Lá onde eu moro

Cruzeiro por Nenel

Conheça o bairro do Cruzeiro, em Belo Horizonte, com o jornalista Daniel Neto

Daniel Neto

Jornalista Gastronômico

Lá onde eu moro

Cruzeiro por Nenel

Daniel Neto

Jornalista Gastronômico

Sobre o Nenel

O jornalista gastronômico e belo-horizontino Daniel Neto frequenta os pequenos botecos da capital desde a infância. Grande apreciador da cultura boêmia, ele se dedicou a explorar a baixa gastronomia local e fez dessa paixão sua profissão. Formou-se em Jornalismo, assim como seu pai, e, desde 2009, compartilha as histórias dos bares, botecos e mercearias por onde passa.

Em seu perfil do Instagram, extensão do blog Baixa Gastronomia que o fez ficar conhecido, Nenel valoriza o boteco raiz em oposição ao movimento da gourmetização dos bares. Conhece como ninguém os personagens antológicos da capital e pode falar por horas sobre a popular gastronomia mineira e o que torna um boteco digno de nota: a estufa de quitutes em cima do balcão.

Depois de morar por décadas na Savassi, região mais "óbvia" para um sujeito que valoriza a gastronomia como ele, Nenel se mudou com a esposa para uma casa no bairro Cruzeiro. Surpreendentemente, está adorando a região mais tranquila e já descobriu diversos bares, vendinhas e mercearias nos seus passeios com o cachorrinho Fred.

Descubra os bons botecos e aperitivos de Belo Horizonte com Nenel e Nando Reis no último episódio da segunda temporada do podcast Lá Onde Eu Moro.

Locais favoritos

Caminhando pelo Cruzeiro, o QuintoAndar visitou os 5 lugares indicados pelo Nenel. Venha conhecer e aproveite para anotar as sugestões do que fazer nesse pequeno bairro.

Nenel Mapa Web
Mercado do Cruzeiro Bar do Piru Rola Papo Butiquim Mercearia da Yeda Sacolão Anchieta

Mercado do Cruzeiro

Rua Ouro Fino-452

Bar do Piru

Rua Montes Claros, 977 - Anchieta

Rola Papo Butiquim

Rua Montes Claros, 1112 - Anchieta

Mercearia da Yeda

Rua itapema, 163 - Anchieta

Sacolão Anchieta

Rua Dom Vital, 193. Loja 3 - Anchieta

Nenel Mapa Mobile
Mercado do Cruzeiro Bar do Piru Rola Papo Butiquim Mercearia da Yeda Sacolão Anchieta

Mercado do Cruzeiro

Rua Ouro Fino - 452

Bar do Piru

Rua Montes Claros, 977 - Anchieta

Rola Papo Butiquim

 Rua Montes Claros, 1112 - Anchieta

Mercearia da Yeda

Rua itapema, 163 - Anchieta

Sacolão Anchieta

Rua Dom Vital, 193. Loja 3 - Anchieta

Mercado do Cruzeiro

O Mercado Distrital do Cruzeiro é um orgulho para o nosso bairro”, afirma Nenel. Apesar de ter apenas 10% da quantidade de lojas do popular Mercado Central, aqui você encontra tudo que você precisa.

A oferta de produtos não fica só nos tradicionais "secos e molhados" que se espera em um lugar desse. Uma praça de alimentação dedicada traz várias opções de lugares para comer e nas lojas podemos encontrar vinhos de todos os tipos, produtos típicos da culinária de vários países e até uma banca especializada em feijoada.

O espaço ainda oferece eventos como feiras de artesanato e apresentações musicais de diferentes estilos. “Lá é maravilhoso!”, concluiu o jornalista.

placeRua Ouro Fino-452

watch_laterHorário de funcionamento: Domingo, segundas e feriados, das 7h às 13h, e de terça a sábado, das 7h às 18h

infoInformações adicionais: Instagram: @mercadocruzeiro I Telefone: (31) 3223 7844

Sacolão Anchieta

Nenel e sua esposa frequentam este pequeno hortifruti sem placa que fica bem na esquina da Rua Dom Vital com a R. Odilon Braga. A dica é preferir as quartas-feiras, dia de promoção.

Além dos bons preços e da qualidade dos produtos, o casal gosta de apoiar os pequenos comércios da região. "A gente sempre vai lá comprar para fazer o almoço em casa”, conta o nosso entrevistado.

placeRua Dom Vital, 193. Loja 3 - Anchieta

watch_laterHorário de funcionamento: Segunda à Sextas das 7h às 19:00 e Sábados 7h às 14h30.

infoInformações adicionais: Telefone: (31) 2535-2565

Bar do Piru

O Bar do Piru está comemorando 50 anos e Nenel acredita que seja o bar mais antigo do Cruzeiro. O local simboliza o "boteco perfeito" para Nenel, começando com o fato de que fica em uma esquina, a das ruas Montes Claros e Caratinga.

Ao entrar, damos de cara com aquilo que Nenel considera a alma de um boteco: a estufa. "Eu adoro estufa, que é aquela vitrine de tira gosto. "Você chega e fica namorando aquilo como se estivesse no museu."

Frequentado pela velha guarda do bairro, o bar é administrado pelo Seu João, hoje com 90 anos, e seu filho Ronaldo. “O carro chefe é o pastel de massa caseira na qual colocam uma dose de cachaça para ela dar aquela douradinha e ficar crocante”, conta Nenel.

placeRua Montes Claros, 977 - Anchieta

watch_laterHorário de funcionamento: Segunda a sexta, de 10h às 22h, sábado e domingo, de 10h às 15h.

infoInformações adicionais: Telefone: (31) 3223-4885

Rola Papo Butiquim

A um quarteirão do Bar do Piru (também em uma esquina é claro) Rola Papo é comandado pelo gaúcho Tuca, conhecido no bairro pelo seu delicioso churrasco. “A costela de boi é maravilhosa, eu chego a salivar”, afirma Nenel que recomenda pedir a carne com cebola, mandioca cozida na manteiga de garrafa e o molho secreto da casa.

Nem só de costela vive Rola Papo. O Tuca também faz espetinhos na hora, do jeito que a freguesia quiser, também é possível encontrar caldos, massas e até mesmo um belo petit gateau com sorvete para sobremesa.

placeRua Montes Claros, 1112 - Anchieta

watch_laterHorário de funcionamento: Segunda a quarta: 11h30 às 14h30, quinta e sexta: 11h30 às 23h, sábado:11h30 às 22h e domingo:11h30 às 17h.

infoInformações adicionais: Instagram @rolapapobutiquim

Mercearia da Yeda

Há 40 anos, a mercearia da Yeda é um mais uma pequena portinha sem placa que só mesmo o Nenel para perceber no meio da cidade.

O estabelecimento foi descoberto quando ele precisou comprar um item para a limpeza da casa. "Fui para comprar uma vassoura e já tomei uma cerveja estupidamente gelada”, conta o jornalista.

Por lá, é possível encontrar um portfólio de itens gigantescos, que vai desde detergente a um salgadinho para matar a fome. A presença de Yeda é fundamental para dar o tom ao local. "Ela tem uma cadeira só pra ela, onde fica assistindo uma televisão de tubo de 14 polegadas." Para a alegria do Nenel, de vez em quando Yeda frita uma linguiça ou pastel, na hora.

placeRua itapema, 163 - Anchieta

watch_laterHorário de funcionamento: Segunda a sexta, das 10h às 18h

infoInformações adicionais: Não há

Galeria

Making of

Confira os bastidores do último papo da temporada por BH com Nando Reis e Nenel!

Escute os outros episódios da temporada

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Episódio 00

Perdizes por Nando Reis

Escutar episódio

Leia também