A cortina é um item de decoração que pode transformar qualquer ambiente. Com ela você consegue proporcionar mais elegância, leveza, sofisticação e também personalização  do cômodo. Mas, como há tantas opções de modelo, cores e tecidos, escolher o estilo ideal de cortina pode se tornar uma tarefa mais complexa do que realmente é. 

Pensando em te ajudar, reunimos os principais tipos de tecido para cortina e qual ambiente combina mais com cada um. E lembre-se de sempre pesquisar antes de  sair comprando para não se arrepender depois. Afinal, nem sempre esse item decorativo é barato. Separe seu bloco de notas e acompanhe o conteúdo! 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Tipos de cortina: os modelos mais utilizados para você se inspirar

Cortina veludo

Este tecido para cortina representa nobreza e luxo, deixando o espaço sofisticado sem precisar de outros acessórios na ambientação. Além disso, ele permite uma ótima regulagem de temperatura e iluminação, deixando o ambiente totalmente fechado, sem nenhuma fresta para passagem de luz. Por se tratar de um tecido pesado, ele cria uma proteção de calor que deixa o local quentinho e aconchegante. Ideal para o quarto, salas e TV por exemplo.

Cortina voil

O voil é um dos tecidos mais utilizados em cortinas, pois tem uma aparência e textura leve, fluída e transparente. Além disso, você encontra disponível em diversas opções de cores e, em alguns casos, até mesmo estampas. Com o voil, é possível montar uma decoração com elegância, sofisticadas, modernas e até as mais clássicas. 

Sozinho, ele oferece pouca resistência à passagem da luz. Mas, pode ser usado na companhia de tecidos mais grossos (como uma cortina blecaute) para equilibrar o peso – e, assim, proporcionar menor incidência de luz. Outra vantagem desse tecido, é a facilidade de manutenção, pois pode ser lavado no ciclo suave da máquina e o baixo custo, já que o tecido é um dos mais baratos do mercado.

Leia também: Ideias de cortina para sala +20 fotos

Cortina suede

O suede é um tipo de tecido queridinho para fazer cortina. Isso porque trata-se de um material bastante durável, com muitas cores e que pode dar um toque ainda mais especial para qualquer ambiente. Ele é usado, principalmente, para revestimento de sofás e cabeceiras. No entanto, é preciso escolher bem os lugares que esse tecido será instalado, pois em determinadas cores podem desbotar no sol. No caso das cortinas, prefira cores mais claras para aumentar ainda mais a vida útil do item.

Cortina blecaute

A cortina feita com esse material é ideal para bloquear totalmente a entrada de luz e garantir a privacidade no ambiente. Por isso, é o melhor tecido para cortina de quarto. Pode ser utilizado sozinho ou como forro para outros tecidos.No entanto, trata-se de um tecido pesado e que precisa de acabamentos específicos para não rasgar e ficar, definitivamente, preso no varão da cortina. Não é o esteticamente mais bonito, mas é o mais resistente contra o sol.

Leia também: Como bloquear a claridade: Cortina, persiana ou blecaute? 

Cortina Richelieu

O tecido Richelieu é outro tipo de material para cortina considerado nobre e muito valorizado. A sua aparência lembra uma renda, pois é uma técnica de bordado francesa, com desenhos vazados em toda superfície. Leve, fluido e geralmente usado em cores claras, esse tipo de tecido para cortina combina com decorações clássicas e sofisticadas.

Cortina Oxford

É um tecido suave e misto de algodão e poliéster. Quando utilizado em cortinas, apresenta um visual opaco, mas sem escurecer demais o ambiente. É encontrado em várias cores e estampas. Pode ser utilizado na sala, quarto ou cozinha.

Leia também: Ideias de cortina para sala +20 fotos

Cortina linho

O linho é um tecido delicado, mas que possui grande durabilidade e tem uma aparência nobre e ótimo caimento. Transmite uma incrível leveza e fluidez. É um dos mais versáteis tipos de tecido resultando em diversas composições elegantes para as cortinas da casa.

É um tecido um pouco mais encorpado que o anterior e combina muito bem com ambientes de praia. O linho abrange tons de areia que são fáceis de combinar. Para criar um ambiente confortável e arejado, aposte neste tipo de acabamento! Ele é indicado para acompanhar outros tipos de tecido, resultando em infinitas composições na decoração. A única desvantagem é que por ser delicado, ele desfia com facilidade.

Cortina Jacquard

O Jacquard é extremamente versátil e ideal para quem precisa de um tecido fácil de usar em vários ambientes e tem uma elegância incrível. Se você não conhece, saiba que o tecido Jacquard é um tipo de tecido que tem uma espécie de desenho em costura. Isto é, tem um acabamento e uma decoração fantástica a partir da própria costura, que forma desenhos em alto relevo. É um tecido mais pesado e, portanto, fazer cortinas com ele pode ser um desafio interessante para quem gosta de projetos de artesanato.

Cortina seda

A seda é um tecido leve e delicado e é bastante utilizado em decorações mais versáteis e despojadas, onde não há contato com crianças e animais – já que desfia fácil. Suas cores são vivas e indicadas para usos sem forro e sem necessidade de efeito blecaute. Costuma ser algo que chama a atenção nas decorações para festas, e é uma boa opção para manter ambientes ventilados.

O tecido certo para as cortinas da sua casa nova

Agora que você já se inspirou com as inspirações de tecido para cortina, que tal encontrar o imóvel ideal para que você possa aplicar nossas dicas? Para isso, você pode contar com o QuintoAndar, a maior plataforma de moradia da América Latina. É muito fácil encontrar um imóvel que atenda todas as suas necessidades, já que em nosso site ou app você conta com mais de 70 filtros de busca que facilitam a pesquisa de quem está procurando um novo lar para morar. Aproveite as fotos profissionais dos imóveis que te interessam e já comece a planejar os cômodos com lindas cortinas para a sua próxima casa!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.