Alugar um imóvel não significa simplesmente olhar um anúncio, fazer a visita e fechar o contrato pelo valor pedido pelo locador. Se você está em busca de uma casa ou apartamento para alugar, é importante ter em mente que sempre é possível fazer uma proposta de locação e negociar os valores com o proprietário.

Além disso, não há nada mais frustrante do que escolher o imóvel desejado, sonhar com ele, e não conseguir alugá-lo porque outra pessoa chegou na sua frente. Mas você sabia que é possível reservar o imóvel enquanto passa por outras etapas da locação? Dessa forma, você não corre o risco de perdê-lo para outros interessados no aluguel.

Para você não perder nenhuma oportunidade caso encontre o lar dos seus sonhos, preparamos um guia com algumas coisas importantes que você deve saber ao fazer a proposta de aluguel e como é possível fazer a reserva do imóvel desejado.

Navegue pelo conteúdo:

O que deve ter na proposta?

Ao fazer a proposta de locação, você deve ter em mente que o proprietário do imóvel quer saber um pouco mais sobre você. Por isso, é importante que você faça um pequeno resumo com informações como:

  • Seu nome e sobrenome;
  • Sua ocupação;
  • Com quem vai morar, se é sozinho, com família ou amigos;
  • Quantas pessoas irão morar no imóvel;
  • Quantas crianças;
  • Se tem ou pretende ter animal de estimação.

Dicas para fazer uma proposta de locação

Além das informações que você vai dar ao proprietário a respeito de você e sua família, é importante, ao visitar o imóvel, você ter atenção a todos os detalhes que gostaria de mudar. Ou que poderiam ser usados em uma negociação dos valores com o locador. 

Negociação do valor

Você precisa dizer se está de acordo com o valor cobrado pelo aluguel ou se pretende negociar esse valor. Geralmente, os proprietários de imóveis trabalham com alguma margem para a concessão de descontos no valor cobrado pelo anúncio. 

Mudanças no imóvel

Se você está fazendo uma proposta de locação, significa que, pelo menos, conseguiu dar uma boa analisada nas fotos e vídeos do anúncio. Ou, preferencialmente, conseguiu visitar o imóvel. 

E é na proposta locação que, além de informações pessoais suas e do valor que deseja pagar, você pode negociar mudanças no imóvel. Lembre-se: tudo pode ser negociado com o proprietário. Como, por exemplo:

  • Apontar a necessidade de reparos e pinturas no imóvel;
  • Pedir reparos em itens como armários presentes em quartos, cozinha e banheiros;
  • Ou mesmo solicitar a retirada de mobílias, caso o proprietário tenha deixado alguma no local;

Quinto Andar

Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

QuintoAndar facilita o envio da sua proposta de locação

Líder de aluguéis residenciais no Brasil, o QuintoAndar aluga um imóvel a cada 5 minutos. Em 2020, a plataforma digital de moradia organizou mais de 3 milhões de visitas a imóveis.

Por meio do site ou do aplicativo do QuintoAndar, você consegue mandar facilmente a proposta de locação para o proprietário do imóvel. 

Elaboração da proposta

No anúncio de um imóvel, logo abaixo das fotos, no lado direito, você encontra os valores. E um pouco mais abaixo o botão “Fazer proposta”.


Ao clicar nele, basta seguir as instruções. Antes de falar sobre valores, o QuintoAndar vai te pedir que conte ao proprietário um pouco sobre você e sobre quem vai morar com você no imóvel.


Depois, de clicar em “Continuar”, você chegará em uma nova tela, onde terá as seguintes opções:

  • “Propor novo valor”
  • “Mudanças no imóvel”.

Basta clicar em ambas e informar tudo o que você deseja.

O que acontece depois do envio da proposta de locação?

Após você enviar a sua proposta de locação, o locador irá analisar tudo o que foi proposto e decidir se aceita ou não. Caso aceite, você entra na fase de análise de crédito.

Acontece que, enquanto você reúne as documentações necessárias para a análise de crédito, a pessoa que é dona do imóvel pode, perfeitamente, receber outras propostas. E pode aceitá-las para que também sigam na fase de documentação e análise de crédito, aumentando a concorrência pelo imóvel que tanto te agradou.

Mas existe uma forma de você garantir exclusividade e não ter essa concorrência no processo de locação: com a “Reserva QuintoAndar”.

Posso fazer uma reserva de imóvel?

Após passar pelas etapas de escolha do imóvel, envio de proposta de locação ao proprietário do imóvel, aprovação da proposta e avaliação de crédito, você tem a possibilidade, no QuintoAndar, de contratar esse serviço adicional da reserva de imóvel.

Benefícios da Reserva de Imóvel

Com a Reserva QuintoAndar, a partir do momento que você encontra o seu imóvel ideal, você tem a segurança de que ele só poderá ser alugado por você. Ou seja, passa a não ter a concorrência de outros interessados.

Por um valor de 10% de um aluguel, esse recurso exclusivo QuintoAndar facilita o processo e te dá o direito de seguir sem concorrência de outros interessados para as próximas etapas de locação do imóvel.

Como funciona:

Quer saber mais detalhes sobre como reservar um imóvel? Então clique no link e veja este conteúdo especial que preparamos sobre a Reserva QuintoAndar.