Muitas pessoas hoje em dia resolvem a vida com alguns toques na tela de um smartphone. Desde alugar um apartamento até pedir uma pizza, são os mais diversos os tipos de aplicativos que facilitam o nosso dia a dia. E não tem sido diferente num setor que exige muito jogo de cintura: a administração de condomínios.

Cada vez mais, condôminos, síndicos e administradoras têm se unido via aplicativos especializados na administração de condomínios. E entre outros serviços, os aplicativos costumam oferecer:

Principais serviços online dos condomínios

  • Reserva de áreas comuns
  • Controle de entrada na portaria
  • Avisos
  • Anúncios de itens pra venda ou vagas de garagem
  • Enquetes
  • Reunião virtual
  • Votações online
  • Troca de mensagens entre síndicos e vizinhos
  • Acompanhamento de ronda dos vigias pelo celular
  • Armazenamento de documentos do condomínio pra consulta dos moradores

Muitas administradoras de condomínios, inclusive, também já se ligaram na facilidade que os aplicativos trazem no dia a dia e estão investindo em ferramentas próprias.

Veja abaixo uma lista de apps para administração de condomínios.

Lista de aplicativos para condomínios

Noknox

A Noknox foi criada em 2018 com o intuito de mudar a interação e convivência da vida em condomínios. Por meio de cadastro de correspondências e encomendas, controle de acesso de visitantes, comunicados, reserva de espaços e registro de ocorrências – tudo de forma conectada e centralizada em uma única plataforma ou app – a empresa reinventou o padrão de comunicação entre residentes, visitantes, vizinhos, porteiros, seguranças e administradores de condomínios, que sempre foi feito presencialmente, por correspondências ou por meio de equipamentos de interfone.

Atualmente, a startup atua em todas as regiões do Brasil, com uma base com quase 34 mil usuários cadastrados e cerca de 100 mil unidades habitacionais – cerca de 60% dos usuários usam o app toda semana. Em março de 2022, o QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina, anunciou a aquisição da Noknox, permitindo que a proptech expanda sua atuação para além do mercado imobiliário tradicional.

A integração da empresa ao Grupo QuintoAndar vai apresentar um benefício para os síndicos cadastrados no SíndicoNet – portal e marketplace de conteúdo especializado para condomínios adquirido pelo QuintoAndar em novembro de 2020. Com isso, a versão Plus do aplicativo da Noknox pode ser usada gratuitamente por 18 meses por todos os síndicos cadastrados no portal SíndicoNet, em seus condomínios.

“A gente entende que as pessoas que interagem em um condomínio – moradores, funcionários e síndico –  se beneficiariam de um suporte tecnológico moderno e simples. A Noknox foi uma escolha fácil porque é uma empresa que, assim como o QuintoAndar, também tem tecnologia no DNA e oferece a melhor experiência e produto do mercado”, afirma o CTO e co-fundador do QuintoAndar, André Penha. “Nossa intenção é levar o aplicativo para condomínios de todo  o Brasil e acelerar a digitalização, facilitando a vida das pessoas na rotina dos seus lares”, completa o executivo.

Outros apps de administração de condomínios

Condomob Condomínios

Entre outras funcionalidades, o Condomob Condomínios trabalha com um sistema em nuvem com aplicativo, boleto online, gestão automatizada da inadimplência e envio de boletos com agenda de cobrança.

TownSq  

O TownSq Está presente em mais de 2 mil cidades pelo mundo e atinge um total de 1,3 milhão de residências, sendo 100 mil delas no Brasil.

CondomínioApp.com

Com o CondomínioApp.com Você pode receber na tela do seu celular tudo de relevante no seu condomínio, como avisos, informes e documentos, em tempo real. E também registrar ocorrências pelo app.

uCondo

Pelo app do uCondo os moradores pré-liberam o acesso da visitas em tempo real. E entre outras funções, é possível agilizar votações de assembleias e criar enquetes para os condôminos votarem via smartphone.

Bioacesso 

Das muitas funcionalidades oferecidas pelo Bioaecsso, uma delas liga o seu smartphone diretamente ao sistema da portaria e libera a entrada de táxi ou Uber no condomínio.

Omeupredio

No app Omeupredio, o síndico pode compartilhar o balancete mensal para acesso em tempo real e o morador também tem acesso ao relatório detalhado das taxas condominiais dele.

Grupos de Whatsapp

Em prédios menores, especialistas de empresas administradoras recomendam grupos de WhatsApp. São gratuitos e não exigem qualquer investimento. Em condomínios com poucos apartamentos, a agilidade do aplicativo faz a conversa fluir. E promove soluções rápidas de problemas simples, sem a necessidade de uma assembleia dos condôminos.

Mas pro grupo de Whatsapp funcionar bem e atender a todos os moradores, é importante evitar a tentação de mandar aquela corrente ou imagens fofas de bom dia, boa tarde e boa noite. O ideal é manter o foco nas questões do condomínio.

E aí, gostou da nossa lista de indicações? E, que tal sugerir um aplicativo para condomínio para a administração melhorar a comunicação em sua moradia?