Quem nunca assistiu a novelas e filmes e se deparou com aqueles closets enormes de puro luxo e não pensou como seria incrível ter um deles, mas desiste só de imaginar o preço que isso pode custar? 

Pois bem, a verdade é que você pode ter um closet bonito e funcional sendo criativo e investindo em boas ideias. Tudo isso para ter um espaço para as suas roupas, sapatos e acessórios gastando muito menos do que você pensou. 

Quer saber como fazer um closet e conferir ideias para se inspirar? Então, separe seu bloco de notas e continue a leitura! 

Navegue pelo conteúdo: 

O que é um closet e para que serve? 

Closet nada mais é que um guarda-roupas que, ao mesmo tempo, você pode usar como um vestiário. É um espaço para você guardar roupas, acessórios, calçados e, também, provar os looks e se arrumar para sair. 

Ele deve ser funcional e ter espaço suficiente para armazenar todas as suas coisas, mas não há necessidade de ser aqueles closets de novela, caso o seu objetivo seja economizar e fazer um closet simples. 

Além disso, normalmente, os closets deixam as roupas expostas para que você consiga visualizar e escolhê-las com facilidade. Por isso, você consegue otimizar seu tempo na hora de se arrumar, praticar um consumo mais consciente – já que tem visão de todas as peças – e manter tudo organizado. 

Passo a passo de como fazer um closet 

Chegou a hora de você descobrir o passo a passo de como fazer um closet e aproveitar ao máximo o espaço que você tem em casa para criar o seu. Confira: 

1. Defina o espaço 

Comece pelo espaço que você deseja fazer o seu closet. Se você tem um quarto extra sobrando em casa, talvez seja uma ótima opção para o seu closet. Agora, se você vai fazê-lo no seu próprio quarto, tire as medidas do ambiente para certificar-se de quais móveis você vai precisar e quais vai conseguir reutilizar e encaixar ali. 

2. Escolha os móveis 

Chegou o momento de escolher os móveis que vão compor o seu closet. Caso você não queira gastar muito, uma alternativa é reaproveitar o que você já tem em casa ou restaurar aquele item antigo da casa dos seus pais ou dos seus avós. 

Veja algumas dicas que podem te ajudar na hora de escolher os móveis para definir melhor como fazer um closet perfeito para você: 

Closet em MDF sob medida

A primeira dica e que pode necessitar de um investimento maior, é mandar fazer os móveis sob medida com um marceneiro. Apesar de desembolsar um valor maior, você tem a garantia que o seu closet vai ficar exatamente como você sonhou. 

Outra solução é comprar alguns móveis prontos em lojas de departamento que se encaixem no seu espaço. Mas, lembre-se do que já falamos anteriormente: tire as medidas de todos os cantinhos. 

Closet com pallets e caixotes

Pallets e caixotes podem ser uma ótima opção para economizar na hora de fazer o seu closet. Solte a criatividade! Você pode pintá-los e organizá-los da melhor forma que comporte suas roupas, acessórios e calçados. 

Closet com prateleiras e ganchos

Prateleira é vida, não é mesmo? Elas são muito versáteis e ajudam a visualizar os itens que tem no seu armário, além de otimizar ainda mais o espaço – aproveitando as paredes. Ganchos e nichos também servem para organizar suas roupas e mantê-las em ordem e visíveis. 

3. Capriche em pontos de iluminação

A iluminação é muito importante na hora de escolher o look perfeito ou fazer a finalização da make, não é mesmo? Por isso, sempre que possível, opte pela luz branca e coloque mais de um ponto de luz no ambiente. Trilhos com spots, lustres ou luminárias também podem ajudar, além de trazer mais charme à decoração do seu closet.  

4. Espelho não pode faltar 

Obviamente, um espelho grande e de corpo inteiro, de preferência, não pode faltar no seu closet. Com ele você dá uma última checada na roupa, além de conferir, quantas vezes quiser, o look completo até definir com qual vai sair. 

5. Invista em araras

Não quer investir tanto dinheiro em móveis? As araras substituem os armários e trazem um ar mais vintage e estiloso para o seu closet. Seja de madeira, de ferro, de alumínio ou até mesmo de plástico: não importa, coloque a mão na massa e solte a criatividade!  

Tenha um closet do jeito que você sempre sonhou

Viu como é fácil planejar e aprender como fazer um closet com a sua cara e que cabe no seu bolso? Agora que você já sabe, que tal continuar navegando pelo MeuLugar e descobrir mais ideias para decorar e organizar o seu lar? 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Agora, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para chamar de seu que tenha um espaço maior para fazer o seu closet, saiba que o QuintoAndar pode te ajudar. Com mais de 70 filtros de busca, que vão te ajudar a encontrar um imóvel do jeito que você sempre imaginou, é possível, inclusive, optar por visualizar apenas imóveis que já possuam closet – seja para alugar ou comprar. Aproveite!