A cidade de São Paulo é dividida em cinco regiões, sendo uma delas a Zona Norte de SP. Com muitas atrações, a área conta desde restaurantes qualificados até shoppings, lojas e parques para a população aproveitar ao máximo.

Ou seja, quem mora na região, nem precisa se deslocar para outros lugares. Afinal, tem tudo pertinho de casa. Ao mesmo tempo, uma característica dos bairros da Zona Norte de São Paulo é a qualidade de vida. Mas qual a melhor região da  Zona Norte de São Paulo para se morar? Neste post, trouxemos algumas dicas dos melhores bairros para você escolher qual combina mais com você!

Navegue pelo conteúdo: 

Quais são os bairros da Zona Norte?

A cidade de São Paulo é dividida em 32 subprefeituras e 96 distritos. O município é tão grande que todas essas áreas ainda contém subdivisões. Além disso, a depender do órgão, a classificação de bairros é diferente.

Por exemplo, a SPTrans utiliza um tipo de organização, enquanto os Correios adotam outra. Ainda assim, o que vale para todos é a classificação da cidade em Zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro.

Somando os bairros, há um total de 18 divisões. Veja quais são elas:

  • Anhanguera;
  • Casa Verde;
  • Brasilândia;
  • Freguesia do Ó;
  • Cachoeirinha;
  • Jaçanã;
  • Limão;
  • Mandaqui;
  • Jaraguá;
  • Pirituba;
  • Perus;
  • São Domingos;
  • Santana;
  • Tremembé;
  • Vila Maria;
  • Tucuruvi;
  • Vila Medeiros;
  • Vila Guilherme.

Leia também: Conheça os melhores bairros de São Paulo para universitários

Quais são os melhores bairros da Zona Norte de SP para se morar?

Como você viu, existem 18 bairros da Zona Norte de São Paulo. No entanto, vários deles possuem subdivisões. Por isso, pode ser difícil listar os melhores. Apesar disso, a gente destaca todos eles a seguir.

Vila Guilherme

Vila Guilherme - São Paulo, Brasil

Tem uma localização estratégica, porque tem ligação com o Centro e outras regiões da cidade pela Marginal Tietê. A região conta com as linhas de ônibus 119C-10, 1721-10, 2012-10 e 271M-10. Ainda tem a linha 1 do metrô que facilita o deslocamento.

Para quem vai a São Paulo a passeio ou precisa viajar, a vantagem da Vila Guilherme é contar com o Terminal Rodoviário do Tietê. Ele é um dos maiores do Brasil e, segundo o site, atende 300 linhas de ônibus, cerca de 3 mil veículos, 1.033 cidades de 21 estados e 5 países do Cone Sul. Ou seja, você poderá partir para praticamente qualquer lugar que desejar!

Uma das vantagens da Vila Guilherme é a oferta de várias instituições de ensino, inclusive universidades. As escolas de Ensino Fundamental e Médio são públicas e particulares. Já entre as faculdades, as opções são apenas privadas.

A gastronomia é diversa e tem restaurantes da culinária brasileira e internacional. Muitas delas estão disponíveis no Shopping Center Norte, o maior da América. Isso porque a praça de alimentação tem mais de 60 opções.

Por isso, você pode escolher desde um fast food até uma refeição mais bem preparada da cozinha italiana, peruana, mineira e outras. Sem contar que também tem a chance de passar em uma padaria ou cafeteria para aquela sobremesa de dar água na boca.

No Shopping Center Norte, também é possível encontrar várias opções de passeio, como fliperama, boliche e cinema. No quesito lazer, ainda tem o Parque Vila Guilherme, que tem pista de cooper e caminhada, além de ciclovias para andar de bicicleta. Ou seja, é ideal para quem deseja fazer aquela atividade física todos os dias entrando em contato com a natureza. 

E quem mora ou frequenta a região, ainda pode aproveitar o Clube Escola Vila Guilherme, com várias atividades, como aula de condicionamento físico, ginástica e futsal masculino. Agora, se você quer passar o dia com a família, aproveite as churrasqueiras disponíveis no local.

Uma dica é fazer as trilhas dos Sentidos e das Aves. A primeira permite que você explore a natureza pelo tato, olfato e visão. Você usa esses sentidos para identificar as espécies vegetais.

Já a trilha das Aves apresenta as espécies de pássaros que ficam pelo parque. O passeio ecológico acontece com frequência e conta com mini palestra para reconhecimento das aves. Em seguida, todos vão ao local onde os animais ficam mais concentrados. É uma experiência única!

Freguesia do Ó

Igreja da Matriz Freguesia do Ó

É um dos bairros mais antigos de São Paulo, com mais de 440 anos. Tem um clima de cidade do interior, já que muitos dos prédios são do século passado. Para você ter uma ideia, um dos ícones é o Largo da Matriz, inaugurado em 1901.

Ainda há muitas casas no bairro, o que aumenta essa sensação de que você está longe de uma metrópole como São Paulo. Existem áreas bastante arborizadas e é possível acordar com aquele barulhinho de pássaros. Por isso, a Freguesia do Ó é ideal para quem busca qualidade de vida.

Além disso, tem boa localização e fácil acesso a serviços essenciais. Apesar de não ter linhas de metrô, o bairro é abastecido com as linhas de ônibus 8215-10, 847P-42, 8528-10, 957T-10 e 978T-10, que o conecta a diferentes regiões da capital. Como o bairro fica próximo à Marginal Tietê, o deslocamento para o centro e qualquer outra região da cidade é simples.

Também tem de tudo, desde escolas públicas e particulares até comércio e restaurantes. Aliás, tem vários bares e pubs que chamam a atenção até de quem mora em outras regiões. Entre os passeios, os melhores locais são:

  • Largo da Matriz: que tem feiras de artesanatos e festas religiosas;
  • Casa de Cultura Salvador Ligabue: que fica logo atrás da igreja e tem apresentações de teatro, oficinas, shows e exposições de arte;
  • Pavilhão da Sociedade Rosas de Ouro: que faz ensaios abertos ao público em épocas de desfiles.

Leia Também: Os melhores teatros de São Paulo: more perto dos principais palcos da cidade

O bairro ainda se destaca no quesito segurança. Isso porque o policiamento na área costuma ser ostensivo.

Santana

São Paulo, Santana

Se você quer saber onde morar na Zona Norte de São Paulo, uma boa ideia é optar por Santana. Há vários apartamentos de alto padrão, mas também imóveis mais simples, que atendem a todos os tipos de público.

Essa diferença acontece porque a região é uma das mais antigas da capital paulista. O bairro de Santana foi criado em 1782 e mantém algumas características. No entanto, sua trajetória foi marcada pelo desenvolvimento. 

Tanto é que um estudo mostrou que esse bairro foi o que mais se valorizou nos últimos anos. Entre 2014 e 2016, por exemplo, o valor do metro quadrado passou de R$ 5.074 para R$ 8.687. O motivo? A infraestrutura de comércio, serviços e lazer.

As ruas que mais concentram lojas de todos os tipos são as avenidas Braz Leme e a Conselheiro Moreira de Barros. Também existe a parte baixa da Avenida Voluntários da Pátria, que é uma 25 de Março em menor escala. Ótimo para comprar coisas de todos os tipos por um preço bem mais baixo do que em outros lugares.

A região também tem grande quantidade de restaurantes, inclusive de comida internacional. Por lá, você encontra as culinárias chinesa, italiana, japonesa e argentina. Sem contar que tem hambúrgueres de todos os tipos, é claro. 

Há escolas públicas e particulares, além de faculdades privadas. 

E ainda existem vários pontos turísticos. Entre eles estão:

  • Complexo do Anhembi: tem a oferta de várias atividades. Uma delas é o Sambódromo, em que há apresentações das escolas de samba. Também tem o Palácio das Convenções, em que eventos e exposições são realizadas, inclusive, a Bienal do Livro. Por fim, o Anhembi Parque, que também recebe grandes eventos e festivais de músicas;
  • Biblioteca de São Paulo: oferece mais de 35.000 livros, espaço para pesquisar e estudar. Conta com um restaurante para quem opta por ficar mais horas no local. Você pode aproveitar a visita para passear, já que a biblioteca está localizada no Parque da Juventude;
  • SESC Santana: oferece atividades culturais e esportivas, além de oficinas. A estrutura tem parque aquático, cafeteria, salas de ginástica multifuncional e de expressão corporal, consultório odontológico, ginásio poliesportivo, espaço para brincar, sala multiuso e mais;
  • Museu Aberto de Arte Urbana: conta com vários painéis pintados e grafitados nas ruas para embelezar as construções;
  • Parque da Juventude: tem espaço para ficar com a família e caminhar. Tem muita área verde e instalações para a prática de esportes. Um diferencial é o espaço canino, específico para que os pets possam se divertir. Essa área substituiu o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru. Por isso, há resquícios da construção como forma de lembrar a história.

Encontre o melhor local para morar na Zona Norte SP

Agora que você viu as opções de bairros e o que cada um tem para fazer, que tal encontrar o melhor imóvel para você e sua família? Com o QuintoAndar, você tem toda a tecnologia necessária para alugar ou comprar sua casa nova sem burocracia!

O melhor de tudo é que você nem precisa de fiador, depósito caução ou seguro garantia. Tudo é negociado diretamente com o proprietário para ter o máximo de comodidade e transparência.

Então, que tal encontrar o melhor local para morar na Zona Norte SP? Use os mais de 70 filtros de busca do QuintoAndar e encontre o imóvel ideal para você nessa região!

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora