Se você ainda não ouviu falar nas icônicas estações-tubo da Capital Paranaense, espere até conhecer mais sobre o transporte público de Curitiba! Além de ser uma referência em mobilidade e estar entre os 50 projetos mais influentes do mundo nos últimos 50 anos, o sistema de rede integrada facilita o deslocamento de mais de 1 milhão de curitibanos, com pagamentos antecipados e veículos inovadores e sustentáveis.

Quer saber mais sobre os ônibus articulados e biarticulados que fazem parte de uma das capitais brasileiras com melhores índices de qualidade de vida? Então, embarque com a gente nesta leitura!

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Como é o transporte público em Curitiba?

Para entender melhor sobre como é o transporte público em Curitiba, você deve ter em mente que as ruas e linhas de ônibus da cidade funcionam como eixos integrados desde 1974.

Ou seja, ao contrário do que ocorre em outras grandes capitais, os curitibanos não contam com uma combinação de diferentes modais para fazer o deslocamento no dia a dia, mas um sistema integrado que combina diferentes tipos de ônibus e trechos de usos específicos.

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Na opinião de quem mora

Para contar um pouco mais sobre como é o transporte público em Curitiba na opinião de quem mora, conversamos com o morador Douglas dos Santos.

Douglas dos Santos

Morador de Curitiba

“Os ônibus conhecidos como ligeirinho e ligeirão são muito úteis no dia a dia. Eles agilizam bem os trajetos. Em relação à qualidade dos ônibus, considerando todas as opções de linhas, pode ser que alguma ofereça menos conforto do que outra, mas acho que é assim em qualquer lugar”.

Para ele, o sistema integrado dos ônibus tem suas facilidades, mas não exclui os desafios que também estão presentes em outras metrópoles.

Douglas dos Santos

Morador de Curitiba

“De um modo geral, acho a logística facilitada, contando com o fluxo de passageiros como de qualquer grande cidade. Mas dependendo de onde deseja ir, você pode acabar optando por uma linha que dê uma volta a mais para economizar na tarifa e no tempo com a integração de um ônibus para outro”

Urbanização de Curitiba (Urbs)

A administração do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba é feita pela Urbanização de Curitiba (Urbs) desde 1986 e transporta em média mais de 1 milhão de passageiros diariamente.

Além dos transportes públicos, a companhia também administra equipamentos e espaços públicos curitibanos, como a Rodoferroviária, Centro de Eventos Positivo, o Mercado Central e outros.

Serra Verde Express

Existem ferrovias que cortam a cidade transportando apenas cargas para operações de logística. Já para uso como transporte público, é a concessionária de trens turísticos, a Serra Verde Express, que oferece a possibilidade de percorrer a Serra do Mar pela ferrovia Morretes-Curitiba.

Agora, para além dos passeios turísticos, é verdade que existem projetos para a construção de linhas metroferroviárias e outras opções de transporte público.

Mas mesmo o metrô e os monotrilhos de Curitiba não saindo do papel, por enquanto, a Rede Integrada de Transporte é uma referência em mobilidade urbana no mundo.

Referência em mobilidade urbana

Foto que ilustra matéria sobre transporte público em Curitiba mostra duas estações do BRT, cada uma com um ônibus biarticulado ao lado, virados para direções opostas.
Diferentes linhas do BRT (Foto: Shutterstock)

Desde a década de 1970, o transporte público em Curitiba é copiado em diversos países, quando passou a utilizar a conversão de ruas e corredores em eixos de transporte por meio do esquema de ônibus de trânsito rápido (Bus Rapid Transit, o BRT).

Não por acaso o BRT está entre os 50 projetos mais influentes do mundo nos últimos 50 anos, segundo ranking elaborado pelo Project Management Institute PMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos.

Bus Rapid Transit (BRT)

Ligando a Capital Paranaense de norte a sul por canaletas, o BRT incorpora linhas interbairros, expressos (ligeirinhos) e ônibus convencionais. Hoje, são mais de 130 biarticulados circulando pela cidade.

Os pioneiros biarticulados de Curitiba já passaram por diversas mudanças e, atualmente, contam com ônibus de quatro eixos, com duas articulações e capacidades para transportar 250 passageiros, chegando a mais que o dobro de um veículo convencional.

Assim, os modelos de ônibus articulados (com uma sanfona) e biarticulados (de duas sanfonas) percorrem a cidade com deslocamentos em menos paradas, abastecidos com biocombustível e/ou energia elétrica.

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Linhas de ônibus

Diferenciadas por cor e separadas por categorias, as linhas de ônibus de Curitiba são:

Expresso Ligeirão

Operada por biarticulados nas cores azul ou vermelha, que percorrem canaletas exclusivas, tem um número reduzido de paradas, consequentemente proporcionando deslocamentos mais eficientes. São ônibus com embarque e desembarque em nível em terminais e estações-tubo.

A linha é conhecida por ser operada com o maior modelo de ônibus para transporte público do mundo.

Com canaletas exclusivas e modelos biarticulados nas cores vermelha ou azul, o Expresso Ligeirão tem número reduzido de paradas que, consequentemente, oferecem deslocamentos mais rápidos.

O embarque e desembarque são feitos em nível tanto em terminais como estações-tubo. 

Expresso

De cor vermelha, a linha Expresso é operada por biarticulados que ligam os terminais de integração ao Centro da cidade através das canaletas exclusivas. 

Assim como o Ligeirão, o Expresso tem embarques e desembarques em nível nos terminais e nas estações-tubo percorridas no trajeto.

Linha Direta (Ligeirinho)

Nas cores prata ou cinza, o Ligeirinho tem paradas em média a cada 3 km, com embarque e desembarque em nível nas estações-tubo. Costumam ser utilizadas como linhas complementares, por exemplo, das linhas expressas e interbairros, tendo sido criada nos anos de 1980.

Interbairros

Na cor verde, a linha Interbairro é operada por veículos tipo padron ou articulados, que ligam os diversos bairros e terminais sem a necessidade de percorrer o Centro da cidade. A linha foi criada em 1979.

Alimentador

A linha de ônibus chamada Alimentador é operada por veículos tipo micro, comum ou articulados, nas cores laranja ou amarela, que interligam os terminais de integração aos bairros de cada região.

Troncal

Também com veículos do tipo padron ou articulados, nas cores amarela ou laranja, são opções de ônibus que conectam os terminais de integração ao Centro da cidade por vias compartilhadas.

Linhas Especiais

Circular Centro

Com uma tarifa de R$ 1,50, o Circular Centro é um micro-ônibus que pode ser a opção ideal para quem deseja percorrer os principais atrativos da região central de Curitiba, passando por praças, shoppings, rodoviária e Biblioteca Pública.

Convencional

Nas cores laranja ou amarela, a linha Convencional opera com veículos tipo micro ou comum, ligando os bairros ao Centro da cidade, sem necessidade de integração.

Linha Turismo

Com uma tarifa de R$ 5,50, a linha Turismo tem saída do Centro da cidade, passando pelos principais parques e pontos turísticos de Curitiba. A  aquisição do bilhete de embarque pode ser feita no cartão de débito e crédito.

Terminais e paradas de ônibus

Para embarcar e desembarcar dos ônibus curitibanos, existem três formas: por pontos de ônibus, estações-tubo e/ou terminais.

Com um sistema tronco-alimentador, são pontos estratégicos distribuídos por toda a cidade até a Região Metropolitana nos quais você tem a possibilidade de fazer conexão com diferentes linhas.

O detalhe é que a passagem é paga antecipadamente, ou seja, antes mesmo de entrar no ônibus, tanto diretamente ao cobrador como passando o Cartão-Transporte.

Pontos de ônibus

Mais comuns de encontrar pelas ruas da cidade, os pontos de ônibus atendem linhas que ligam o Centro aos bairros e linhas especiais, como de Turismo.

Terminais

Distribuídos por diversos pontos da cidade, os terminais de ônibus são os maiores pontos de integração de linhas, nos quais você pode realizar baldeações sem pagar diferença tarifária.

Dependendo da região, pode ser que você encontre estações-tubo no interior dos terminais curitibanos.

Estações-tubo

Criadas nos anos de 1980, as icônicas estações-tubo são pontos de parada e partida das linhas expressas e diretas. A tarifa é cobrada na própria estação ou na entrada do terminal, se for o caso.

Integração Temporal e Cartão-Transporte

Para fazer o embarque e as trocas de ônibus mais rápidos entre as linhas em Curitiba, os passageiros podem contar com diferentes tipos de integração temporal com o Cartão-Transporte da Urbs. Inclusive, algumas linhas de ônibus só aceitam essa forma de pagamento.

Tarifas e outras informações sobre o transporte público curitibano

Desde março de 2022, os custos para utilizar as principais linhas desse sistema têm valor um pouco acima em relação a outras capitais, com o preço da passagem custando R$ 5,50 em Curitiba. 

Quem usa o transporte público pode pagar a passagem com cartão de crédito ou débito nas estações-tubo e terminais da cidade. Só que, nesse caso, terá uma diferença de R$ 0,12 em relação ao valor da passagem paga em dinheiro ou cartão do usuário, por causa da taxa paga às operadoras.

A compra de créditos de recarga para o cartão-transporte também pode ser feita pelo WhatsApp. E você pode contar com pelo menos quatro modalidades de cartões para bilhetagem eletrônica, dependo do seu perfil de usuário: 

  • Cartão Usuário
  • Cartão Isento
  • Cartão Estudante
  • Cartão Avulso

No site da Urbs, você encontra mais informações sobre a bilhetagem eletrônica e os horários de funcionamento das linhas de ônibus.

Aproveite o transporte público de Curitiba para chegar mais rápido em casa

Agora que você já sabe como funciona o transporte público em Curitiba, que tal encontrar um lugar para morar na cidade e contar com as linhas de ônibus que são referência em mobilidade urbana no mundo?

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