Visitar imóveis é uma das fases mais importantes pra quem está no processo de compra da casa própria. É aquele momento em que você deve ter total atenção a todos os detalhes. Afinal, você vai avaliar o local que poderá ser o seu lar por décadas. Por isso, preparamos aqui uma série de dicas e lembretes do que você precisa levar em consideração ao fazer a vistoria de imóvel antes de comprar, pra evitar prejuízos no futuro e, de repente, até conseguir um preço melhor na negociação da compra.

O que e quem levar pra visita

Não chegue de mãos vazias na vistoria de imóvel. Se prepare antes. É importante que você leve uma trena, pra tirar medidas de todos os cômodos do imóvel – lembre-se que você irá acomodar todos os seus móveis por lá – e anote todas as informações num bloco ou no seu celular.

Leve uma câmera, ou certifique-se que o seu smartphone está carregado e com espaço de armazenamento. Tire fotos e/ou faça filmagens de todos os detalhes possíveis em todos os cômodos. Assim, você ajuda sua memória posteriormente, no momento em que estiver refletindo sobre aquele imóvel.

Outro item interessante pra você levar é uma lâmpada dessas que são ligadas diretamente em tomadas. Vale a pena testar todos os pontos de eletricidade. E leve também uma outra lâmpada pra, se possível, testar os pontos de luz. Neste caso, será necessário uma escada, que você pode pedir emprestado a algum vizinho ou, se tiver disposição, você mesmo levar. Lembre-se: é a compra do lugar onde você vai morar por décadas. Ou poderá usar como investimento, ao colocá-lo pra locação. Por isso, toda atenção aos detalhes ainda é pouca.

Além disso, se puder, leve alguém com você na visita pra te ajudar. Duas pessoas procurando por possíveis defeitos no imóvel serão muito mais eficientes do que apenas uma. Se essa segunda pessoa for engenhara civil ou arquiteta, ou mesmo se tiver experiência como pedreiro ou mestre de obras, ainda melhor.

Quando visitar?

A primeira visita deve sempre ser feita durante o dia, especialmente com o tempo aberto e ensolarado. Além disso, procure fazer mais visitas em horários diferentes, caso realmente se interesse pelo imóvel. Dessa forma, você pode avaliar fatores importantes como barulho na vizinhança e os locais onde o sol bate na parte da manhã e da tarde.

Visitar o imóvel em horários diferentes também é bom pra você sentir o clima nos arredores e perceber como o trânsito se comporta, por exemplo. Se possível, faça uma simulação do tempo que você levaria do imóvel em questão pro seu trabalho. E também pra escola das crianças, caso tenha filhos e já tenha identificado um bom lugar nas proximidades pra eles estudarem.

Pontos de atenção

Abra todas as torneiras e veja se há vazamentos no momento em que a água escorrer pelas pias. Tenha um olhar atento para rachaduras, sinais de umidade ou infiltrações, ventilação, entre outros detalhes pequenos que podem esconder problemas sérios. Aqui, ter aquela pessoa amiga com um olhar mais técnico, pode ser de grande ajuda. Seria algo como levar um mecânico pra avaliar um carro usado que você quer comprar.

Um problema estrutural sério pode representar um gasto muito grande no futuro, com alguma reforma, ou mesmo influenciar na sua decisão por comprar ou não o imóvel. Da mesma forma que outros problemas menos graves, em relação ao estado de conservação, pode servir de argumento numa negociação pra você conseguir um preço melhor na compra.

Vistoria de imóvel da porta pra fora

Escolher um bom lugar pra morar não significa estar bem apenas da porta pra dentro. Ao comprar um imóvel, é igualmente importante você conhecer e se informar sobre a vizinhança. 

Pesquise sobre a região onde pretende morar e veja se ela atende os seus planos de vida a longo prazo. Tenha uma atenção especial pra quesitos como: segurança, oferta de serviços e comércio, escolas – caso tenha filhos pequenos -, transportes, trânsito e áreas de lazer próximas.

Vale a pena você andar pelas ruas ao redor do imóvel e conversar com comerciantes e porteiros, que podem ser ótimas fontes de informação sobre a região. 

Outro ponto importante sobre a localização do imóvel é ter atenção ao noticiário sobre o bairro. Procure saber se a região tende a se valorizar no futuro. Ou mesmo mudar de perfil. Pois pode acontecer de você estar em busca de um bairro tranquilo pra morar e não perceber que há uma tendência no local de surgimento de bares ou a construção de um shopping que possa impactar no trânsito.

Vaga na garagem

Se tem carro ou pretende ter e está de olho em um apartamento, certifique-se sobre vaga de garagem. Você precisa ter certeza se o espaço pro seu carro consta na escritura do imóvel. E se informar junto ao condomínio se a vaga é demarcada. Na visita, não deixe de olhar a garagem e veja onde fica a vaga que você tem direito, caso seja esse o caso. 

A vistoria de imóvel é uma das etapas mais importantes numa transação imobiliária, seja pra compra ou pra locação. O QuintoAndar, por exemplo, passou a oferecer uma opção a mais pra essa etapa, que foi aprimorada durante a pandemia de Covid-19, que é a visita por vídeo.

Veja aqui alguns fatores importantes, que você deve levar em consideração ao comprar um imóvel.