O guarda-roupa é uma das partes do mobiliário que mais pede a conjugação de dois fatores extremamente importantes dentro de um lar: organização e decoração. Por isso, preparamos aqui um artigo especial com ideias de guarda-roupas, para você se inspirar e ver que tipo combina mais com o seu espaço e o seu gosto. 

Tanto no visual quanto na funcionalidade, esse tipo de móvel – que em alguns casos nem é tão móvel assim, como veremos mais a seguir – merece uma atenção especial, pois está entre os pontos da casa que, invariavelmente, nós visitamos todos os dias.

Navegue pelo conteúdo:

Ideias de guarda-roupas

Para encontrar um guarda-roupa ideal para a sua casa, é preciso levar algumas coisas em consideração. 

Alguns desses fatores que precisam ser considerados, inclusive, não necessariamente estão diretamente relacionados com o móvel em si, pois têm a ver com as características do cômodo onde o guarda-roupas ficará. 

Basicamente, os lugares de uma casa onde um guarda-roupa pode ser colocado são os quartos e os closets.

Características do imóvel

Além disso, o tipo de guarda-roupa que você terá na sua casa vai depender do imóvel que você escolher para morar. 

Se você está alugando uma casa ou um apartamento, pode ser que os quartos já tenham armários embutidos, sobre os quais falaremos mais adiante. Essa é uma boa vantagem para quem aluga, inclusive. Já em imóveis que não tenham essa característica, é preciso que você já tenha um móvel para transportar, ou compre um novo.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Agora, se você está comprando um imóvel, aí tudo é possível. A depender, claro, do orçamento que você possui. Da mesma forma, você pode adquirir um local que já tenha um guarda-roupa embutido. Mas também tem mais liberdade para construir um closet, instalar armários embutidos ou mesmo montar um quarto planejado.

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Ideias para guarda-roupas em closets

Todo closet é um guarda-roupa, apesar de nem todo guarda-roupa ser considerado um closet. 

Ambos desempenham exatamente a mesma função, que é armazenar roupas, calçados e acessórios. Mas o closet tem um nível a mais de sofisticação, por se tratar de um espaço maior, que além de conter o guarda-roupa, pode ser feito também de vestiário.

É um local feito normalmente em um quartinho extra, ou com a criação de um espaço delimitado dentro de um quarto. 

Geralmente os closets são organizados com guarda-roupas abertos, em que as peças ficam aparentes, à vista da pessoa que usa o espaço para se arrumar. 

+ Leia também:
5 Ideias práticas de como fazer um closet para você se inspirar
Como fazer um closet moderno em 7 passos

Modelo de guarda-roupa

Já demos algumas pistas, um pouco aqui acima, mas agora vamos entrar em diferentes tipos de guarda-roupas. Veja abaixo os mais comuns e depois algumas inspirações para cada um deles.

  • Guarda-roupa de casal
  • Guarda-roupa de solteiro
  • Guarda-roupa com porta de correr
  • Guarda-roupa planejado (modulado ou embutido)
  • Guarda-roupa aberto

Ideias de guarda-roupas de casal

Para atender um casal de forma organizada, é preciso que o guarda-roupa seja grande, bem compartimentado e com espaços para as roupas, calçados e acessórios de duas pessoas.

Geralmente, um guarda-roupa de casal ocupa bastante espaço em um quarto. E costuma ter entre 6 e 8 portas. E por dentro, pelo menos um bom cabideiro de cada lado e muitas gavetas e prateleiras.

Veja abaixo alguns modelos de guarda-roupas de casal:

Ideias de guarda-roupas de solteiro

As diferenças de um guarda-roupa de casal para um de uma pessoa solteira, basicamente, é o tamanho. Muitos fabricantes de móveis fazem linhas parecidas, que variam apenas no número de portas, por exemplo.

O guarda-roupa para uma pessoa solteira é mais compacto, geralmente com quatro portas, ou menos. E por dentro costuma ter uma configuração parecida com um de casal, com cabideiro e gavetas, porém menores e em menos quantidades.

Veja alguns exemplos de guarda-roupas de solteiro:

  • Roupeiro Moju da Mapi Móveis.

Ideias de guarda-roupas com porta de correr

Seja para solteiros ou para casais, um dos recursos mais procurados para quem está em busca de um guarda-roupa é a porta de correr. 

Especialmente para quartos menores, em que o móvel terá que disputar a área com o resto da mobília, como cama ou mesas de cabeceira, ter uma porta de correr faz com que você não precise reservar um espaço para a abertura das portas.

Por ter um tipo de abertura mais suave, sem o risco de bater em alguma coisa, muitos modelos de guarda-roupas contam com espelhos em pelo menos uma ou até mesmo em todas as suas portas de correr.

Veja alguns exemplos de guarda-roupas com porta de correr:

  • Guarda-Roupa Solteiro Tokio 2 Portas de Correr 2 Gavetas Rustic/Preto da Madesa.

Ideias de guarda-roupas planejados

Um guarda-roupa planejado é aquele que é feito sob medida para o espaço que você tem no quarto. Em muitos casos, o ideal é fazer esse tipo de serviço com algum bom marceneiro ou com alguma loja especializada em móveis planejados. 

E dentro dessa categoria dos planejados, podemos destacar dois tipos que estão entre os mais comuns: os modulados e os embutidos. Vamos ver a diferença entre os dois:

Guarda-roupa modulado

O guarda-roupa modulado é aquele que, como o próprio nome indica, é feito em módulos. Dessa forma, ele pode se encaixar melhor nos ambientes e otimizar espaços. 

Eles podem ser feitos com espaços para uma cama no meio ou mesmo para aproveitar o ângulo entre duas paredes. Veja abaixo um exemplo:

Guarda-roupa embutido

Já o guarda-roupa embutido, como o próprio nome também indica, é aquele que está inserido em algum lugar, como a largura e altura de uma parede inteira de um quarto, por exemplo. Ou seja, você não vê as laterais e o topo desse armário. 

Muitos imóveis, sejam antigos ou construções novas, já são planejados com armários embutidos, aproveitando a estrutura da alvenaria e com suas portas de madeira. Além disso, os guarda-roupas embutidos são os mais comuns nos closets, pois aproveitam bem a ocupação do espaço.

Abaixo, temos um perfeito exemplo da otimização do espaço, com um guarda-roupa embutido que emoldura a porta de entrada do quarto e ainda guarda dentro de si uma pequena bancada de trabalho.

Ideias de guarda-roupas abertos

Por fim, vamos falar dos guarda-roupas abertos. Eles são ótimas alternativas para quem precisa de um lugar para suas roupas, calçados e acessórios, mas está com um orçamento limitado. Afinal, uma de suas principais vantagens é o baixo custo. Tanto para quem compra quanto para quem tem o espírito do DIY (Do it yourself) e quer improvisar.

Mas aqui cabe um aviso: é preciso ter disciplina e organização para manter um guarda-roupa aberto. Afinal, suas peças estarão todas à vista e qualquer nível de bagunça ficará facilmente visível!

Veja alguns exemplos de guarda-roupas abertos:

  • Guarda Roupa Closet Aberto Modulado Bacco Estilo Industrial Cabideiro 6 Gavetas da Menu Móveis.

Closet de canto com Prateleiras e Cabideiro da Completa Móveis, à venda no Magazine Luiza.

Guarda-roupa novo em uma casa nova

Não basta ter boas ideias de guarda-roupas se você não tem um lugar ideal para chamar de lar. Por isso, que tal buscar a casa ou o apartamento dos seus sonhos?

O QuintoAndar pode te ajudar nessa missão! Aqui você pode pesquisar por imóveis — para alugar ou comprar — já aproveitando para ver as fotos profissionais de nossos anúncios e fazer um tour virtual, para ver onde pode aplicar as ideias de guarda-roupas. 

Assim, fica mais fácil encontrar um novo lar do jeito que você sempre sonhou para montar o seu quarto ou closet do jeito que quiser!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.