Escolher o piso ou revestimento para a casa é uma tarefa que deve ser feita com muito cuidado. Isso porque, dependendo do cômodo da casa, certos materiais devem ser evitados pelo acúmulo de gordura ou água, por exemplo.  

O porcelanato se tornou um dos queridinhos dos arquitetos quando o assunto é aliar beleza, praticidade e fácil manutenção – apesar de exigir atenção na hora da limpeza para não gerar manchas indesejadas. 

Você pode se interessar também: Como limpar porcelanato de forma simples 

Pensando em te ajudar a escolher o modelo ideal, reunimos neste artigo os principais tipos de porcelanato. Assim, você consegue aprender um pouco mais sobre as características de cada um e entender se faz sentido (ou não) optar por esse revestimento. Então, separe seu bloco de notas e vamos lá! 

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: Tipos de piso: dicas e inspirações para você gostar de onde pisa

Porcelanato acetinado 

Se você quer mais resistência a riscos e manchas, o modelo acetinado pode ser uma excelente opção. Além disso, ele também é menos escorregadio, o que garante mais versatilidade de aplicação e facilidade de limpeza. Por sua maior durabilidade, o porcelanato acetinado pode ser uma melhor alternativa para ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros.

Porcelanato esmaltado 

O porcelanato esmaltado tem maior durabilidade e resistência a manchas, pois ele recebe uma camada de esmalte em seu processo de produção. Além disso, isso dá ao revestimento um brilho que pode ser áspero ou fosco. Você encontra várias opções de cores, texturas e modelos, por isso, com certeza vai encontrar um estilo que combine com o restante da decoração da sua casa.

Porcelanato polido 

Já o porcelanato polido é um dos tipos mais comuns, utilizado principalmente em pisos. Apesar de também ser brilhoso, ele não possui nenhuma camada de esmalte em seu material. Por isso, é mais indicado para ambientes internos e em áreas secas, pois pode ser bastante escorregadio. Para evitar qualquer problema, aposte este tipo de porcelanato em cômodos como salas, quartos e escritórios.

Porcelanato EXT 

O EXT é altamente abrasivo e que garante maior durabilidade. Ele é recomendado para ambientes externos já que é 100% impermeável e evita escorregões e acidentes em áreas molhas. Então, se você tem uma varanda, espaço com piscina ou terraços, ele é o modelo ideal. No entanto, por conta desses fatores apresentados, sua higienização tem uma dificuldade a mais do que os demais tipos de porcelanatos.

Porcelanato marmorizado 

Este tipo de porcelanato recebe um tratamento que faz com que ele fique com uma aparência semelhante ao mármore. Então, se você quer garantir um toque de elegância no revestimento da sua casa, essa é uma opção um pouco mais em conta do que investir na pedra original. É possível também encontrar diversas tonalidades desse modelo, desde o clássico branco, até tons terrosos ou mais escuros.

Leia também: Marmorato: o que é e como fazer essa técnica de pintura

Escolha e tipo de porcelanato ideal para o seu lar 

Agora que você já conhece os principais tipos de porcelanato, ficou mais fácil escolher aquele que combina mais com o estilo da sua casa e que vai proporcionar a funcionalidade e praticidade que deseja. Porém, se em algum momento você perceber que o seu imóvel alugado pelo QuintoAndar precisa de reparos – seja no piso ou qualquer outro item – não hesite em nos contatar, ok? 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Para isso, basta acessar sua conta no QuintoAndar e abrir um chat para conversar diretamente com o proprietário e resolver pendências como essas sem precisar sair de casa. Quer saber mais dicas de organização ou de limpeza e descobrir como limpar piso laminado, por exemplo? Continue navegando aqui no MeuLugar!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.