Pode parecer uma preocupação boba, mas a posição que está a sua televisão pode influenciar até mesmo na sua saúde e dos demais moradores da sua casa. Por isso, pensar na altura da TV e na disposição dos móveis da sua sala é muito importante para o seu conforto e até mesmo segurança. 

Bom, se você chegou até aqui pesquisando “altura tv sala”, saiba que, neste artigo, vamos te contar algumas dicas e também apontar alguns fatores que você deve levar em consideração na hora de instalar o seu aparelho. Separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Por que posicionar a TV na altura certa?

A posição da TV, além de proporcionar um conforto físico e visual, é um fator determinante para a saúde dos olhos e o seu bem-estar no geral. 

A ergonomia é um dos pontos mais importantes que deve ser levado em consideração na hora de pensar na decoração dos ambientes, já que estuda a relação entre o corpo, as máquinas e os móveis. 

Com isso alinhado, quando definimos a altura certa da televisão, conseguimos evitar má postura, dificuldade para enxergar e proporcionamos uma qualidade de vida muito melhor. 

Como calcular a altura ideal para a sua TV da sala

Antes de tudo, você precisa considerar alguns fatores para posicionar a sua TV em uma altura ideal:

  • O tamanho do seu aparelho, 
  • A claridade do ambiente,
  • A distância entre o sofá e a televisão. 

A seguir, listamos alguns pontos que você deve se atentar na hora de acertar na posição da TV da sala, confira: 

Qualidade da imagem

A qualidade da imagem é um fator que pode influenciar na posição ideal da sua TV. Dessa forma, se atente à tecnologia utilizada no aparelho como LED, OLED, QLED entre outras. Além disso,  é preciso pensar sobre a luminosidade do ambiente onde ela está posicionada. 

Por exemplo, não é interessante colocar a televisão em um ambiente escuro demais, pois o foco visual estará completamente voltado à luz da tela, assim como também pode ser ruim colocar a televisão em um ambiente com muita luz. Pois, desse modo,  a quantidade de luz excessiva irá resultar num esforço visual, além de um reflexo no televisor. 

Altura das pessoas

Depois de encontrar o melhor local para instalar o equipamento, você deve mapear a altura das pessoas que moram na casa e que vão assistir à TV. Dessa forma, você  consegue também entender qual altura elas terão sentadas no sofá que vão utilizar em frente ao televisor. 

O conforto é o ponto-chave nesse caso, pois o ideal é que as pessoas não precisem erguer o pescoço ou tensionar o corpo de forma alguma para assistir à TV. 

Conforto visual

Quem não gosta de assistir filmes jogado no sofá ou maratonar aquela série que tanto ama, não é mesmo? Mas, só de pensar em fazer isso sem estar em uma posição confortável fica fora de cogitação. 

Além da postura, é claro, leve em consideração o melhor posicionamento que proporcione um melhor conforto visual. Para isso, além de instalar a sua TV na altura certa, lembre-se de investir em um bom aparelho e que proporcione uma imagem de alta qualidade.  

Distância entre a TV e o sofá

Para evitar problemas de saúde relacionados à visão e proporcionar mais conforto, além da altura ideal para a TV, é importante pensar na distância entre a televisão e o sofá ou a poltrona que estarão posicionados no cômodo.

Leia também: Sala de TV moderna e aconchegante: 3 dicas fáceis para decorar a sua

Confira a seguir as melhores opções de tamanho e distância entre a TV e o sofá ou poltrona:

  • 26 polegadas – a distância deve ser entre 1 m e 2 m; 
  • 32 polegadas – a distância deve ser entre 1,2 m e 2,4 m; 
  • 40 polegadas – a distância deve ser entre 1,5 m e 3 m; 
  • 42 polegadas – a distância deve ser entre 1,6 m 3,2 m; 
  • 46 polegadas – a distância deve ser entre 1,75 m 3,5 m; 
  • 50 polegadas – a distância deve ser entre 1,9 m a 3,8 m; 
  • 52 polegadas – a distância deve ser entre 2 m a 4 m; 
  • 60 polegadas – a distância deve ser entre 2,2 m a 4,6 m; 
  • 70 polegadas ou mais – o mínimo é de 2,5 m e o máximo de 5,1 m.

Tamanho da televisão

O tamanho da sua TV é algo que pode influenciar na altura que você deve instalar o seu aparelho. A medida é determinada em polegadas e cada polegada equivale a, aproximadamente, 2,54 centímetros ou 25,4 milímetros. 

Caso você ainda não tenha comprado a TV, a partir da distância do equipamento e onde as pessoas vão se sentar, é possível calcular o tamanho da televisão ideal para o cômodo. 

Para começar, pegue uma trena e calcule a distância entre a parede e o móvel onde a televisão será colocada. Em seguida, multiplique o valor identificado por um valor específico (12, 18, 21), de acordo com o tipo de resolução da sua televisão. 

Veja algumas fórmulas de exemplo: 

  • Resolução Padrão (480p): distância da TV (m) x 12 = tamanho da TV 
  • Resolução HD (720p): distância da TV (m) x 18 = tamanho da TV 
  • Resolução Full HD (1080p): distância da TV (m) x 21 = tamanho da TV 

Vamos supor que a distância calculada seja de 3,0 metros para uma televisão de resolução Full HD, ou seja, 1080 p. Dessa forma, o cálculo para obtenção das polegadas seria o seguinte: 3,0 x 21 e o tamanho ideal da TV seria de 42 polegadas. 

Funcionalidade e conforto visual para a sua TV na sala

Esperamos que as nossas dicas para definir a altura da tv na sala te ajudem a instalar o seu televisor e ter mais conforto e segurança. E se precisar de mais inspirações para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração, continue navegando aqui no MeuLugar.

Mas, caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Aproveite para conferir as fotos profissionais dos imóveis e ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.