Se você está pensando em dar uma cara nova pra sua casa, um tapete pode ser uma ótima solução. Seja na sala, nos quartos, no banheiro e até na cozinha, é um item que embeleza e dá um clima aconchegante a qualquer ambiente.

Mas com tantas opções de cores, formatos e tecidos, como escolher os mais adequados pra sua casa? O site Realtor publicou um artigo com dicas que vão ajudar você nessa tarefa!

Comece pelo material do tapete

Lã, seda ou sisal? Na hora de escolher o tecido do seu tapete, a estética não deve ser seu único critério. Leve em conta sua rotina, seus hábitos e o cômodo da casa no qual o tapete vai ficar. Tem animal de estimação e crianças em casa? Vale investir em um material que seja durável e fácil de limpar, não apenas bonito.

Se você não quer ter trabalho e despesas com manutenção e limpeza, evite os tapetes de lã. No entanto, há que não abra mão deles, já que são lindos e confortáveis. Se é o seu caso, evite colocá-lo em lugares de maior circulação de pessoas.

Tapete sala

Os modelos de fibras naturais são ideais pra quem quer dar um toque rústico na casa. Quem ama esse estilo mas quer economizar pode optar pelos sintéticos. Com uma boa pesquisa, é possível encontrar modelos de ótima qualidade. O sisal é outra opção pra quem prefere modelos mais rústicos. Além de lindos, são sustentáveis, duráveis e fáceis de limpar.

Em ambientes de descanso, como o quarto, o tapete felpudo cai muito bem. Pra cozinha e banheiros, dê preferência a modelos com material antiderrapante.

Depois de escolher o material, é hora de decidir a cor do seu tapete. Seja mais neutro ou com cores vivas, liso ou padronizado (geométricos, orientais, florais), ele deve, antes de tudo, combinar com a sua decoração. Uma dica é olhar pros móveis e outros itens da casa, como almofadas e quadros.

Depois escolha a cor ou a estampa

Se os seus móveis são coloridos, vale escolher um tapete neutro pra criar equilíbrio. Se a sua mobília é neutra, você pode ousar mais e experimentar modelos com cores mais vivas, e até brilho. Vale ainda combinar modelos lisos com padronizados.

Tapete - estampas

No entanto, não há uma regra. Com bom senso e criatividade, é possível misturar cores e conseguir um resultado incrível!

Dimensões, quantidade e locais

Se o tapete vai cobrir a maior parte do cômodo, deixe pelo menos 90 cm em volta dele. Dessa forma você cria uma espécie de moldura entre a peça e as paredes e deixa o ambiente mais simétrico e harmônico.

Na sala de jantar, o tapete fica bonito se colocado embaixo da mesa, mas cuidado: o modelo tem que ser grande o suficiente pra que as cadeiras caibam em cima dele mesmo quando puxadas pra trás. Já nos quartos, o tapete deve ficar na borda da cama. Afinal, melhor pisar em um tapete quentinho do que no chão frio quando acorda, não é mesmo?

Tapete - Sala de jantar

Em termos de quantidade, tudo depende do tamanho do espaço e, é claro, dos tapetes. Um truque é usar duas ou mais peças pra criar ambientes diferentes no mesmo cômodo.

Agora é só escolher o tapete ideal e deixar sua casa ainda mais bonita. Só não vale jogar sujeira pra debaixo dele, hein?