Antes de jogar o lixo fora, você já se perguntou pra onde ele será levado? Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), apenas 69,6% das cidades brasileiras fazem coleta seletiva. Mas a boa notícia é que você pode ajudar a melhorar esse quadro de diversas formas. Seja produzindo menos, com coleta seletiva de lixo, fazendo a separação responsável dos resíduos, ou com reciclagem. Ou, de preferência, com os três juntos.

Veja algumas dicas que o site Tua Casa listou pra você descartar o lixo de forma mais sustentável e ter a reciclagem como parte da sua rotina.

1. Mude seu modo de pensar

A reciclagem reciclagem é um processo que, quando incorporado ao dia a dia, entra facilmente na sua rotina. Basta você mudar pequenos hábitos. Por onde começar? Você pode separar o lixo orgânico (restos de comida) do lixo “seco” (vidros, plásticos, metais e papéis).

2. Tenha mais de uma lixeira em casa

De acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, existem dez cores de lixeiras para cada tipo de resíduo. Obviamente, você não terá todas elas em casa. Mas vale a pena ter compartimentos diferentes para cada tipo de resíduo.

3. Coleta seletiva de lixo perto de você

Na maioria das grandes cidades, as prefeituras disponibilizam um caminhão pra coleta seletiva de lixo. Caso não haja essa opção na sua cidade, procure uma cooperativa de reciclagem ou as grandes redes de supermercados. Muitas delas transportam os resíduos até o local de coleta.

Alguns resíduos não devem ser descartados no lixo normal. Pilhas e baterias, por exemplo, devem ser levadas a postos de coletas. Assim como óleo de fritura usado. E você nem precisa sair especialmente pra fazer isso. Muitas redes de supermercado hoje em dia têm compartimentos especiais pra esse tipo de descarte. É só levar quando for fazer compras.

Lâmpadas e aparelhos eletrônicos também são itens que devem ser descartados de forma consciente. No site eCycle, é possível consultar o ponto de coleta mais próximo de seu endereço. O serviço lista estabelecimentos comerciais que possuam a coleta seletiva, cooperativas ou um pontos de entrega voluntária. Assim você consegue dar um destino sustentável pros seus resíduos.

Outra boa alternativa é utilizar o app Cataki. O serviço busca aproximar quem gera o lixo dos catadores de resíduos. Segundo a empresa, os catadores coletam cerca de 90% de tudo que é reciclado no Brasil. E como são trabalhadores autônomos, esse tipo de ligação aumenta não apenas a reciclagem, mas a renda desses trabalhadores.

Produção de lixo no Brasil

Você sabia que até 2016, 2,4 milhões de toneladas ainda eram depositadas em lixões? Além disso, o Brasil produz muito lixo, mais de 200 mil toneladas por dia, e só destina de forma correta pouco mais da metade do que coleta (58%). Pra você ter uma ideia, no México esse índice é de 96%.

Portanto, procure mudar seus hábitos e converse sobre sustentabilidade com seus amigos.

Se você quer um futuro melhor pro planeta, cuide do meio ambiente como você cuida da sua casa: com cuidado e carinho.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.