Cortina, persiana ou blecaute? Como bloquear a claridade do seu quarto

A escolha da peça ideal depende de vários fatores. Confira as essas dicas!

Cortina, persiana ou blecaute? Como bloquear a claridade do seu quarto

Há uma relação direta entre as horinhas que você pode ter a mais de sono num final de semana e a luz que entra pela janela do seu quarto. Mas você sabe como bloquear a claridade? Na hora de escolher o que usar, você pode optar por cortinas, persianas ou blecautes. Porém, embora as peças tenham praticamente a mesma função, algumas pequenas diferenças entre elas podem influenciar a sua decisão.

Está em dúvida? O Meu Lugar vai mostrar quais são essas diferenças, pra ajudar você a escolher a que melhor vai bloquear a claridade e, ao mesmo tempo, combinar com o seu ambiente.

Blecaute: a opção mais barata

Feito de um tecido grosso, o blecaute pode ser uma cortina de tecido ou uma persiana recolhível. É a melhor opção pra quem busca como bloquear a claridade do quarto. Mas tem a desvantagem de não proporcionar muito controle da entrada de luz.

Por outro lado, o blecaute tem um custo baixo, tanto de compra quanto de instalação. E a manutenção é muito simples, uma vez que ele é coberto por uma superfície plástica, de fácil limpeza.

+Leia também:
– Saiba como escolher cama e colchão ideais pro seu quarto

É muito comum as pessoas deixarem a janela só com o blecaute. Mas o ideal é que ele seja usado em conjunto com uma cortina de tecido ou uma persiana. Além de a combinação ficar mais bonita, você tem a alternativa de controlar a quantidade de luz de forma mais eficiente.

Persiana: variedade e praticidade

As persianas (também conhecidas como venezianas) são coberturas pra janelas feitas com tiras ou palhetas verticais ou horizontais. Essas tiras permitem ou bloqueiam a entrada da luz, dependendo da posição em que estão. É você quem controla.

Há uma enorme variedade de formas e estilos de persianas no mercado. Por isso os preços delas variam bastante. As de alumínio e vinil são as mais baratas e funcionai. Já as feitas de madeira  tendem a ser mais caras.

Em geral, elas são fáceis de limpar e de instalar. Ideais pra quem é alérgico, pois acumulam menos pó do que as cortinas, proporcionam uma boa variação na intensidade de luz no ambiente.

Como bloquear a claridade com cortinas

Cortinas de tecido são um clássico! Acessíveis, elegantes e funcionais, elas podem ser encontradas em tons básicos, cores mais sólidas e até estampas. E isso torna essa peça fácil de combinar com a decoração da casa.

Há tecidos usados pra bloquear a claridade por completo. Enquanto outros permitem a entrada de pequenas quantidades de luz no cômodo, sem deixar de oferecer privacidade, algo indispensável para os quartos.

Elas podem ser combinadas com os blecautes, para que haja um bloqueio total da luz em momentos de privacidade ou descanso. Exigem um pouco mais de cuidados com manutenção, mas são ideais pra deixar os ambientes mais aconchegantes.

E você, tem dicas sobre como bloquear a claridade no seu quarto? Escreva pro nosso e-mail meulugar@quintoandar.com.br, envie fotos e fale sobre a sua sugestão.

Fique por dentro! Receba nossa newsletter com conteúdos inspiradores toda semana
account_circle
mail_outline