Se sentir seguro no lugar onde mora é uma prioridade para muitas pessoas. Por isso, se você está pensando em morar em SP ou quer se mudar para um novo bairro na região, aproveite para explorar o ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo em 2023.

Para te ajudar nessa missão, listamos os resultados do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, um levantamento sobre segurança pública com dados do Ministério da Saúde, do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) e do Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Continue a leitura para acessar o ranking e conhecer os 10 municípios mais seguros de São Paulo!

Navegue pelo conteúdo

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Leia também: Conheça as 7 melhores cidades do interior de São Paulo para morar bem além da Capital Paulista

Ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo

Em primeiro lugar, o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©  considerou as taxas de óbitos violentos apenas em municípios com mais de 100 mil habitantes, com base em dados do ano de 2022.

Assim, foi possível analisar os índices de segurança pública e classificar as cidades, capitais, regiões e estados mais seguros do Brasil.

Nesse sentido, São Paulo se destacou nas avaliações e é o segundo estado mais seguro do Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina.

Agora, veja o ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo:

PosiçãoCidadeAssassinatos* a cada 100 mil habitantes
Salto3,1
Várzea Paulista3,5
Botucatu3,5
Indaiatuba3,5
Araraquara3,9
Votorantim4,5
Poá5,1
Santa Bárbara d’Oeste5,1
Atibaia5,7
10°Bragança Paulista6,2
*Excluídos municípios com menos de 100 mil habitantes
Fonte: Anuário 2023 Cidades Mais Seguras de São Paulo©, com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde

Conheça as cidades abaixo!

1. Salto

Diretamente do interior paulista, Salto ocupa o 1° lugar no ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo e o 2° lugar na listagem geral das cidades do Brasil.

Assim, no topo da lista, o município tem pouco mais de 134 mil habitantes, de acordo com o IBGE, e é ideal para quem procura tranquilidade, qualidade de vida e, é claro, segurança em uma atmosfera acolhedora e pacífica.

A cidade é vizinha de Itu, Indaiatuba e Cabreúva e está localizada às margens do Rio Tietê, em uma área com água limpa. Além disso, a região fica a 107km da capital do estado e o contato com a natureza é um dos pontos fortes do município!

2. Várzea Paulista

Eleita para o segundo lugar no ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Várzea Paulista também é a 3° cidade mais segura de todo o Brasil.

Com cerca de 115 mil habitantes, segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade está localizada na região de Jundiaí, a 60km da capital paulista.

Assim, além do alto índice de segurança pública, a localização do município proporciona fácil acesso à capital enquanto permite que os moradores garantam um estilo de vida mais tranquilo, longe da agitação das grandes cidades.

Seu novo lar com a segurança que sua família precisa

Que tal morar em um dos municípios que compõe o ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo? Para explorar os imóveis disponíveis na região, clique aqui!

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

3. Botucatu

É Botucatu que ocupa o 3° lugar entre as cidades mais seguras de SP, além de ter sido eleita como a 4° cidade mais segura de todo o Brasil.

Com 145.155 mil habitantes em 2022, de acordo com o IBGE, Botucatu está a 225km da cidade de São Paulo e disponibiliza boa infraestrutura, comércios e serviços para quem quer renovar os ares e começar uma nova história no interior do estado.

Afinal, além do clima mais ameno, o menor custo com moradia se mostra um excelente custo-benefício para quem quer economizar, mas ainda prioriza morar bem.

4. Indaiatuba

Indaiatuba é referência em qualidade de vida e segurança. Além de estar na 4° posição do ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo, Indaiatuba também é a 5° cidade mais segura do Brasil!

Com uma população de pouco mais de 255 mil pessoas, o município fica a cerca de 103km da capital do estado e é uma boa alternativa para quem está em busca de um novo lar. Afinal, a região está em pleno desenvolvimento em termos de serviços e infraestrutura disponível aos moradores.

More com segurança e conforto

Que tal conferir alguns imóveis para alugar na região e escolher a casa dos seus sonhos em uma região com os melhores percentuais de segurança do país? Clique aqui e explore os imóveis disponíveis para alugar na região ou confira algumas opções abaixo.

5. Araraquara

Araraquara também é referência quando o assunto é segurança pública e qualidade de vida! Com uma população de 242.228 mil pessoas, o muncípio conta com diversas opções de lazer, cultura, comércio e serviços.

Contudo, o município fica Mais distante da cidade de São Paulo. Para chegar à capital, é necessário percorrer um trajeto de 277km.

Além disso, a quantidade de universidades e faculdades na região também é uma excelente vantagem. Instituições como a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ficam na cidade!

6. Votorantim

Morar em Votorantim significa aproveitar a tranquilidade e boas oportunidades da sexta cidade mais segura do estado de São Paulo e a oitava mais segura do Brasil em 2023. A cidade tem pouco mais de 127 mil habitantes e fica a 105km da capital do estado, o que permite um percuso de carro até São Paulo de aproximadamente uma hora e meia.

Além dos serviços e comércio disponível, o contato com a natureza está entre as principais vantagens da cidade. Afinal, nada melhor do que aproveitar um parque, represa ou cachoeiras para recarregar as energias, não é mesmo?

Uma nova vida te espera

Agora, o que acha da ideia de começar uma história em uma cidade que oferece excelentes índices de segurança? Clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar em Votorantim e conte com o apoio de quem entende de bem-estar e qualidade de vida para se mudar com tranqulidade! Se preferir, confira algumas opções selecionadas abaixo.

Leia mais: Onde fica Votorantim? Conheça uma região com clima de interior e infraestrutura de cidade grande

7. Poá

Localizada a cerca de 34km da cidade de São Paulo e com 103.765 habitantes, Poá é a sétima cidade mais segura do estado e a 10° mais segura de todo o Brasil.

Assim, além dos excelentes índices de segurança, a localização estratégica é uma vantagem fundamental para quem quer morar em uma região tranquila e com pouca agitação, mas ainda precisa estar próximo da capital paulista.

Aproveite as vantagens de Poá

Está pensando em se mudar para Poá? Então a gente te ajudar a achar a casa ou apartamento com as características que você precisa! Clique aqui para verificar todos os imóveis disponíveis para alugar na região ou verifique algumas opções selecionadas abaixo.

8. Santa Bárbara d’Oeste

Se o assunto é segurança e qualidade de vida, Santa Bárbara d’Oeste é um muncípio completo! Eleito como a oitava cidade mais segura de todo o estado de São Paulo, a região tem 183.347 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Contudo, apesar de oferecer acesso a comércios, serviços e educação, por exemplo, Santa Bárbara d’Oeste fica a 138km da capital paulista, o que pode ser uma desvantagem para quem precisa ficar perto da cidade de São Paulo.

Se este não for o seu caso, a região é uma excelente opção para encontrar um novo lar!

9. Atibaia

Atibaia é uma região ideal para quem quer recomeçar longe da agitação das grandes metrópoles. Em outras palavras, a cidade faz parte do ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo, mas ainda fica a 67km da capital paulista.

Isso significa que a região, que tem uma população de pouco mais de 158 mil pessoas, permite uma vida mais calma em uma localização estratégica!

10. Bragança Paulista

Por fim, Brangaça Paulista é a décima cidade mais segura do estado de São Paulo. Com uma população de cerca de 176 mil habitantes, o município está a uma distância de 87km da cidade de São Paulo.

Além de facilitar o acesso ao comércio e a serviços, a região também se destaca em saúde e educação para os moradores.

Encontre seu novo lar em uma das regiões mais seguras do Brasil

Agora que você já sabe o ranking das cidades mais seguras do estado de São Paulo, que tal fazer bom uso das informações? Agora, o próximo passo é contar com o QuintoAndar para te ajudar a encontrar seu novo lar.

Afinal, a maior imobiliária da América Latina está presente em mais de 70 cidades brasileiras e conta com agentes especializados para te ajudar em todo o processo de compra ou locação do imóvel que mais chamou sua atenção.

Acesse o site ou app e aproveite os mais de 70 filtros de busca disponíveis, além do tour virtual, para explorar as opções disponíveis e dar início em uma nova fase com foco em segurança e muito mais qualidade de vida!

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.