O Brasil tem 12 capitais litorâneas e Recife é uma delas. E quando se pensa em cidades à beira mar, o lazer geralmente é associado às praias. Mas quem mora na Capital Pernambucana sabe que a cidade tem muito mais do que areia e água salgada para oferecer a quem deseja estar ao ar livre – especialmente para quem ama fazer exercício físico. Neste artigo trazemos uma lista dos principais parques em Recife, com opções para todos os gostos.

Leia também: O que fazer em Recife: uma cidade cheia de belezas naturais e cultura efervescente

Navegue pelo conteúdo:

Parque Dona Lindu

Localizado em Boa Viagem, um dos melhores bairros de Recife, o Parque Dona Lindu – homenagem a Eurídice Ferreira de Melo, mãe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – ocupa uma área à beira-mar de 27.166,68 m² e conta com um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, construído em um local que antes pertencia à Aeronáutica.

O espaço, que fica entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha, é equipado com quadra poliesportiva, pista de corrida e caminhada, parques infantis, pista de skate e área de ginástica e descanso. E além de todo o espaço de lazer ao ar livre, o Parque Dona Lindu conta com o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa.

Outra atração é o ParCão Dona Lindu, uma área de 845 m² repleto de equipamentos e espaços para cachorros brincarem livremente. 

Endereço: Av. Boa Viagem, s/n – Boa Viagem
Telefone: (81) 3355-9844 – Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Funcionamento: Sempre aberto
Entrada: Gratuita

Parque Urbano da Macaxeira

Com 10 hectares (100 mil m²) e inaugurado em 2014, é o maior parque urbano da cidade e está repleto de opções para quem ama a vida ao ar livre, em especial para quem gosta de atividades físicas. 

O parque conta com quadras poliesportivas, pista de skate e bicicross, campo de futebol, pista de cooper de 1,5 Km, ciclovia de 1,5 Km e equipamentos de ginástica. 

Além disso, o Parque Urbano da Macaxeira tem parques infantis, anfiteatro, banheiros públicos e praça de alimentação.

Endereço: Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, s/n – Macaxeira
Funcionamento: 5h as 22h
Entrada: Gratuita

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Jardim Botânico do Recife

A 40 minutos de carro do Centro da cidade, o Jardim Botânico de Recife é um espaço público municipal vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Área de Proteção Ambiental (APA) é o único refúgio de Mata Atlântica em Recife. 

(Foto: Andréa Rêgo Barros | PCR)

Criado em 1960, o Jardim Botânico do Recife foi aberto à visitação apenas a partir de 1989. O espaço é composto de sete jardins temáticos: 

  • Cactos;
  • Bromélia;
  • Orquídeas;
  • Palmeiras;
  • Plantas Medicinais;
  • Sensorial;
  • Plantas Tropicais. 

O parque oferece, para grupos de 10 a 30 pessoas, a opção de visitas com acompanhamento de monitor, que devem ser agendadas pelo email jardimbotanico@recife.pe.gov.br

Endereço: Rodovia BR 232, s/n – Curado (Lado oposto ao Comando Militar do Nordeste)
Telefone: (81) 3355-0321 / 3355-0003
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 15h
Entrada: Gratuita

Parque da Jaqueira

Inaugurado em 10 de abril de 1985 e com mais de 70 mil m², o Parque da Jaqueira é um dos maiores espaços de área verde e um dos principais parques de Recife. 

Foi por muito tempo – até a inauguração, em 2014, do Parque Urbano da Macaxeira – o maior parque da cidade. E segue com sua popularidade intacta junto à população da cidade, como um dos melhores espaços de lazer ao ar livre.

O parque possui possui um espaço que remete ao que foi a região no Século XVIII, inclusive com uma capela de 1766, originalmente chamada de Nossa Senhora da Conceição de Ponte d’Uchôa, mas que, com o tempo, se tornou Nossa Senhora da Conceição da Jaqueira, por conta das árvores frutíferas dos arredores. Tombada e restaurada em 1970, a capela é cercada por um belíssimo jardim do paisagista Roberto Burle Marx.

Para os adeptos das atividades físicas, o parque conta com 900 metros de pista de cooper e mais 820 metros de ciclovia, pistas de skate e bicicross, ringue de patinação e equipamentos de ginástica e de musculação. Além disso, há quatro parques infantis para crianças de diversas faixas etárias.

Endereço: R. do Futuro, s/n – Parnamirim
Funcionamento: Diariamente, das 4h às 22h
Entrada: Gratuita

Parque Santana Ariano Suassuna

Localizado no bairro do Santana, na Zona Norte da cidade, o parque tem inúmeras áreas destinadas à prática de exercícios físicos, como uma pista de cooper com 650m, ciclovia com 600m e 1.000m, campo de futebol, quadras poliesportivas e pistas de skate e bicicross. 

Com cerca de 63 mil m², o Parque Santana Ariano Suassuna também está equipado com parques infantis, banheiros públicos, espaço de convivência e quiosques. A área é patrulhada pela Guarda Municipal de Recife.

Endereço: Rua Jorge Gomes de Sá, Santana
Funcionamento: Diariamente, das 5h às 23h
Entrada: Gratuita

Parque Santos Dumont

Mais do que um parque urbano, o Parque Santos Dumont é um grande complexo esportivo, com instalações como um parque aquático equipado com piscina olímpica (50m) e outra semi-olímpica (25m), além de uma das melhores pistas de atletismo do Nordeste.

O parque ainda tem campos de futebol, quadra esportiva, quadra de tênis, pista de cooper, parque infantil e áreas de lazer e descanso. 

Endereço: Rua Almirante Nelsom Fernandes, S/N, Boa Viagem 
Telefone: (81) 3184-2684
Funcionamento: Segunda a sexta, das 6h às 21h. Sábado e domingo, das 6h às 19h
Entrada: Gratuita

Parque das Esculturas Francisco Brennand

De nossa lista, o Parque das Esculturas Francisco Brennand é o que tem as características mais distintas, por se tratar mais de uma atração cultural. Mas como o local tem nome de “parque” e é uma das principais atrações de Recife, não poderia deixar de aparecer neste artigo. 

Inaugurado em 29 de dezembro de 2000, o parque reúne 90 obras do artista plástico Francisco Brennand, sendo a mais emblemática de todas a Torre de Cristal, com seus 32 metros de altura, feita sob inspiração de uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx, já citado neste artigo. 

(Foto: Bruno Lima | MTUR)

Para chegar ao Parque das Esculturas, é preciso fazer uma travessia de barco pelo Rio Capibaribe, com partida e retorno pelo Marco Zero, no Bairro do Recife, Centro Histórico da Cidade, também conhecido como Recife Antigo. 

Endereço: Arrecifes do Porto, S/N, Bairro do Recife (Próximo ao Marco Zero)
Funcionamento: Diariamente, das 7h às 17h
Entrada: Gratuita (Mas é preciso pagar a travessia de barco, que custa R$ 10. O valor cobre a ida e a volta).

Desfrute de Recife e não se preocupe com burocracia na hora de se mudar

Aqui no QuintoAndar, a gente oferece muitas opções para quem está de mudança e busca imóveis para alugar na Capital Pernambucana, uma cidade repleta de belezas naturais e opções de lazer ao ar livre. 

E se você tiver interesse em morar perto de um dos parques em Recife, a gente te ajuda: com os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa, você consegue refinar sua busca para encontrar um imóvel com a sua cara e no lugar mais próximo possível do seu parque preferido na cidade. Tudo isso, é claro, de maneira digital e sem burocracias!