Por fim, o quarto pavimento é um espaço expográfico, onde exposições de diferentes artistas encantam os visitantes.

Imagem panorâmica de visitantes em parte do lado interno do Paço do Frevo
Além de apresentar parte importante da cultura pernambucana, o local oferece diversos cursos e oficinas para a população

Escola de Música

Além de uma sala dedicada a exposições temporárias, o primeiro pavimento do Paço do Frevo conta com a Escola de Música, um estúdio de gravação e uma sala da rádio online, para a difusão dos materiais produzidos nas aulas e no estúdio.

Escola de Dança

Como dito anteriormente, o segundo pavimento é ocupado pela Escola de Dança, que concentra atividades voltadas ao desenvolvimento profissional, físico, social e cultural de dançarinos. 

O andar tem também salas de aulas para pessoas interessadas em aprender a dançar o frevo. Em seguida, tem também um local para as oficinas de cenário e mostras de curta duração.  

Outras atividades

São tantas as propostas de imersão e vivência no Paço do Frevo que, inclusive, nem todas necessariamente têm a ver apenas com o frevo em si. 

Em outras palavras, o espaço oferece uma programação bem dinâmica, com diferentes propostas de exposições, oficinas e atividades culturais diversas. Vale a pena conferir o calendário no site oficial quando for visitar o local!

Paço Criativo

Agora, se você quiser trocar ideias ou aprender mais sobre economia criativa e empreendedorismo, o centro oferece também o Paço Criativo, uma iniciativa voltada para os jovens, que promove cursos e palestras gratuitas no casarão. 

O projeto é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), responsável pelo Paço do Frevo, e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Funcionamento do Paço do Frevo

Ficou com vontade de conhecer o espaço pessoalmente? Então anote as informações sobre o funcionamento:

Endereço: Praça do Arsenal da Marinha, s.n°, Bairro do Recife, Recife/PE
Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 17h. Sábados e domingos, das 11h às 18h. A última entrada acontece sempre meia-hora antes do horário de encerramento
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Leia também: Parques em Recife: veja o que a cidade oferece além das praias

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.